quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

DÚVIDA

O técnico do Baraúnas, William Oliveira, diz ter dúvida sobre quem vai compor o ataque com Robertinho hoje à noite, mas pelo jeito que falou, Franklin leva uma certa vantagem para conseguir a vaga de titular frente ao companheiro Naldo.

Fonte: coluna Giro esportivo, Jornal GAzeta do Oeste

Nota do blog: Naldo é o atacante upanemense Cledinaldo. A imprensa mossoroense o batizou com este apelido.

Projeto Dom Helder apóia criação de nova Feira da Agricultura Familiar

• AGRICULTURA
Upanema - Tudo pronto para a criação de mais uma Feira da Agricultura Familiar no Território Sertão do Apodi. Dessa vez será no município de Upanema com inauguração prevista para o dia 11 de fevereiro em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), próximo a feira livre do município.
De acordo com o planejamento realizado com a presença de 46 agricultores cadastrados, serão ofertados mais de 36 produtos da agricultura familiar para a população upanemense. O maior destaque da feira é que todos os produtos vegetais são produzidos de maneira limpa, sem agrotóxicos e sem outros produtos sintéticos da indústria.
O fortalecimento dos espaços de comercialização de produtos da agricultura familiar faz parte da estratégia de apoio ao setor que o governo federal vem realizando através do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) e seus parceiros, no Território Sertão do Apodi.
No município de Upanema as entidades que prestam serviço de assessoria técnica em parceria com o PDHC são: a Cooperativa Terra Livre e o Núcleo Sertão. Outros parceiros importantes desta ação foram: o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema, Fórum das Associações, Emater e a Prefeitura Municipal de Upanema.
No final do ano passado foi criada a Feira da Agricultura Familiar de Olho D’água do Borges, que tem apresentados ótimos resultados. A Feira de Upanema é a segunda a ser criada nesta empreitada e logo em seguida será a vez da feira do município de Campo Grande. “O Projeto Dom Helder vem discutindo com trabalhadores de outros municípios, como Apodi, Caraúbas, Janduís e Umarizal, onde já existe a feira, formas de apoiar o fortalecimento desta ação nestes municípios”, explicou o engenheiro agrônomo José Wilson Tavares.
Serão investidos na feira de Upanema cerca de R$ 20 mil reais para estruturar 10 barracas padronizadas e adquirir os demais utensílios necessários para o funcionamento da feira como balança, mesas, cadeiras, fardamento, embalagens, além de um amplo investimento em divulgação e comunicação.De acordo com Paulino Neto, presidente do STR de Upanema, o apoio a comercialização se traduz em uma ação das mais importantes, pois o agricultor sempre encontra dificuldade em fazer a venda de seus produtos. “Quando o agricultor vende o produto diretamente ao consumidor, pratica-se um preço mais justo e o trabalho da agricultura familiar passa a ser mais valorizado”, complementa.
A comissão organizadora da feira e todos os parceiros têm trabalhado intensivamente para levar a população upanemense a conhecer e comprar os produtos da agricultura familiar e assim estabelecer um novo marco no processo de desenvolvimento local, onde o consumo é atendido pela produção local, gerando renda num ciclo interno de circulação da moeda.
Fonte: Jornal de Fato

Célio Martins manda ver; Pinheiro aprova em Apodi

O secretário de Obras de Apodi, Célio Martins (PR), está com tudo e não está prosa. Só um enorme contratempo deve tirá-lo da disputa à prefeitura.
Adesivos espalhados em carros e outras manifestações de saudação ao seu nome, com endosso sem estardalhaço do prefeito e médico José Pinheiro (PR), o deixam à vontade. Ele manda ver.
Irmão do ex-prefeito de Upanema Amarildo Martins, Célio caiu na graça de Pinheiro. Candidatíssimo, portanto. Ele não estaria com "o bloco na rua" sem o pleno consentimento e incentivo do prefeito.
Quem quiser que corra atrás.
Fonte: Blog de Carlos Santos

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Decisão do PT foi acertada

A decisão do Partido dos Trabalhadores de Upanema – PT em apoiar a situação nas próximas eleições municipais tem sido questionada por muitos. Penso eu que estas críticas são infundadas, partindo-se do ponto de vista que eles estão seguindo uma tendência nacional nessa aliança PT-PMDB, e também estadual, onde tem se cogitado a possibilidade do PMDB apoiar Fátima Bezerra para disputar a prefeitura do Natal.

Trazendo para o contexto municipal, o PT (re)surge com uma possibilidade única de chegar ao poder e não mais ficar lutando por ideais, quimeras, como aparentemente sonhava a oposição. Não podemos nos iludir, o PT hoje é um partido do centro (ou já seria de direita?) e pragmático como os demais. Assim sendo, por que continuar na oposição em Upanema?

CONVITE

Gostaríamos de agradecer a Petrobras pelo convite para participar de um Encontro com a Imprensa amanhã no Hotel Thermas, em Mossoró. Na oportunidade será apresentado os planos da Companhia para 2008 e lançado o 2º Prêmio Petrobras de Jornalismo Potiguar.

Diário Oficial do Estado

PREFEITURA MUNICIAPL DE UPANEMA
Aviso de Publicação
O Prefeito Municipal de Upanema/RN, considerando o disposto no art. 8º, da Lei Complementar nº 101 (Lei de Responsabilidade Fiscal), torna público que a Programação Financeira e o Cronograma de Execução Mensal de Desembolso, para o exercício de 2008, encontram-se afixados no “Quadro de Aviso”, na sede da Prefeitura Municipal, sito a Rua João Francisco nº 90, Centro, Upanema/RN. Em 28 de Janeiro de 2008 – Jorge Luiz Costa de Oliveira – Prefeito Municipal.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

CHUVAS EM 2008

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte - EMPARN em Upanema já choveu no acumulado do ano 70.3mm.

RN deverá ter bom inverno em 2008

Fonte: Diário de Natal

A população do Rio Grande do Norte terá uma semana ensolarada, mas com possibilidade de pancadas de chuvas como as que vem ocorrendo nos últimos dias no começo do dia, ou fim de tarde. A previsão é de que nos dias 30 e 31 as chuvas fiquem mais intensas na faixa litorânea, porém existe a possibilidade de ocorrerem em todas as regiões do Rio Grande do Norte. O meteorologista da Empresa de Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, explicou que elas têm ocorrido em razão da circulação ciclônica do vento e dos altos níveis da atmosfera provocados pelo fenômeno La ninã. Ainda segundo ele é exatamente esse fenômeno que garantirá um bom inverno para 2008, pois mantém baixa a temperatura dos oceanos.
Ele comentou que observando o comportamento do Oceano Pacífico, constatou que a tendência para o trimestre fevereiro, março e abril de 2008 no semi- árido do Nordeste Brasileiro, onde o estado do Rio Grande Norte têm 92% de sua área inserida nessa região, é de que as chuvas deverão se configurar de normal a acima da normal, com as seguintes probabilidade: 40% Acima, 35% Normal, 25% Abaixo da média. Contudo alertou para a possibilidade de variabilidade de chuvas, os chamados veranicos por 12 dias dentro do período chuvoso), mas que isso não prejudicará a produção agrícola no RN. ``O inverno deste ano será bom para o homem do campo. Estamos com todas as condições favoráveis para que as chuvas fiquem dentro e acima da média. Porém é preciso ter cautela na hora de plantar, pois o fato de o inverno ser bom não quer dizer que não existe possibilidades de venanicos'', afirmou Bistrot.
Neste fim de semana que passou os municípios onde foram registrados o maior acúmulo de chuvas estão localizados na Mesorregião Oeste Potiguar e Central Potiguar. com destaque para os municípios de Governador Dix-sept Rosado com 50 milímetros, Upanema com 32 milímetros, Caicó com 62 milímetros e Florânea com 42 milímetros. Para esta semana a previsão é de céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva para o litoral; céu parcialmente nublado a claro, com pancadas de chuvas isoladas no agreste; parcialmente nublado a claro com possibilidade de pancadas de chuvas no Vale do Assu; nublado a claro, com chuvas isoladas no Seridó; Parcialmente nublado a claro com pancadas de chuvas para a região de Mossoró e parcialmente nublado a claro no Alto Oeste.
A temperatura em Natal ficará variando entre 30º no máximo e 24º no mínimo. Já umidade do ar ficará em torno de 85%

Partido da República oficializaprimeira pré-candidatura em Apodi

Apodi - O Partido da República (PR) reuniu nesse domingo, 27, parte de seus filiados e simpatizantes para oficializar a pré-candidatura do secretário municipal de Obras, empresário Célio Martins. O evento aconteceu em uma churrascaria da cidade e reuniu muita gente.A distribuição de adesivos com o nome do pré-candidato define o seu projeto, que até pouco tempo era negado pelo grupo. O ato cria ainda uma divisão entre os republicanos, já que a médica Solange Noronha, diretora do Hospital Regional, vem batalhando para garantir seu nome como cabeça de chapa. A ausência de Solange no evento deixa claro que haverá briga pela vaga.Entre as lideranças governistas, só foram avistados no evento o presidente da legenda, prefeito José Pinheiro Bezerra, e os secretários municipais, Laete Oliveira, Dagmar Suassuna e Keiber Roberto, além do vereador Ailton Tenório, que também pertence ao PR.O prefeito José Pinheiro negou que o PR tenha definido nesse domingo o seu candidato e disse esperar que Solange faça a mesma coisa para garantir a disputa pela majoritária. Pinheiro voltou a dizer que não adianta ser candidato sem ter dinheiro e que nesse quesito Célio sai na frente.O evento de lançamento da pré-candidatura do secretário Célio Martins foi financiado por alguns amigos, entre eles o empresário Vicente Ramalho, que está sendo encorajado pelos companheiros a completar a chapa como candidato a vice. Os republicanos negam essa informação.
Fonte: Jornal de Fato
Nota do blog: Célio é irmão do ex-prefeito de Upanema, Amarildo Martins

COLUNA DE EMERY COSTA

COSERN DOA PRÊMIOS A ESCOLAS
As principais bibliotecas escolares do Estado iniciam o ano letivo de 2008 recebendo um presente. A coletânea com os melhores trabalhos do Prêmio Cosern de Literatura de Cordel foi desenvolvida durante a III Feira do Livro em Mossoró e está sendo distribuída entre as entidades. Neste ano a feira será realizada em agosto. O Prêmio Cosern de Literatura de Cordel motivou estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública e privada do Rio Grande do Norte. Segundo o coordenador da Feira do Livro de Mossoró, Rilder Medeiros, é importante que a coleção esteja à disposição do maior número possível de pessoas e por isso os cordéis estão expostos, em Natal, no Midway Mall, e assim abre-se o leque para que mais e mais pessoas descubram as maravilhas da literatura de cordel. Além de Natal e Mossoró, os alunos que participaram com trabalhos eram de Apodi, Jucurutu, Angicos, Macaíba, Upanema, Areia Branca e Lucrécia participaram destes prêmios. Rilder Medeiros assinala ainda que essa coletânea é um incentivo e um registro de criações daqueles que poderão em futuro próximo se tornarem novos cordelistas e escritores de outras formas de literatura.
Fonte: O Mossoroense

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

PT DECIDE FICAR COM A SITUAÇÃO

O PT de Upanema decidiu, em uma reunião realizada ontem, apoiar o candidato da situação, com uma grande possibilidade de indicar o vice.

TRADIÇÕES CARNAVALESCAS

Muito se fala no crescimento do Carnaval de Upanema e sua importância econômica para o município. Apesar disso, a organização parece esquecer dos carnavais tradicionais que aconteciam a não muito tempo. Exemplo disso nós podemos citar a orquestra de frevo que está voltando apenas este ano e os bailes no Clube Municipal. Mesmo assim, ainda estão faltando às prévias carnavalescas, a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval entre outros. Quem sabe no próximo ano.

domingo, 27 de janeiro de 2008

85% dos recursos são para saneamento

Mais de 85% dos recursos liberados pelo Governo Federal esta semana, através da Caixa Econômica Federal, serão destinados para obras de saneamento básico. O restante é para lazer, esportes e habitação. No Rio Grande do Norte, o valor total liberado chega a R$ 441 milhões. Deste total, 44,5 milhões foram destinados para os dez municípios da região de Mossoró.
A maior fatia ficou com Mossoró, algo em torno de R$ 37,5 milhões, que será investido no saneamento básico do Abolição III, IV, Santa Delmira e parte do bairro Alto da Conceição. Uma parte destes recursos será destinada para construção de casas, projetos no setor agropecuário, regularização fundiária e ampliação da Companhia Nacional de Abastecimento.No município, o benefício não foi o saneamento. Os recursos liberados serão usados para duplicar a entrada da cidade e construir um ginásio poliesportivo. Em Areia Branca, os recursos vão melhorar o aspecto da cidade, com a construção de uma praça e recuperação de outra no Centro da cidade. Também serão construídos dois ginásios de esportes.
Já Felipe Guerra priorizou investimentos em esportes. O Estádio vai ganhar um novo lance de arquibancada e uma pista de atletismo. O prefeito Brás Costa diz que vai permitir que os estudantes do município treinem para participar dos jogos estudantis. Também vai construir um abatedouro, comprar um trator e investir em melhorias na área de turismo.
Em Apodi, o destaque nos investimentos será habitação e drenagem e calçamento de ruas. O prefeito José Pinheiro disse que vai construir 50 casas no Conjunto Habitacional Garilândia e melhorar a vida dos moradores de alguns bairros do município com obras de escoamento das águas das chuvas. “Fiquei feliz porque o Governo agora está lembrando da gente”, diz.
O município de Upanema, que tem menos de 7 mil habitantes, foi beneficiado com mais de R$ 1,2 milhão. Vai construir estacionamento, trocar o piso da quadra de esportes, modernizar a estrutura de lazer e esportes, além de um Centro de Eventos no valor de R$ 805 mil. “São investimentos que vão mudar a cara do município de Upanema”, comemora o prefeito.
O prefeito Eugênio Alves, de Caraúbas, destaca que vai concluir o Estádio Municipal, construir quadra de esportes na cidade e na zona rural, abatedouro público, drenagem e pavimentação de várias ruas, construção de três praças. “É o resultado de muitas visitas nos gabinetes dos deputados e senadores potiguares em Brasília”, diz o prefeito Eugênio Alves.O município de Governador Dix-sept Rosado recebeu poucos recursos (veja quadro). Vai melhorar o ordenamento urbano e comprar um trator. Em Baraúnas, o prefeito Aldivon Nascimento disse que os recursos enviados pelo Governo Federal, através de um esforço da bancada do Rio Grande do Norte, serão usados para calçar ruas e fazer drenagem de águas de chuvas.
Serra do Mel é um caso à parte. O município fazia oito anos que não recebia recursos federais, devido às gestões desastrosas no passado. Recentemente, o prefeito Josivan Bibiano conseguiu na Justiça a liberação dos documentos necessários para receber os recursos para investir em infra-estrutura do município. Com o que recebeu (cerca de R$ 800 mil) vai construir duas quadras de esportes, calçar ruas e um Centro Turístico em frente à Maternidade do município.
Fiscalização
O gerente-geral da Caixa, em Mossoró, Ciro Leite, disse que uma equipe de profissionais da Caixa vai acompanhar a aplicação dos recursos mês-a-mês. Os recursos só serão liberados para aqueles prefeitos que apresentarem bons projetos e executarem as obras dentro dos prazos previstos. “As obras precisam começar antes do dia 2 de junho, devido à Lei Eleitoral”, lembra Ciro Leite.
R$ 30 milhões para municípios com mais de 50 mil habitantesO Governo Federal anunciou esta semana a liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento e do Orçamento Geral da União para os municípios com mais de 50 mil habitantes no País que vão receber R$ 1,105 bilhão em financiamentos de projetos de abastecimento de água, esgotamento sanitário e saneamento integrado em 2008. No Rio Grande do Norte, serão beneficiados os municípios de São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará-Mirim, Natal, Assu, Caicó, Currais Novos, Maxaranguape, Monte Alegre, Mossoró, Nísia Floresta, Parnamirim, Santa Cruz, São José do Mipibu. Destes, Macaíba saiu na frente. Como já apresentou os projetos, conseguiu a liberação de mais de R$ 12 milhões para saneamento.
Somando o que todos os municípios receberam, o valor chega a aproximadamente R$ 30 milhões. Com esses recursos, como são para obras de infra-estrutura, espera-se que sejam gerados empregos e um leve aquecimento na economia regional.
Outro município que não esperou pelo Governo Federal ou estadual para produzir bons projetos foi São Gonçalo do Amarante, que ficou com quase R$ 6 milhões para obras de abastecimento, tratamento de resíduos e esgotamento sanitário. O maior número de municípios do Estado, como Assu, Currais Novos, Caicó, recebeu recursos apenas para produzir projetos.
É provável que no próximo ano comece a receber os recursos do PAC. Já os recursos anunciados segunda-feira desta semana, o Governo Federal informa que serão liberados através da Caixa e os municípios e o Estado do Rio Grande do Norte terão que apresentar a documentação exigida pelo Programa Saneamento para Todos até o dia 11 de fevereiro.Este ano, o Governo Federal está destinando R$ 2,2 bilhões do FGTS e do FAT para financiar ações de saneamento básico. A lista com os projetos selecionados foi divulgada na última segunda-feira (21) no site do Ministério das Cidades. Foram selecionados 533 projetos em 357 municípios.
Participaram da seleção, prefeituras, governos estaduais e companhias estaduais e municipais de saneamento. O Saneamento para Todos 2008 vai destinar R$ 449,3 milhões para financiar 100 projetos de abastecimento de água; R$ 524,5 milhões para 85 projetos de esgotamento sanitário; R$ 132,1 milhões para 23 projetos de saneamento integrado; R$ 654,1 milhões para 53 projetos de drenagem; R$ 307,4 milhões para 97 projetos de resíduos sólidos; e R$ 154,8 milhões para 175 propostas de estudos e projetos.
Fonte: Jornal de Fato

sábado, 26 de janeiro de 2008

Governo instalará bibliotecas nos municípios do RN

Até o final deste ano, 100% das cidades potiguares estarão equipadas com bibliotecas públicas. A informação foi divulgada pela governadora Wilma de Faria durante encontro realizado no decorrer da semana com o ator Celso Frateschi, presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), com quem discutiu o estabelecimento de mais parcerias para novos investimentos na cultura potiguar.
Segundo o presidente da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto, dos 167 municípios do Estado, 30 ainda não têm bibliotecas. "Mas o governo do Estado conseguiu, junto ao governo federal, os recursos necessários para suprir essa lacuna. Agora estamos dependendo apenas do interesse das prefeituras para firmarmos os convênios", destacou Crispiniano.
O presidente da Funarte também conheceu projetos e prédios administrados pela FJA, como o Forte dos Reis Magos, a Pinacoteca do Estado e o Memorial Câmara Cascudo. "Nossa intenção é fazer a Funarte cumprir cada vez mais sua missão institucional que é, entre outras, investir na formação cultural e não só em produção e circulação de eventos. Por isso, estamos aqui nos colocando à disposição para criação de projetos", afirmou Celso Frateschi.
"Nos últimos anos, o governo federal somou muito com o Rio Grande do Norte neste setor, mas com o lançamento do PAC da cultura estamos com uma expectativa melhor ainda para 2008. Nosso Estado está em ascensão econômica e social, agora queremos nos transformar também num pólo artístico do Nordeste", disse a governadora durante o encontro.
Encontro pode render novos benefícios ao Estado
A visita do presidente da Funarte, Celso Frateschi, ao Rio Grande do Norte ainda pode render outros bons frutos para o Estado. Atualmente está aberto o Programa Nacional Bandas de Música com o intuito de conceder prêmios para aquisição de instrumentos de sopro a bandas de todo o Brasil, o que entusiasmou a governadora.
"Com certeza o Rio Grande do Norte pode se destacar nesse prêmio, já que temos bandas espalhadas por todo o Estado, algumas famosas e tradicionais, inclusive com mais de 100 anos de existência", salientou Wilma.
O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade técnica e artística dos conjuntos musicais do país e os interessados devem enviar ao Centro da Música da Funarte a ficha de inscrição, acompanhada de um projeto de aquisição de instrumentos, até 14 de março de 2008.
Serão contemplados no mínimo 138 projetos, com prêmios no valor de até R$ 20 mil cada um, atendendo a todos os estados da Federação. Os critérios de avaliação são a qualificação da banda, a clareza na exposição de suas necessidades e a viabilidade prática do projeto.
Segundo o edital, serão consideradas bandas de música aquelas compostas por instrumentos de sopro e percussão, com pelo menos 15 músicos, que tenham diretoria e regimento interno e ofereçam cursos de formação para instrumentistas. Bandas de pífanos (de formação mais simples ), de rock, fanfarras, bandas marciais, e conjuntos ligados a instituições religiosas não podem se inscrever. Mais informações sobre o programa no site www.funarte.gov.br.
Fonte: Jornal o Mossoroense
Nota do blog: o Governo Municipal nos informou que tem planos de instalar nossa Biblioteca Pública ainda este ano.

2º BPM prepara esquema de segurança para região

Publicado no Dia 25/01/2008 - Correio da Tarde
O 2º Batalhão de Polícia Militar de Mossoró já está com todo o esquema de segurança para atuar durante o carnaval. O efetivo de Mossoró receberá mais de duzentos policiais militares que foram liberados pelo Comando Geral de Natal para atuar na Região Oeste do Estado.
Segundo o capitão Maximiliano, do 2º Batalhão de Polícia Militar de Mossoró, todo o esquema de policiamento já está pronto e as equipes já foram distribuídas. Segundo ele, o maior número de policiais será destinado às cidades onde o carnaval é mais movimentado como o litoral e cidades do alto oeste.
Para a cidade de Apodi, onde acontece um dos maiores carnavais do interior, será destinado um reforço de 50 policiais que serão integrados ao contingente normal do município. A cidade de Governador Dix-sept Rosado e Upanema receberão 30 PMs cada e o maior número de policiais será destinado à cidade de Areia Branca, que receberá 100 PMs a mais durante todo o período de carnaval.
Capitão Maximiliano adianta que o reforço do policiamento durante os festejos de Momo também será destinado às cidades de Felipe Guerra, Caraúbas, Grossos, Itaú, Rodolfo Fernandes, Serra do Mel, Tibau e Severiano Melo. Ele ressaltou que o policiamento de Mossoró acontecerá normalmente sem baixa no contingente.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

CENTRAL DE BOATOS

A batata ta assando!
Tem secretário em Upanema que está por um fio no seu cargo, assim dizem os filhos de Caindinha. A pressão é muito grande, tamanha que já se sabe até quem será seu substituto. O pior é que a tendência da crise é aumentar ainda mais quando o Jornal de Upanema divulgar a enquete que fez com a população. É aguardar.

Recursos devem ser aplicados até 2/6

Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 134 municípios receberam R$ 441 milhões, através de convênios assinados com a Caixa Econômica Federal, para obras de infra-estrutura, como calçamento de ruas, saneamento básico, abastecimento, construção de campos e quadras de esportes, praças e entradas de cidades. O superintendente da Caixa, Élan Ferreira de Miranda, explica que, por conta da lei eleitoral, as obras terão que começaram até dia 2 de junho.
Dos R$ 441 milhões, que são de origem do Orçamento Geral da União e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, R$ 44,5 milhões serão aplicados nos dois municípios da região de Mossoró. Dos R$ 44,5 milhões, R$ 37,5 milhões serão aplicados em Mossoró. Deste valor, aproximadamente 90% serão investidos em obras de saneamento básico, beneficiando os Abolições III e IV, Santa Delmira e o bairro Alto da Conceição.
“São investimentos importantes, pois garantem melhoria na qualidade de vida da população destes bairros”, destaca a prefeita Fafá Rosado (DEM). Presente na mesma solenidade, o deputado federal Betinho Rosado (DEM), elogiou a iniciativa da Caixa Econômica Federal em fazer a liberação dos recursos numa solenidade pública. “É assim que o povo fica sabendo de onde vem os recursos, como eles chegam e onde serão aplicados”, ressalta o deputado.
Sobre a aplicação dos recursos, o gerente de Desenvolvimento Urbano, Marcus Vinícius, destacou que a importância das Prefeituras investirem os recursos com transparência. Lembrou que estão sendo contratados novos engenheiros para acompanhar o emprego dos recursos públicos federais nos municípios do Rio Grande do Norte e assim não haver atraso no cronograma de obras. Por fim, o gerente adverte os prefeitos. “A fiscalização na aplicação dos recursos pela Caixa será rígida”, diz.
Além da prefeita Fafá Rosado, de Mossoró, também estavam presentes também na solenidade o deputado estadual Leonardo Nogueira, os prefeitos Eugênio Alves, de Caraúbas; José Pinheiro, de Apodi; Adail Vale, de Governador Dix-sept Rosado; Veronilde Caetano, de Grossos; Ruidemberg Ferreira Souto, de Areia Branca; Josivan Bibiano de Azevedo, de Serra do Mel; e Aldivon Nascimento, de Baraúnas. Dos municípios beneficiados faltam os prefeitos de Brás Costa, de Felipe Guerra; e Jorge Luiz, de Upanema.
Para os prefeitos, apesar de poucos recursos, em se comparado com o que recebeu Mossoró, os investimentos do governo federal vão melhorar significativamente a infra-estrutura de esportes e lazer. Quase todos os municípios receberam recursos para construir campos de futebol e quadras esportivas cobertas.
O município da Serra do Mel recebeu recursos para duas quadras de esportes, uma na Vila Brasília e outra na Vila Paraná. Grossos, ganhou recursos para fazer a entrada da cidade e também um ginásio de esportes. Areia Branca vai construir praças, ginásio de esportes e outras obras de interesse social. O destaque em Apodi é a construção de 50 casas no conjunto habitacional Garilândia.
“Temos certeza que com bons projetos e a aplicação dos recursos corretamente, o Rio Grande do Norte passará por uma grande mudança, especialmente com os recursos do PAC do governo federal”, diz o superintendente da Caixa Élan Ferreira de Miranda, destacando que, para esses recursos serem liberados, os prefeitos tiveram que correr atrás com bons projetos. “O governo aprovou todos os projetos que proporciona o melhoramento da qualidade de vida da população”, finaliza.
Fonte: Jornal de Fato

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Caixa libera recursos para saneamento em municípios

Publicado no Dia 24/01/2008 - Correio da Tarde
OESTE - A gerência da Caixa Econômica Federal assinará na tarde de hoje, em Mossoró, a liberação de investimento superior a R$ 40 milhões destinados à infra-estrutura de 10 municípios da região.
Os recursos contam com origem no Orçamento Geral da União (OGU) de 2007 e serão aplicados na execução de 42 projetos estruturais. "São recursos liberados pelo OGU que devem ser aplicados em projetos de infra-estrutura pré-aprovados e inclusos no Orçamento. Os investimentos serão aplicados em obras como de saneamento básico", destaca o gerente geral da Caixa em Mossoró, Ciro Leite. Segundo Ciro Leite, a solenidade está marcada para iniciar às 16h no auditório da Biblioteca Ney Pontes, em Mossoró, e contará com a presença de prefeitos dos municípios contemplados com o investimento. Além de Mossoró, foram anunciados investimentos para as cidades de Caraúbas, Felipe Guerra, Areia Branca, Serra do Mel, Upanema, Governador Dix-sept Rosado, Apodi, Grossos e Baraúna.
Após a assinatura da documentação a Caixa encaminhará o repasse da ordem de R$ 40.421.667,50 que será somado à contrapartida dos municípios R$ 4.155.145,01, o que resultará num investimento total de R$ 44.576.812,51.
Deste volume, a cidade de Caraúbas foi contemplada com o maior número de projetos pré-aprovados. Para a cidade oestana serão garantidos recursos para 10 novos projetos. Mossoró e Felipe Guerra aparecem em posição de destaque com seis projetos. Areia Branca, Serra do Mel e Upanema aparecem na seqüência com quatro projetos aprovados.
Do volume de R$ 33.770.700,00 milhões que serão repassados hoje pela CEF em Mossoró, R$1.281.500,00 milhão serão destinados ao município de Caraúbas que utilizará recursos para realização de 10 projetos aprovados.

PAC libera R$ 44,5 milhões para 10 municípios do Oeste do Estado

A Caixa Econômica Federal libera, hoje, R$ 44,5 milhões para investimentos na infra-estrutura de 10 municípios da Região Oeste. Deste valor, R$ 37,5 milhões serão destinados para obras em Mossoró e o restante será rateado entre os outros nove municípios. Os recursos irão promover o aquecimento da economia da região, além de melhorar a qualidade de vida da população com moradias digna e saneamento básico.Os recursos que são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, foram liberados através de emendas parlamentares individuais e coletivas do Orçamento Geral da União de 2007. Os convênios serão assinados no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, no Centro da cidade, depois das 16h. Todos os prefeitos já confirmaram presença.
O gerente da Caixa Econômica de Mossoró, Ciro Leite, não soube informar os valores que estão sendo liberados pelo governo federal para os demais municípios do Rio Grande do Norte. Apenas da região de Mossoró.
Para o município de Mossoró, que tem quase 230 mil habitantes, mais de 90% dos recursos serão empregados em obras de saneamento básico nos bairros Abolição III, IV, Santa Delmira, Nova Betânia, Alto da Conceição, Lagoa do Mato, Belo Horizonte e Carnaubal, que compreende as bacias 1 e 7. A previsão da Prefeitura é beneficiar 75 mil domicílios com o esgotamento sanitário. Os outros 10% serão destinados para construção de moradias.
Apesar da maior parte dos recursos serem destinados para Mossoró, a Prefeitura Municipal destaca que ainda não será suficiente para concluir as obras previstas no projeto, que é de R$ 52,1 milhões.
A previsão é que o restante dos recursos sejam liberados até o final de 2008 ou no máximo no início de 2009. O investimento significa melhor qualidade de vida para a população.Os demais municípios vão assinar convênios hoje para receber valores que vai de R$ 100 a R$ 1,3 milhão. Proporcional a população, o segundo maior beneficiado é Upanema, que vai receber R$ 1,1 milhão para obras de saneamento, habitação, entre outras. O prefeito Jorge Luiz comemora a chegada dos recursos e diz que é o resultado do empenho da bancada potiguar em Brasília.
Também em se comparado com o número de habitantes, quem também vai receber uma boa soma de recursos é Felipe Guerra. Alto em torno de R$ 962 mil. Levando em consideração do mesmo critério, o município de Caraúbas também recebeu uma boa quantia em dinheiro, 1,3 milhão para obras de saneamento e moradias. De todos, quem menos vai receber é Baraúnas. Algo em torno de R$ 127 mil.
Nos demais municípios, os valores variam de R$ 700 mil a R$ 1 milhão. É o caso de Areia Branca. O prefeito Ruidemberg Ferreira Souto, ‘Beguinho’ (PTB), está anunciando a construção de casas e esgotamento sanitário para evitar inundação das casas na cidade durante o inverno.
Entre todos, o município da Serra do Mel era quem mais tempo estava sem receber recursos federais, devido aos vários anos em que ficou inadimplente junto aos tribunais de conta do Estado e Federal.
O prefeito Josivan Bibiano de Azevedo (PSDB) disse que conseguiu recentemente, através da Justiça, uma liminar para colocar em dia as contas do município e assim poder receber recursos federais. Desta vez, o investimento na Serra do Mel é de R$ 810 mil.
O gerente Ciro Leite, da Caixa, diz que depois que for assinado os convênios, os prefeitos vão preparar os projetos para os engenheiros da Caixa Econômica Federal avaliar e iniciar as obras. O prazo de conclusão varia de obra para obra. As maiores, como o esgotamento sanitário de Mossoró, pode chegar a 2009, enquanto investimentos para construção de moradias, que não depende de licenciamento ambiental, a previsão é que os investimentos sejam feitos mais rapidamente.
Fonte: Jornal de Fato

Projeto quer apoiar iniciativa de catadores

• RECICLAGEM
Upanema - Uma parceria formada pela Cooperativa Terra Livre, Projeto Dom Helder Câmara, Prefeitura Municipal de Upanema e Câmara de Vereadores do município possibilitou a elaboração de um projeto que concorrerá na seleção pública de projetos da Petrobras. A seleção é em nível nacional e as inscrições se encerraram no último dia 11 de janeiro, com expectativa de mais de 4 mil projetos inscritos. A Petrobras destinou para este programa em 2008 cerca de 27 milhões de reais e, de acordo com o nível de anos anteriores, serão aprovados cerca de 100 projetos. Mesmo com a concorrência tão alta, Manuela Tavares, dirigente da Cooperativa Terra Livre, acredita na aprovação do mesmo, pois o projeto atende os diversos aspectos recomendados pelo programa como: fortalecimento de parcerias, inter-relação com as políticas públicas, geração de renda, respeito ao meio ambiente e apoio ao equilíbrio das ações sociais.O projeto tem como objetivo apoiar a iniciativa de reciclagem de catadores de lixo e produzir adubo natural para a agricultura. Esses são dois desafios que o município de Upanema, localizado a 270km de Natal, pretende enfrentar com o apoio do Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras.A proposta consiste em fortalecer e ampliar o aproveitamento do lixo domiciliar, aproveitar resíduos da indústria e resíduos de poda da arborização municipal; na produção de composto orgânico, promovendo alterações na relação da sociedade com os resíduos sólidos, criando oportunidade de trabalho, renda e organização para catadores de lixo e permitir a participação de jovens universitários em projeto social, a partir de parceria da Petrobras, sociedade civil e os poderes Executivo e Legislativo.O fortalecimento e a ampliação da iniciativa dos catadores de lixo serão realizados com a criação de um sistema de coleta seletiva domiciliar, que terá como destino final um galpão de recepção de materiais recicláveis. Os catadores serão devidamente capacitados e treinados para realizar a separação e enfardamento dos materiais que serão vendidos para a indústria de reciclagem.A população será mobilizada e treinada pela equipe técnica do projeto para realizar a seletividade do lixo doméstico e disponibilizar para a coleta municipal a chamada “coleta seletiva de lixo”, que será realizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Upanema.Os resíduos da pequena indústria de panificação e serrarias do município (ricos em carbono e micronutrientes), os resíduos de animais do abatedouro público municipal (ricos em nitrogênio) e a poda da arborização municipal fornecerão matéria-prima, sem custo, para a produção de composto orgânico, que será comercializado com produtores rurais do município.A meta, segundo Manuela Tavares, é que, em um ano, o projeto alcance a realização de coleta seletiva do lixo domiciliar em pelo menos 60% da zona urbana de Upanema e produza 15 toneladas de composto por mês, gerando renda média de 1 salário mínimo para cada um dos 25 beneficiários diretos do projeto. A partir do segundo ano, a ação se tornará uma política pública do Executivo municipal, que assumirá a coordenação da proposta para dar seqüência à ação. Neste processo, jovens universitários do município de Upanema serão selecionados e atuarão como educadores e divulgadores da proposta, para conscientizar a população da importância e da responsabilidade social e ambiental que sugere o projeto. O resultado da seleção será divulgado até o final de maio e os projetos selecionados terão suas execuções iniciadas ainda em 2008. O programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania é a nova versão do Programa Petrobras Fome Zero e em 2007 o Território Sertão do Apodi teve o Projeto Juventude Rural aprovado, que se encontra em fase de implantação.
Fonte: Jornal de Fato
Nota de blog: Mais informações no Jornal de Upanema em sua próxima edição.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Repasse dos royalties conta com aumento de 27%

O Rio Grande do Norte recebeu R$ 28,14 milhões nesta semana referente ao repasse dos royalties sobre a produção de petróleo e gás natural.
Desse total, R$ 16,12 milhões foram para o governo estadual e R$ 12,01 milhões para as prefeituras de 93 municípios.
O repasse deste mês aumentou 27% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o Estado recebeu R$ 22,20 milhões.
Mossoró recebeu R$ 1,89 milhão e mantém a liderança na arrecadação entre os municípios que recebem royalties no Rio Grande do Norte.
Em segundo lugar ficou Guamaré, com R$ 1,79 milhão, seguido de Macau com R$ 1,73 milhão. Areia Branca ficou com a quarta posição com R$ 955 mil e nove outros municípios receberam valores superiores a R$ 200 mil.
No Rio Grande do Norte, 93 municípios recebem repasses da Petrobras, dos quais 15 são produtores de petróleo e gás. Goianinha, Ielmo Marinho e Macaíba, que têm instalações de medição e transferência de petróleo e/ou gás, receberam cada um R$ 516,03 mil.
Veja a lista dos principais municípios produtores de petróleo do Estado
MUNICÍPIOS PRODUTORES
1. Mossoró 1.890.327,94
2. Guamaré 1.792.817,88
3. Macau 1.732.755,76
4. Areia Branca 955.033,84
5. Apodi 356.366,86
6. Alto do Rodrigues 344.806,04
7. Assú 338.913,75
8. Pendências 313.944,91
9. Porto do Mangue 300.506,60
10. Gov. Dix-sept Rosado 274.948,50
11. Upanema 247.053,14
12. Caraúbas 241.499,34
13. Felipe Guerra 235.758,41
14. Carnaubais 169.275,36
15. Serra do Mel 147.301,49
Fonte: Jornal O Mossoroense

Com Igor e Naldo, Leão faz jogo de risco em Assu

O Baraúnas tem um jogo de vida ou morte pela primeira fase do 1º turno do campeonato potiguar. O tricolor precisa vencer o Assu hoje para seguir com chances de classificação à fase semifinal. O empate distancia o time da vaga e a derrota o eliminará. A partida começa às 20h30, no estádio Edgarzão, na cidade de Assu.
O leão mossoroense vai ter duas novidades para o confronto, a entrada do meia Igor e do atacante Naldo. O primeiro substituirá o volante Célio, suspenso com três cartões amarelos, e o segundo ganhou a vaga que era de Touchet.Com Igor, o técnico William Oliveira acredita que o Baraúnas ganhará em mobilidade e ofensividade, mas sem perder a pegada no meio-de-campo. “Não é porque sai um volante de combate para entrada de um meia ofensivo que a marcação será em menor volume. O jogador terá de atacar quando estiver com a posse de bola e marcar sem ela. O importante são os setores funcionar, seja atacando e marcando para se ter o equilíbrio”, comentou o treinador ao justificar a opção por Naldo no lugar de Touchet.
“Naldo se movimenta muito e vem entrando bem nos jogos. Por isso, decidi por sua escalação”.
ANSIEDADE
Igor e Naldo terão sua primeira chance entre os titulares do Baraúnas. Falaram que estão ansiosos para entrar em campo e prometem se doar bastante para retribuir a confiança da comissão técnica.
“Vai ser difícil dormir (ontem) porque vou pensar em muita coisa, por isso quero que chegue logo a hora do jogo para acabar com essa ansiedade e realizar uma grande partida”, disse Igor, de 19 anos.
ASSU
O alviverde também encara o duelo desta noite como uma decisão. A vitória garantirá o time na semifinal, eliminará o Baraúnas e evitará o desespero de buscar a vaga na última rodada contra o América, domingo em Natal.Os laterais Thiago e Leandro Carioca, lesionados, são dúvidas e o meia Cristiano, finalmente, fará sua estréia oficial na equipe.
Fonte: Jornal de Fato

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Dois são presos com dinheiro falso e arma

22/01/2008 - Tribuna do Norte
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Polícia Militar, prendeu na noite do último domingo, dois homens na comunidade de Salgado, próximo a Upanema, BR-110. Francisco de Assis Fernandes, 34, e Antônio Valcide Freitas Rebouças, 30, estavam com 28 cédulas falsas de R$ 10,00, além de um revólver calibre 38. Os dois presos já têm passagem pela polícia. Francisco de Assis, que estava com o revólver, já respondeu por porte ilegal de arma, e Antônio Valcide estava na condicional. Ele havia sido preso por assalto.
Por se tratar de um crime federal - moeda falsa - a ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal de Mossoró. De acordo com informações repassadas ao delegado da PF, Breno Rodrigo Morais, os acusados, no momento da prisão, que ocorreu em um bar, negaram que o dinheiro fosse deles. “Eles teriam tentando esconder as cédulas falsas em uma camiseta, e em seguida, em um boné, quando a polícia chegou à mesa em que eles estavam. Em depoimento não disseram qual a origem do dinheiro”, explica o delegado.
Algumas das cédulas, ainda segundo Morais, possuem uma falsificação grosseira, o que, após a perícia, poderá desqualificar o crime de Francisco de Assis e Antônio Valcide - falsificação de moeda - para estelionato. “Só depois da análise da perícia é que vamos saber se eles continuam presos por moeda falsa ou por estelionato. Se confirmada a falsificação grosseira, o crime é desqualificado para estelionato”, complementa Breno Rodrigo.
O dinheiro falso já foi encaminhado ao setor de perícia da Polícia Federal. O resultado deve sair nos próximos dias. Os dois acusados foram encaminhados à Cadeia Pública Manoel Onofre de Sousa.

Diário Oficial do Estado

PEDIDO DE LICENÇA PRÉVIA
A PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA, CNPJ Nº. 08.085.771/0001-30 torna público que está requerendo ao Instituto de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA Licença Prévia para Construção do Terminal Turismo Social e Lazer, na continuação da Avenida Antonio Vitorino e Marginal do Rio Umari, na Cidade de UPANEMA-RN.

Jorge Luiz Costa de Oliveira
Prefeito Municipal

Diário Oficial do Estado

Processo TCE/RN nº 9119/1999 - TC
Nome/Função/Período: Gilvandro Fernandes Jácome/Presidente/Referente aos meses de janeiro a dezembro de 1998
Órgão: Câmara Municipal de Upanema /RN
Assunto: Documentação Comprobatória de Despesa
Relator: Conselheiro Alcimar Torquato de Almeida

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

PRF registra quatro detenções neste final de semana

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou a prisão de quatro pessoas nas rodovias do estado durante o final de semana. No sábado, em Parnamirim, às 6h10, no Km 103 da BR-101, Alyne dos Santos Brito, de 25 anos, foi detida por desrespeitar o no art. 306, dirigindo alcoolizada, e por desacato. Ela foi encaminhado à Delegacia de Plantão Zona Sul de Natal.
Do domingo (20), na comunidade Salgado, em Upanema, localizado à 250km de Natal, uma operação conjunta entre a PRF e a Polícia Militar, resultou na detenção de três homens. Francisco de Assis Fernandes, 34 anos, foi preso por porte ilegal de arma de fogo e por uso de moeda falsa. Também foram presos Antônio Valdice Freitas Rebouças, 30 anos, e Antônio Rebouças Castro, 42 anos. Foram encontradas com os acusados, vinte e oito cédulas de R$ 10 reais falsas.
Fonte: Diário de Natal

Polícia prende três homens com dinheiro falso e arma em Upanema

Uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil, neste domingo (20) resultou na prisão de três homens no município de Upanema, localizado à 250km de Natal. Eles foram detidos por porte ilegal de arma de fogo e por uso de moedas falsificadas.
Segundo informações da PRF, foram detidos Francisco de Assis Fernandes, 34 anos, Antônio Valdice Freitas Rebouças, 30 anos, e Antônio Rebouças Castro, 42 anos. COm os acusados foram encontradas vinte e oito cédulas de R$ 10 reais falsas. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Mossoró.
A PRF também registrou uma prisão em Parnamirim, no sábado (19). Às 6h10, no Km 103 da BR-101, Alyne dos Santos Brito, de 25 anos, foi detida por desrespeitar o no art. 306, dirigindo alcoolizada, e por desacato. Ela foi encaminhado à Delegacia de Plantão Zona Sul de Natal.
Fonte: Diário de Natal

Atenção estudantes que vão prestar o vestibular da UERN!

A Secretaria Municipal de Educação promoverá pelo terceiro ano consecutivo, aulões preparatórios, gratuitos, para o vestibular da UERN. Com professores mossoroenses, os aulões de revisão acontecerão durante todo o mês de fevereiro até o vestibular, no dia 2 de março. Confiram o calendário de aulas na próxima edição do Jornal de Upanema que estará nas bancas no dia 31de janeiro.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Homens são presos com dinheiro falso e arma em Upanema

20/01/2008 - TN Online
Publicada às 10 hA Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, no final da tarde deste domingo (20), três homens por levarem consigo um valor de quase R$ 300 em notas falsas, um deles também foi autuado por porte ilegal de arma. A ação, fruto de uma operação da PRF com apoio da Polícia Militar, realizou a detenção na comunidade de Salgado, município de Upanema - região Oeste do estado.
A prisão ocorreu, às 18 horas de ontem, no trecho da BR-110 que compreende aquele município. Os homens foram abordados por agentes da Polícia Rodoviária Federal e em meio a inspeção de rotina, foi encontrado um com Francisco de Assis Fernandes, 34 anos, um revólver calibre 38.
Após constatada a existência da arma, os policiais intensificaram a revista no veículo e nos ocupantes e acabaram encontrando com os indivíduos 28 cédulas falsas no valor de dez reais.
Além de Francisco, que foi preso por ilegal e uso de moeda falsa, Antônio Valcide Freitas Rebouças, 30 anos, e Antônio Rebouças Castro, 42, também foram detidos por portar dinheiro falso. Os três foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Mossoró para prestar esclarecimentos.
Ao chegar na delegacia, Antônio Castro afirmou que estava apenas guardando a arma que pertencia a Francisco Assis. Ele confirmou a informação e Antônio Castro foi liberado.
De acordo com informações do inspetor Roberto Cabral, da PRF, dois dos três detidos têm passagens pela polícia. Francisco de Assis jpa foi preso por porte ilegal de arma, enquanto Antônio Valcide já havia sido detido por praticar alguns assaltos.

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DIVULGA EDITAL DE SELEÇÃO PARA CURSOS

A Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), torna pública, a abertura do processo de seleção para preenchimento das vagas iniciais do Curso de Formação Musical e do Curso de Musicalização do Conservatório de Música D’Alva Stella Nogueira Freire (CMDSNF).
As inscrições para o curso de Formação Musical, que oferece um total de 60 vagas, poderão ser feitas no período de 11 a 15 de fevereiro, no horário das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, na sede do Conservatório de Música D´Alva Stella Nogueira Freire, situada à rua Almino Afonso, 514, Centro, ao lado da Reitoria da UERN. O valor da taxa de inscrição é de R$ 10,00 (dez reais).
As vagas são distribuídas da seguinte forma: 20 vagas no matutino; 20 para o vespertino; 20 para o noturno. Podem participar da seleção candidatos com idade mínima de 13 anos. O ingresso ao curso de Formação Musical será realizado por meio de processo seletivo constituído de um Teste de Aptidão através do qual serão verificados habilidades e conhecimentos mínimos ao ingressante, visando o seu melhor aproveitamento durante o curso.
Para o curso de Musicalização serão oferecidas 50 vagas, o ingresso será realizado através de uma seleção por ordem de inscrição dos candidatos. Podem se inscrever candidatos a partir de 8 anos. O resultado final da seleção para o curso de Formação Musical será divulgado no dia 28 de fevereiro de 2008. A matrícula para os candidatos aprovados para o curso de Formação Musical e para os selecionados para o curso de Musicalização será no período de 03 a 07 de março de 2008, no horário de 8h às 11h e de 13h30 às 17h.
Mais informações:3315-2125 – Conservatório de Música D’Alva Stella Nogueira Freire
Fonte: Iuska Freire – Agecom/UERN
Nota do blog: apesar de ter caído um pouco de moda, em termos de número de estudantes upanemense naquela instituição, o Conservatório de Música ainda é uma boa opção para nosso jovens músicos.

VOLTA ÀS AULAS ATIVIDADES ACADÊMICAS INICIAM NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

As atividades acadêmicas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) serão retomadas na quarta-feira, 23 de janeiro. É que de acordo com o calendário universitário, o recesso universitário, que foi iniciado em 20 de dezembro passado, termina no dia 22/1. Nesse período, apenas os trabalhos administrativos funcionaram.
O calendário universitário se encontra atrasado em decorrência dos últimos movimentos paredistas. Mas o reitor Milton Marques de Medeiros acredita que o calendário será normalizado até 2010.
Entre as atividades previstas para este ano está a realização do Processo Seletivo Vocacionado (PSV), cujas provas serão aplicadas nos dias 2 e 3 de março, logo após o período carnavalesco.
Para este ano, dois novos cursos estão sendo ofertados no Campus Central de Mossoró: Turismo e Gestão Ambiental, que eram do Núcleo de Educação Superior de Areia Branca. Contudo, os dois cursos continuam na cidade salineira, conforme explicações do reitor Milton Marques.
Fonte: Edilson Damasceno
Agecom/UERN

sábado, 19 de janeiro de 2008

Melão lidera a pauta com US$ 85,2 milhões em 2007

O Rio Grande do Norte finalizou o ano de 2007 com grande sucesso nas vendas para o comércio exterior. Segundo dados da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (Sedec) as exportações potiguares atingiram um crescimento de 10,5% comparado ao ano de 2006, desconsiderado o petróleo que, como indicavam os números ao longo do ano, ficaram de fora das vendas para o exterior.
A fruticultura com as exportações do melão se manteve como o primeiro item da pauta externa, surpreendendo em função do valor apresentado de 85,2 milhões de dólares, o que representou um crescimento de 46,6% em relação ao ano anterior. Segundo os produtores, em 2007 as exportações do melão poderiam ter gerado uma receita ainda mais elevada para o Estado se não fosse a antecipação da colheita devido à variação do câmbio.
Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Marcelo Caetano Rosado, os números positivos de 2007 refletem a capacidade de crescimento constante da economia do Rio Grande do Norte em diversos setores nos últimos anos. “As atividades econômicas do Estado têm recebido investimentos tanto do Governo Estadual como do empresariado local que resultam no crescimento da presença potiguar no mercado externo”, destaca Marcelo Rosado.
A castanha de caju e o camarão, apesar do declínio verificado em 2007, permaneceram em segundo e terceiros lugares com exportações em 40,1 milhões de dólares e 32,2 milhões de dólares, respectivamente. A banana, outro importante produto da fruticultura potiguar, produzida em grande escala no Vale do Açu, alcançou a quarta colocação com a marca de 28,1 milhões de dólares exportados, mantendo o ritmo de alta em relação a 2006 com crescimento de 14,3%, e em relação ao ano de 2005 o crescimento de 43,8%.
No setor industrial, os produtos do segmento de confeitaria apareceram na pauta exportadora potiguar, com 21,7 milhões de dólares em vendas, o maior recorde para as empresas do setor. Segundo os dados da Balança Comercial, as vendas aumentaram 7,9% em relação ao ano de 2006 e cresceram 65,7% se comparado a 2005. Alguns produtos da indústria têxtil no segmento de confecção também indicaram um bom índice de expansão externa no ano de 2007, principalmente com os cobertores e mantas que exportaram 9,2 milhões de dólares, um aumento de 303,2%. As roupas de cama com 6,6 milhões de dólares e aumento de 73,8% e os fios têxteis com vendas de 1,4 milhões de dólares e aumento de 468,7%. Já os tecidos e t-shirts (camisetas), por outro lado, apesar do volume de vendas expressivo, apresentaram queda em 2007, de 40,0% e 57,8%, respectivamente.
Para os produtores de cera de carnaúba, o ano passado bateu todos os recordes em exportações já vistos no Rio Grande do Norte com o crescimento de 300,6% em exportações comparado ao ano de 2006, proporcionando uma receita de 6,2 milhões de dólares. O minério, com o tungstênio e seus quase 2,5 milhões de dólares exportados em 2007, foi responsável por um aumento de 220% em relação a 2006. O minério de ferro, apesar de poucos embarques no final do ano, concluiu o ano como o nono item de maior expressão nas vendas para o mercado externo, com 12,3 milhões de dólares. O granito, também, encerrou o ano com ótimo índice: 64,7%, resultando em 5,4 milhões de dólares em exportações.
Dentre os 26 produtos que ultrapassaram a barreira do milhão em exportações no Rio Grande do Norte, apenas nove não contribuíram para um melhor resultado estadual. A queda persistente e duradoura do dólar ao longo de todo o período de 2007 foi o grande responsável pelo desempenho inferior ao potencial exportador estadual, afetando principalmente o setor da fruticultura. Os números, não fosse a dificuldade cambial, seriam certamente ainda mais favoráveis à injeção de novos capitais externos na economia potiguar.
Fonte: site de Pedro Carlos

Melão: situação de Upanema

Nota do blog: enquanto a produção e exportação de melão crescem em nosso estado, mesmo com a queda do Dólar, em a situação é totalmente o contrário. A produção no ano de 2007 foi insignificante se comparado com anos anteriores. A explicação que os "filhos de Caindinha" nos apresentam é que isso está acontecendo por pura incompetência administrativa dos produtores. É torcer para que este quadro mude, pois Upanema tem um potencial enorme para desenvolver a fruticultura irrigada.

WILMA EM UPANEMA

A governadora Wilma de Faria (PSB) esteve nesta sexta-feira visitando Mossoró e região e mais uma vez não apareceu em Upanema. Lá se vão um ano e quatro meses desde a última visita em setembro de 2006, em plena campanha eleitoral. Não podemos esquecer que o colégio Calazans Freire ainda não foi inaugurado oficialmente muito menos à delegacia. Enquanto isso, os “filhos de caindinha” dizem que a governadora vai passar os quatro anos de mandato sem pisar em Upanema. Será?

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

PM REALIZA BLITZ

A Polícia Militar de Upanema esteve fazendo uma blitz preventiva na tarde desta quinta-feira na Avenida 16 de Setembro. Além de orientar motoristas, apreenderam uma moto.
Boa iniciativa!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2008

A pedidos estamos colocando a programação diário do Carnaval de Upanema 208.

01/02/2008 (SEXTA)
20:00h – TIMBALASAMBA (Praça Padre Adelino)

02/02/2008 (SÁBADO)
15:30h – TIMBALASAMBA (Rio Upanema)
17:00h – ARRASTÃO COM TIMBALASAMBA
18:00h – ORQUESTRA DE FREVO (Centro da cidade)
19:00h – LANE CARDOSO (Arrastão pelas ruas da cidade)
22:00h – ORQUESTRA DE FREVO (AV. 16 de setembro)

03/02/2008 (DOMINGO)
15:30h – TIMBALASAMBA (Rio Upanema)
17:00h – ARRASTÃO COM TIMBALASAMBA
18:00h – ORQUESTRA DE FREVO (Centro da cidade)
19:00h – RAFAELLA MANVILLE (Arrastão pelas ruas da cidade)
22:00h – ORQUESTRA DE FREVO (AV. 16 de setembro)

04/02/2008 (SEGUNDA)
15:30h – TIMBALASAMBA (Rio Upanema)
17:00h – ARRASTÃO COM TIMBALASAMBA
18:00h – ORQUESTRA DE FREVO (Centro da cidade)
19:00h – BANDA INALA (Arrastão pelas ruas da cidade)
22:00h – ORQUESTRA DE FREVO (AV. 16 de setembro)

05/02/2008 (TERÇA)
15:30h – TIMBALASAMBA (Rio Upanema)
17:00h – ARRASTÃO COM TIMBALASAMBA
18:00h – ORQUESTRA DE FREVO (Centro da cidade)
19:00h – DONA MENINA (Arrastão pelas ruas da cidade)
22:00h – ORQUESTRA DE FREVO (AV. 16 de setembro)

CARNAVAL 2008: DÚVIDAS

Muita gente está visitando nossa comunidade no Orkut tentando tirar algumas dúvidas sobre o carnaval 2008 em nossa cidade. Vamos tentar responder algumas das dúvidas mais freqüentes:

Casas para alugar: o interessado deverá ligar para o CDI, telefone 3325-0122, e falar com Kaline, funcionária responsável por agilizar este assunto.

Ônibus de Natal para Upanema: conversando com um membro da organização do carnaval 2008 ele informou que apenas na próxima semana terá a confirmação se a prefeitura vai oferecer um ônibus para os upanemenses que moram na capital do estado virem brincar aqui.

Cledinaldo agrada técnico e poderá ter estréia hoje no Baraúnas

O técnico William Oliveira definiu a formação do Baraúnas para o compromisso de hoje contra o América, marcado para as 20h30 no Estádio Machadão, em Natal, como complemento da segunda rodada do Grupo B no primeiro turno do Campeonato Estadual 2008. Como era previsto, a base dos titulares que empatou com o Macau em 1 a 1 na estréia da segunda-feira passada foi mantida e a alteração fica em apenas uma peça.O zagueiro Pedrosa é a novidade na equipe. Ele cumpriu suspensão no primeiro jogo por causa da expulsão sofrida contra o próprio América nas finais da Copa RN do ano passado, mas conseguiu converter a segunda partida de gancho em doações de cestas básicas, o que lhe deixou apto a estar em campo nesta quinta-feira.Sendo assim, Pedrosa ganhou a vaga de Thiago Martins, titular contra o Macau na segunda-feira ao lado de Nildo. Ontem pela manhã, no coletivo de apronto, o técnico William manteve a dupla de zaga com Pedrosa e Nildo durante todos os quase 40 minutos de movimentação. O entrosamento entre os dois não deve ser problema, já que atuaram juntos nesta função em várias oportunidades desde 2005.Ao longo do coletivo, o treinador promoveu apenas uma alteração, e esta foi no ataque. William mostrou satisfação com o desempenho do jovem Cledinaldo, que chegou ao tricolor vindo do Upanema, e o colocou no lugar de Robertinho. "Eu o vi jogando pelo Upanema no amistoso contra o Potiguar e gostei, então pedi a contratação dele", informou o técnico.Mesmo assim, William Oliveira confirmou que vai começar o jogo de hoje contra o América apenas com a entrada de Pedrosa e mantendo Robertinho. O time titular é formado por Paulo Renato, Cláudio Ribeiro, Pedrosa, Nildo e Agnaldo; Célio, Ricardo Baiano, Jozicley e Eduardo; Robertinho e Touchet.
FONTE: Gazeta do Oeste

Agradando

O jovem atacante Cledinaldo, de 20 anos, tem tudo para ser o xodó do técnico William Oliveira no tricolor. Ele vem ganhando oportunidades nos treinos e recebe elogios do treinador: "Gosto do estilo dele, que recebe a bola e já se livra do marcador, além de finalizar muito bem", disse o comandante.
FONTE: Gazeta do Oeste

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

ANATEL ANUNCIA OPERADORAS QUE ATENDERÃO MUNICÍPIOS E CAMPO GRANDE É CONTEMPLADO COM UMA OPERADORA

Oeste - A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) realizou na última sexta-feira, 11, a distribuição dos municípios brasileiros entre prestadoras vencedoras da licitação das faixas de freqüência destinadas aos serviços de telefonia móvel realizada de 18 a 20 de dezembro de 2007, em Brasília. Nessa primeira etapa, foram distribuídos os 1.836 municípios das áreas I, II, IV, V e VI que ainda não possuem cobertura celular.O cumprimento dos compromissos de abrangência, que beneficiarão cerca de 17 milhões de habitantes em dois anos, será fiscalizado pela Anatel.Os 240 municípios que ainda não possuem Serviço Móvel Pessoal (SMP) na área I, que inclui Bahia, Espírito Santo e Sergipe, serão atendidos pelas operadoras Oi, Claro, Tim e Vivo.Na área II (Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins), os 673 municípios serão atendidos pela Claro, Tim, Vivo e Brasil Telecom.Na área IV (Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima), os 264 municípios serão atendidos pela Oi, Claro, Tim e Vivo, que também cobrirão os 656 municípios da área VI (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte). As empresas Oi, Claro e Tim cobrirão os três municípios de São Paulo (área V) que ainda não possuem SMP.Em dois anos, todas as capitais dos estados, o Distrito Federal e as cidades com mais de 500 mil habitantes terão cobertura total (por definição, cobertura total corresponde a 80% da área urbana) para serviços de banda larga móvel. Ao fim de quatro anos, todos os municípios com mais de 200 mil habitantes deverão estar cobertos pela banda larga sem fio. Passados cinco anos, 50% dos municípios com população entre 30 mil e 100 mil habitantes e 100% daqueles acima desta faixa estarão aptos a utilizar esses serviços. Ao fim do oitavo ano, pelo menos 60% dos municípios com menos de 30 mil habitantes terão a tecnologia disponível. Na próxima sexta-feira, 18, em outra etapa da licitação, serão escolhidos esses 2.740 municípios.

MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS

Água Nova ___________________Vivo
Alexandria ______________ Claro
Almino Afonso_________________Tim
Antônio Martins _______________Tim
Campo Grande _______________Tim
Barcelona ____________________ Oi
Doutor Severiano ______________Vivo
Felipe Guerra _________________Tim
Francisco Dantas ______________Tim
Frutuoso Gomes _______________Tim
Governador Dix- Sept Rosado ____Tim
Lucrecia _____________________ Tim
Luis Gomes __________________Tim
Major Sales __________________ Vivo
Marcelino Vieira ______________Tim
Messias Targino _______________ Tim
Olho- D’água do Borges ________ Tim
Paraná ______________________Tim
Patú _______________________Tim
Pilões ______________________Tim
Portalegre ___________________ Tim
Rafael Fernandes ______________Tim
Rafael Godeiro _______________Tim
Riacho da Cruz _______________ Tim
Riacho de Santana _____________ Vivo
Rodolfo Fernandes _____________Tim
São Francisco do Oeste _________Tim
Serrinha dos Pintos _____________Tim
Severiano Melo ________________Tim
Taboleiro Grande ______________ Tim
Tenente Ananias ______________ Tim
Upanema ____________________ Tim
Venha –Ver __________________ Vivo
Viçosa ______________________ Tim
Encanto _____________________ Vivo
João Dias ____________________ Tim
José da Penha _________________ Tim

Fonte: de Fato

Upanema perde em primeiro amistoso do ano

A equipe sub-17 de Upanema enfrentou agora há pouco um combinado da cidade de Campo Grande. O teste foi o primeiro de nosso time, que participará do Campeonato Estadual das Cidades. Infelizmente, os erros individuais de nosso time fizeram com que a equipe saísse de campo com um resultado negativo.Upanema até que começou bem. Logo no início da partida, o jogador Judeon foi a linha de fundo e cruzou para o gol de Douglas. Parecia que o time ia deslanchar, mas o que se viu depois foi uma total falta organização e jogadores que pareciam muito nervosos. A equipe adversária que tinha apenas dois jogadores com idade sub-17, soube explorar a fragilidade da equipe local e através da pressão conseguiu chegar ao empate depois de uma bola alçada na área, em que a zaga ficou só olhando. Foi o empate de Campo Grande. O segundo tempo nem bem começou e os adversários fizeram o gol da virada em mais uma falha da zaga. Depois disso, o time local sentiu o placar e não mostrou um bom futebol. Resultado final, Campo Grande 2x1 Upanema.Para o técnico Vivi, este foi um bom teste, pois serviu para ver os erros e a necessidade de melhorar a equipe em alguns setores. Vivi destacou a carência de algumas posições, como o ataque. "Só temos dois atacantes de ofício. Quando precisamos substituir temos que improvisar um meia para o ataque", frisou. Alguns jogadores da equipe adversária foram analisados pela diretoria e comissão técnica do Upanema e, poderão fazer parte da equipe que disputará os campeonatos este ano.
Fonte: Blog do Anax

POLÍTICA V

O PMDB de Upanema poderá decidir hoje quem será o candidato a prefeito do partido na próxima eleição. Isto por que uma reunião na capital do estado poderá definir o nome de Dr. Dorian como candidato.

POLÍTICA IV

A verdade é que o candidato do PMDB será definido até o carnaval, aproveitando assim a grande quantidade de foliões em Upanema para promover o candidato.

POLÍTICA III

Com relação ao candidato a vice da situação, temos informação que provavelmente será do PT. O motivo pode ser explicado pela abertura que este partido irá proporcionar a situação (em termos de discurso) na zona rural, onde a oposição concentra suas forças.

POLÍTICA II

Por sua vez, o diretório municipal de PT se reunirá no dia 27 de janeiro para definir qual grupo irá apoiar nas próximas eleições. Eles têm convite para ser vice nos dois grupos.

POLÍTICA I

O PT deverá refletir bastante sobre sua decisão. Está claro que o PT municipal nunca esteve tão próximo de chegar ao poder em Upanema, tudo isso graças ao efeito Lula, com seus projetos sociais, etc. É uma chance pela primeira vez real. Será que eles vão saber aproveitar?

Diário Oficial do Estado

PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA
EXTRATO DO ADITIVO Nº 001 AO CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS E MATERIAL HOSPITALAR, DESTINADOS A MANUTENÇÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE – PREGÃO Nº 007/2007 – PROCESSO Nº 019/2007 – PMU
CONTRATANTE: Prefeitura Municipal de Upanema/RN – CNPJ Nº 08.085.771/0001-30, Rua João Francisco nº 90, Centro, Upanema/RN, CONTRATADO: DIPROFARMA DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA, CNPJ Nº 04.170.764/0001-86 com sede a Av. Cunha da Mota, 78 – Centro – Mossoró/RN. OBJETO: Aditiva em 25% (vinte e cinco por cento) e prorroga vigência em 120 (cento e vinte) dias o Contrato de Aquisição de Medicamento e Material Hospitalar, destinados à manutenção das Unidades de Saúde, deste município de Upanema. VALOR DO ADITIVO: R$ 37.667,50 (trinta e sete mil seiscentos e sessenta e sete reais e cinqüenta centavos). FUNDAMENTO LEGAL: Lei nº 10.520/2002 e Lei nº 8.666/93 e alterações posteriores. Upanema/RN, Em 28 de dezembro de 2007. Jorge Luiz Costa de Oliveira – Prefeito Municipal.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Wilma divulga calendário anual de pagamento do funcionalismo

O Governo do Estado vai pagar nos dias 29 e 30 deste mês os cerca de R$ 180 milhões referentes à folha de janeiro do funcionalismo. O calendário completo de pagamento dos servidores públicos estaduais em 2008 foi divulgado na tarde desta quinta-feira (10) pela governadora Wilma de Faria. Mais uma vez, ela reiterou o compromisso de quitar a folha do Estado dentro do mês trabalhado, em apenas dois dias de pagamento, e não em cinco datas como ocorria anteriormente. O calendário vale para todos os mais de 110 mil servidores estaduais, incluindo os aposentados e pensionistas.

Confira o calendário de pagamento de 2008
Janeiro – 29 e 30
Fevereiro – 28 e 29
Março – 27 e 28
Abril – 29 e 30
Maio – 29 e 30
Junho – 27 e 30
Julho – 29 e 30
Agosto – 28 e 29
Setembro – 29 e 30
Outubro – 29 e 30
Novembro – 27 e 28
13º salário – 22 de dezembro
Dezembro – 29 e 30
Primeiro dia de pagamento: Funcionários com matrículas terminadas em 1, 2, 3, 4 e 5.
Segundo dia de pagamento: Funcionários com matrículas terminadas em 6, 7, 8, 9 e 0.

Fonte: Assecom/RN

STR realiza reunião com as assistências técnicas.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema, juntamente com o Fórum das Associações Rurais de Upanema realizaram no último dia 09.01.2008 no plenário da Câmara Municipal, uma reunião com todas as entidades prestadoras de serviços no municipio. Os objetivos desta reunião era elaborar um planejamento de prestação de serviços pautado nas linhas de ações discutida pelo Fórum das Associações Rurais, através da avaliação da Assistência técnica e posteriormente cada entidade iria discutir um Planejamento detalhado em suas áreas de atuações, onde contaria a participação de todos (as) agricultores (as) . Como o número de participantes não era o desejado, foram retirados alguns encaminhamentos: 1) cada entidade terá até o dia 30 de janeiro para realizar o seu planejamento em cada área. 2) No dia 21 de fevereiro cada entidade apresentará o seu planejamento na 2ª reunião ordináriada do Fórum das Associações Rurais. 3) Foi agendada ainda para o dia 14.02.2008 uma reunião com todas as Associações rurais que ainda não dispõe de Assistência técnica. Para Fatima Pessoa (FETARN) o municipío de Upanema está dando um grande passo na organização da agricultura familiar, pois está se preoculpando com a prestação de serviços aos agricultores (as) e isso é muito importante.

Fonte: STR

PENSANDO FRANCAMENTE

O Dr. Glasdton Bezerra, mais conhecido como Didiu, voltou a atualizar seu blog "Pensando Francamente". Vale a pena conferir!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Câmara anuncia que convocará concursados este mês

Fonte: Jornal de Upanema

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Nonato Garcia, informou ao Jornal de Upanema que neste mês de janeiro serão convocados os candidatos aprovados no concurso público realizado pela Câmara no dia 9 de setembro de 2007. Serão chamados 2 ASG (Auxiliar de Serviços Gerais), 3 Vigilantes, 1 Atendente e 1 Auxiliar de Secretaria.

CÂMARA COMPRA UM AUTOMÓVEL

Nonato nos informou ainda que a Câmara Municipal de Upanema também estará adquirindo neste mês o seu primeiro veículo, que será um automóvel Fiat Uno, completo. “este carro será muito importante para a Câmara, pois irá facilitar o deslocamento dos vereadores para outras cidades, mas principalmente para as comunidades rurais” destacou o vereador. Com a aquisição deste automóvel será preciso convocar ao mesmo tempo um motorista aprovado no último concurso, totalizando 8 funcionários confirmados. A Câmara também vive a expectativa de ser contemplada este mês com uma biblioteca através da parceria entre a Federação das Câmaras Municipais do RN – FECAM e o Governo do Estado. Dikson Nasser, Presidente da FECAM, assegurou aos vereadores que uma das primeiras bibliotecas seria instalada em Upanema. Caso isso ocorra, serão convocados mais 2 funcionários para suprir as novas necessidades, um Vigilante e um atendente. Todos os novos funcionários irão assumir seus cargos no dia 1 de fevereiro quando a Câmara iniciará seus trabalhos legislativos em 2008.

Upanema constrói seu Plano de Ações Articuladas - PAR

Fonte: Jornal de Upanema

Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro foi elaborado, na sede da Prefeitura Municipal, o Plano de Ações Articuladas - PAR que faz parte do Compromisso Todos pela Educação - CTE do Governo Federal. Estiveram presente: o Secretário municipal de educação, Técnicos da secretaria municipal de educação, Representante dos diretores de escola, Representante dos professores da zona urbana, Representante dos professores da zona rural, Representante dos coordenadores ou supervisores escolares, Representante do quadro técnico-administrativo das escolas, Representante dos Conselhos Escolares, Representante do Conselho Municipal de Educação e também de duas consultoras do MEC, que são as professoras Simone Cabral e Jacinta Malala. Neste encontro foi realizado o diagnóstico e elaboração dos planos de ações do município. O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação é a conjugação dos esforços da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, atuando em regime de colaboração, das famílias e da comunidade. Para o secretário de educação do município, Antonio Nicácio, o evento se apresenta como um importante instrumento na melhoria da educação nos municípios do Rio Grande do Norte. O PAR está estruturado em quatro dimensões: 1-gestão educacional; 2-formação de professores e profissionais de apoio e serviço escolar; 3-prática pedagógica e avaliação; 4-infra-estrutura física e recursos pedagógicos. A construção deste Plano de Ações Articuladas significa um grande avanço, pois representa um plano do Município para a melhoria da Educação Básica. A implantação com sucesso, deste plano depende não somente da mobilização e vontade política, mas também de mecanismos e instrumentos de acompanhamento e avaliação das diversas ações a serem desenvolvidas. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação será a responsável pela coordenação do processo de implantação e consolidação do PAR, na figura do Secretário Municipal de Educação. Além dela, desempenhará também um papel essencial nessas funções o Comitê Local do Compromisso Todos pela Educação e a sociedade civil organizada. Ao término do levantamento e construção do PAR, o Prefeito Municipal Jorge Luiz assinou o documento se responsabilizando em cumprir, juntamente com a equipe técnica local, todas as ações que se desenvolverão até 2011.

ESTÃO LEVANDO O QUE SOBROU NO ANTIGO CALAZANS

Recebemos a denúncia que o prédio do antigo Calazans Freire, localizado na Avenida Antonio Vitorino, está sendo alvo de vandalismo e roubo. Segundo as informações recebidas, estão levando o que restou no prédio, a instalação elétrica (fios), cadeiras e mesas.

sábado, 12 de janeiro de 2008

CIA ESCARCÉU DE TEATRO HOJE EM UPANEMA

Hoje, dia 12 de janeiro, a Cia Escarcéu de Teatro estará em Upanema às 14h00 quando realizará uma oficina teatral e depois ás 17h00 apresentará o espetáculo 'O Guarda-chuva de prata' na praça Pe. Adelino.

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO II

PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA

Extrato de Contrato – Nº 001/2008

Contratante: Prefeitura Municipal de Upanema, CNPJ Nº 08.085.771/0001-30, Rua João Francisco nº 90, Centro, Upanema/RN, Contratado: Francisco Welithon da Silva, brasileiro, casado, advogado, CPF Nº 412.961.254-91, residente a Rua Otávio Ferreira nº 60, São Manoel II, Mossoró/RN, processo licitatório nº 001/2008 – Modalidade Convite nº 001/2008, Objeto: Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica, Valor R$ 48.000,00 (quarenta e oito mil reais). Vigência: janeiro a dezembro de 2008. Upanema/RN, em 11 de janeiro de 2008.

PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA

Extrato de Contrato – Nº 002/2008

Contratante: Prefeitura Municipal de Upanema, CNPJ Nº 08.085.771/0001-30, Rua João Francisco nº 90, Centro, Upanema/RN, Contratado: Francisco de Assis Brito, brasileiro, casado, contador, CPF Nº 130.150.444-00, residente a Rua Francisco de Assis Fernandes nº 32, bairro Conjunto Habitacional Nestor Fernandes, Caraúbas/RN, processo licitatório nº 002/2008 – Modalidade Convite nº 002/2008, Objeto: Prestação de Serviços Técnicos de Contabilidade, Valor R$ 78.000,00 (setenta e oito mil reais). Vigência: janeiro a dezembro de 2008. Upanema/RN, em 11 de janeiro de 2008.

PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA

Extrato de Inexigibilidade de Licitação – Nº 001/2008

Contratante: Prefeitura Municipal de Upanema, CNPJ Nº 08.085.771/0001-30, Rua João Francisco nº 90, Centro, Upanema/RN, Contratada: Telemar Norte Leste S/A, CNPJ Nº 33.000.118/0016-55, sito a Av. Prudente de Morais nº 757, Natal/RN, Objeto: Prestação de Serviços de Telefonia Fixa. Vigência: janeiro a dezembro de 2008, Fundamento Legal: art. 25, “caput” da Lei Federal nº 8.666/93 e alterações posteriores. Upanema/RN, em 11 de janeiro de 2008.

PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA

Extrato de Dispensa de Licitação – Nº 001/2008

Contratante: Prefeitura Municipal de Upanema, CNPJ Nº 08.085.771/0001-30, Rua João Francisco nº 90, Centro, Upanema/RN, Contratada: Cosern Companhia Energética do Rio Grande do Norte, CNPJ Nº 08.324.196/0001-81, sito a Rua Mermoz nº 150, Natal/RN, Objeto: Fornecimento de Energia Elétrica. Vigência: janeiro a dezembro de 2008, Fundamento Legal: art. 24, inciso XXII, da Lei Federal nº 8.666/93 e alterações posteriores. Upanema/RN, em 11 de janeiro de 2008.

PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA

Extrato de Dispensa de Licitação – Nº 002/2008

Contratante: Prefeitura Municipal de Upanema, CNPJ Nº 08.085.771/0001-30, Rua João Francisco nº 90, Centro, Upanema/RN, Contratada: Caern Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, CNPJ Nº 08.334.385/0001-35, sito a Av. Salgado Filho nº 1555, Natal/RN, Objeto: Abastecimento de Àgua. Vigência: janeiro a dezembro de 2008, Fundamento Legal: art. 24, inciso VIII, da Lei Federal nº 8.666/93 e alterações posteriores. Upanema/RN, em 11 de janeiro de 2008.

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO I

PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA

Extrato de Licitação – Pregão nº 001/2008

O Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Upanema/RN, torna público o Pregão nº 001/2008, com o objetivo de contratar empresa(s) do ramo especifico para o fornecimento de combustíveis e lubrificantes para a manutenção da frota municipal e de veículos de outros entes da federação, nas cidades de Upanema e Mossoró/RN. O pregão será realizado às 10:00 (dez) horas do dia 24 de janeiro de 2008. O edital contendo maiores informações encontra-se a disposição dos interessados, mediante o recolhimento de taxa no valor de R$ 20,00 (vinte reais), na sede da Prefeitura Municipal, sito a Rua João Francisco nº 90, centro, Upanema/RN, não será fornecido através de E-mail ou MSN. Upanema/RN, em 10 de Janeiro de 2008 – Misael Heber Alves Carvalho – Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Upanema/RN.

PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA

Extrato de Licitação – Pregão nº 002/2008

O Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Upanema/RN, torna público o Pregão nº 002/2008, com o objetivo de contratar empresas especializada para executar os serviços de jardinagens, plantação e podação de árvores e manutenção de praças e canteiros do município de Upanema/RN. O pregão será realizado às 12:00 (doze) horas do dia 24 de janeiro de 2008. O edital contendo maiores informações encontra-se a disposição dos interessados, mediante o recolhimento de taxa no valor de R$ 20,00 (vinte reais), na sede da Prefeitura Municipal, sito a Rua João Francisco nº 90, centro, Upanema/RN, não será fornecido através de E-mail ou MSN. Upanema/RN, em 10 de Janeiro de 2008 – Misael Heber Alves Carvalho – Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Upanema/RN.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

JORNAL DE UPANEMA ESTÁ REALIZANDO UMA CONSULTA A POPULAÇÃO

O Jornal de Upanema realizou nos dias 7, 8, 9 e 10 de janeiro uma consulta popular, na forma de enquete, visando conhecer a opinião da população com relação a questões como: a avaliação da administração Jorge Luiz, a atuação dos vereadores, principais problemas de Upanema, além de perguntas para o consumo interno e que não serão divulgadas. Foram entrevistadas cerca de 300 pessoas, o que equivale a 2,5% da população upanemense, um número bastante considerável.
O resultado desta enquete e mais detalhes de como foi realizada será divulgado na edição de fevereiro que estará chegando às bancas na sexta-feira de carnaval. É aguardar pra conferir o resultado.

PESQUISA ESTÁ SENDO FEITA EM UPANEMA

Ao mesmo tempo em que o Jornal de Upanema começou a fazer sua enquete nas ruas da cidade, nossa equipe foi informada que existia outro grupo fazendo uma pesquisa eleitoral. Não sabemos a quem pertence esta outra pesquisa e se ao menos será divulgada.

NOVA ENQUETE

Participe de nossa nova enquete:

Você prefere que a programação do carnaval vá até amanhecer o dia?
Sim
Não

RESULTADO DA ENQUETE V

Deixe o asfalto da BR-110 sair, ou melhor, chegar.
VOCÊ ACHA QUE O PREÇO DA PASSAGEM UPANEMA/MOSSORÓ, PRATICADO PELOS TRANSPORTES ALTERNATIVOS, É ABUSIVO?
SIM, É ABUSIVO - 91,80% (56 votos)
NÃO, O PREÇO É JUSTO - 8,20% (5 votos)
Total: 61 votos
Esta enquete foi exposta 210 vezes

RESULTADO DA ENQUETE IV

Resultado também previsível. O Upanema F.C. precisa mudar.
O QUE A DIREÇÃO DO UPANEMA F. C. DEVE FAZER?
MESCLAR COM JOGADORES EXPERIENTES DE UPANEMA - 37,50% (6 votos)
CONTINUAR COM OS MESMOS "MENINOS" - 18,75% (3 votos)
CONTRATAR JOGADORES DE FORA - 43,75% (7 votos)
Total: 16 votos
Esta enquete foi exposta 129 vezes.

RESULTADO DA ENQUETE III

Todo mundo sabe que faz mal, mas alguém deixa de tomar por isso?
Você acha que Coca-cola faz mal a saúde?
Sim - 66,04% (35 votos)
Não - 33,96% (18 votos)
Total: 53 votos
Esta enquete foi exposta 126 vezes.

RESULTADO DA ENQUETE II

Quem será este novo nome?
UPANEMA PRECISA DE UM NOVO NOME NA POLÍTICA PARA DISPUTAR A PREFEITURA EM 2008?
SIM - 65,38% (34 votos)
NÃO - 34,62% (18 votos)
Total: 52 votos

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

RESULTADO DA ENQUETE I

Um resultado até previsível, pois, ao que parece esta lei é mais uma no Brasil que não vai pegar.
VOCÊ ACHA QUE OS VEREADORES VÃO PERDER O MANDATO?
SIM - 39,58% (38 votos)
NÃO - 60,42% (58 votos)
Total: 96 votos
Esta enquete foi exposta 165 vezes.

RESULTADO DA ENQUETE I

Um resultado até previsível, pois, ao que parece esta lei é mais uma no Brasil que não vai pegar.
VOCÊ ACHA QUE OS VEREADORES VÃO PERDER O MANDATO?
SIM - 39,58% (38 votos)
NÃO - 60,42% (58 votos)
Total: 96 votos

Esta enquete foi exposta 165 vezes.

PASTOR ANTONIO ADELINO ESTÁ COMPLETANDO 4 ANOS EM UPANEMA

A Igreja Assembléia de Deus de Upanema está comemorando hoje, dia 10, o aniversário de 4 anos que é presidida pelo Pastor Antonio Adelino. A comemoração será feita a realização de um culto em louvor ao Pastor.

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA DO CARNAVAL TERMINARÁ MUITO CEDO

Alguns membros da comunidade Upanema News, no Orkut, estão reclamando que o carnaval de Upanema está previsto para terminar muito cedo, por volta das 23h00min. Os membros querem que a folia de momo se estenda, quem sabe, até amanhecer o dia.

UPANEMA PERDE PARA O POTIGUAR

A equipe do Upanema perdeu ontem mais um amistoso, desta vez para a equipe do Potiguar, de Mossoró, por 3x1.

CANTORIA AMANHÃ EM UPANEMA

Acontecerá amanhã, dia 11, uma cantoria em Upanema com a dupla de cantadores de viola Moacir Laurentino e Sebastião da Silva. O evento será no Clube Municipal a partir das 20h30min.

MATRÍCULAS PARA O ANO LETIVO DE 2008 COMEÇARAM NA ESCOLA MARIA GORETE

Atenção alunos e pais de alunos. As matrículas para quem deseja estudar este ano na Escola Municipal Maria Gorete já começaram. Os interessados devem procurar a sede da Escola no horário das 7h00min às 11h00min. As matrículas se encerram no dia 18 de janeiro.

ENTREVISTA COM ELENILSON BEZERRA

Confirma esta ótima entrevista feita pelo Jornal de Upanema com Elenilson Bezerra

Um HOMEM que tem ajudado muito os filhos de upanema nas horas que mais precisam
Por Silva Júnior, Lázaro Carlos, José Mario, Francisco Xavier e Thaiza Gabriele


Jornal de Upanema – Como foi sua ida para Fortaleza?
ELENILSON BEZERRA– Em 1975, com apenas 12 anos de idade, a convite da minha avó Maria, fui passear em Fortaleza,. Lá identifiquei com a capital, e passei seis meses. Conheci em 1978 uma pessoa extraordinária chamada Francisco Jesus Costa, conhecido por Titico de Antenor, que me convidou para trabalhar e morar com ele. Na época já morava Paulo de Maria Romana, Lauro de Levi, Naldinho de Chico Cornélio, Antonio, Valdete, Mazinho. Titico me colocou para estudar, num dos melhores colégios de Fortaleza. Em 1979 eu e Valdeci ingressamos na Aeronáutica. Valdeci seguiu a carreira militar. Eu cheguei a ser cabo. Fiz um concurso para INFRAERO e em 1982 comecei a trabalhar no Aeroporto Pinto Martins.
JU – Sabemos que o senhor é presidente de uma associação de Hipertensos e Diabéticos. Quando foi que o senhor descobriu que estava com a doença?
E.B. – Foi assim: em 1991 eu tinha 89 quilos, quando fui surpreendido, ao perder peso. Cheguei a ficar com 47 quilos. Daquele ano até 1998 passei por momentos tristes e difíceis. Nos primeiros meses da doença eu tinha muito medo de saber o que tinha realmente porque foi na época em que a AIDS estava nos seus primeiros anos de propagação. Então não deu outra: fui confundido com um aidético. Só descobri a doença verdadeira quando desmaiei. Fiquei quinze dias em pré-coma. Nesse período fui examinado e constatado a doença que tinha.
JU - E qual foi à doença que foi descoberta em você?
E.B. - Fui informado que eu estava com diabete. Depois de passar um ano aqui em Upanema, eu agradeço as orações do povo de Upanema, do povo de Fortaleza – agradeço aos irmãos da Assembléia de Deus e Batista – por terem vindo fazer várias vezes orações por mim. Se existe milagre aqui na Terra, eu sou um deles, por Deus ter me tirado da cadeira de roda e colocado para trabalhar em prol dos diabéticos e hipertensos.
JU - E depois de ser constatado que estava com diabete, o que você passou a fazer?
E.B. - Resolvi encarar o problema de frente e achar uma forma de ajudar os outros que tinha o mesmo problema meu. O primeiro passo foi participar de grupos, tentando inteirar-se dos problemas e fortificar-se em grupo.
JU - Quando surgiu a associação de diabéticos e hipertensos?
E.B. - Retornando a Fortaleza, criamos um grupo de interesse, um grupo de diabéticos e hipertensos que se reunia, que foi crescendo e se avolumando e criando uma grande adesão. Em 1998 fomos indicados por um grupo formado pelo Dr. Varcan, o Freitão, que nos convidou para ser presidente. Na época batemos de frente com a direção com a direção do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão, que era a doutora Adriana Fortes. Partimos para a primeira eleição da Associação dos Diabéticos e Hipertensos. Havia um candidato a deputado federal que tinha um slogan: “evangélico vota em evangélico. Aí copiei o slogan para “diabético e hipertenso vota em diabético e hipertenso”. Fomos eleitos com uma maioria absoluta e ficamos a frente da associação sem recursos nenhum e as reuniões eram feitas debaixo da castanheira. Não tinha nenhuma cadeira pra sentar. Em 2000 conquistamos um grande projeto, na gestão do prefeito Juracy Magalhães na questão da Secretaria de Saúde do município. Conquistamos também a coordenação da Associação e Diabéticos e Hiperternsos de Fortaleza, tendo a frente Dra. Enide. Hoje está na mão da doutora Beatriz. Antes dessa conquista, organizamos 80 núcleos em Fortaleza. Existe a Associação de Fortaleza, Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos, ADAVE, ADEGA (Associação de Diabéticos e Hipertensos do Centro Social Guiomar Arruda) Há um projeto do corpo de bombeiros em parceria com a ADHEC (Associação dos Diabéticos e Hipertensos do Estado do Ceará) denominado “Saúde e cidadania” que também é o nome do nosso programa de rádio. Em 2000, assinamos um convênio com a Prefeitura de Fortaleza. Uma tristeza é referente à cidade de Upanema. Quando trabalhamos num segmento como a saúde, enfrentamos barreiras e obstáculos e incompreensão. Desde a gestão de Valério, quando Manuel Lino era o presidente da Câmara, a gente tenta uma aproximação com a prefeitura municipal de Upanema. Só houve um sucesso na gestão de Amarildo Martins. Ele me ajudou aqui e acolá, facilitando a vida dos pacientes com estrutura física e financeira. Quando Jorge Luiz assumiu, melhorou muito a cidade. Posso até considerar sua administração com a de Jurassy Magalhães, que transformou Fortaleza. Jorge transformou Upanema, sobre asfalto, mercado, praças, reformas das unidades de saúde. Mas esqueceu um pouco o social. O que existe aqui de social são os programas de Lula. Vejo pessoas em Upanema que não tem documento, passando fome. Acho injusto a prefeitura pegar uma pessoa doente, muitas vezes com doença séria, não-identificada e mandar para Fortaleza. Dentro de um carro e me entregar. Assim, temos que forjar que o cidadão é de Fortaleza, botar no endereço meu. Pra se ter uma idéia, temos doença rara que a prefeitura de Fortaleza gastou quase 200 mil reais com uma filha de Upanema. A responsabilidade é da prefeitura de Upanema. Como se dá isso? É bom que os médicos de Upanema – não vou citar nomes - e a secretária de saúde de Upanema deixem de mandar bilhetinhos pra Fortaleza, ou seja, o médico faz duas linha no computador e assina embaixo coisa que não é assim.

"É bom que os médicos de Upanema e a Secretária deixem de mandar bilhetinhos para Fortaleza..."

O sistema SUS (Sistema Único de Saúde) não funciona assim. Upanema é uma cidade muito desenvolvida. Não se admite mais uma secretaria a nível da cidade de Upanema não encaminhar adequadamente seus pacientes pra tratamento fora de domicilio. Está na hora da gente puxar a orelha da secretária, tá na hora dela preencher os formulários do SUS, sob pena de nós tomarmos uma providência. Porque somos hoje não só do conselho de ética do Hospital do Coração, também do conselho HG de Fortaleza. Não admitimos nenhum secretário ou gestor ser omisso de suas responsabilidades. A gente entende que Upanema não quer pagar a conta do seu cidadão. A verba para a saúde é pouca, a gente entende. Mas um cidadão que for fazer um tratamento fora de domicilio é responsabilidade do gestor.
JU - Qual desses órgãos está apoiando o trabalho de Upanema?
E.B. - Eu mesmo, Elenilson. A ADHEC não pode em nenhum momento nem receber pessoas da região metropolitana de fortaleza, quanto mais de outro estado. O Elenilson fica um pouquinho dividido. Já disse ao prefeito Juracy que deixasse eu ajudar o povo de Upanema. Tenho certeza que ajudando, minha diabete vai ficar controlada. Fico até um pouquinho dividido, apesar de ser de Upanema. Eu me orgulho de participar do segundo escalão da prefeita Luiziane Lins. Numa capital e 2.400.000 habitantes e é a quarta capital do país. Eu me sinto entre os cinqüenta escolhidos pela prefeita. O que me entristece é porque as pessoas me perguntam: você um filho de Pedim de Seu Né, aqui em Fortaleza, com esse prestígio todo, aparece muitas vezes na TV Diário. Respondo: primeiro, humildade. Ninguem vai a lugar nenhum sem ela. Quando passo de Aracati pra cá, procuro esquecer os problemas sob minhas responsabilidades. Visto a camisa de um filho de Pedim de Seu Né das Barreiras, que conhece a várzea toda. Alguém que trabalhou em palha, junto com o avô Tonheiro. Eu sou upanemense. Quando passo de Aracati, volto a assumir minhas responsabilidades. Diante de tudo isso, o poder não subiu a cabeça.
JU - E o Serviço Único de Saúde?
E.B. - O SUS hoje não está muito assistido porque o cidadão não valoriza o sistema de saúde deixa os gestores fazerem o que quer. Onde o SUS não funciona, a culpa é dos gestores. Defendemos o SUS porque ele tem salvado muitas vidas. O SUS dá transplante de todos os órgãos dos seres humanos. Comemoramos agora, com muito orgulho, o avanço de transplante de órgãos no Ceará. Ganhamos de são Paulo e grandes centros. Fizemos o transplante de número 650, na semana passado. O que lamento é que mais uma vez o transplante só chegue pra pessoas em fase terminal.
JU - Você tem participado da política?
E.B. - O que conquistei até hoje em Fortaleza foi através de política. Em 2002 fui candidato a deputado estadual, pelo PSL, sem ter nenhum “santinho”. Eu fui convidado por Juracy Magalhães então prefeito de Fortaleza. Fui votado em 35 municípios do estado do Ceará, com uma votação de 647. Só em Fortaleza eu tive quase 400 votos. Minha campanha foi feita pelos amigos dos hospitais, da rua.
JU - Quais são seus planos para o apoio a alguém de Upanema no próximo ano?
E.B. - Eu tenho que ajudar mais a Upanema. Estou à procura de um candidato a vereador, que não seja suplente de vereador nem vereador e que seja comprometido com o meu trabalho voluntário, que seja identificado comigo e que goste do povo e que não trabalhe pensando em ser eleito e depois se esconder no gabinete. A política de Upanema tá toda errada. Vereador é pra está em cada esquina, no meio do povo. Em Fortaleza temos um projeto de um vereador denominado “Câmara vai nos bairros”. Até sugeri ao vereador Nonato que leve a Câmara para os sítios de Upanema para saber as dificuldades do povo. Estou conversando com vários partidos e pessoas que são pré-candidatos. Peço até perdão a Manoel Lino por não estar mais com ele para vereador e sim, num projeto grandioso. Eu queria identificar com um vereador comprometido com o povo de Upanema e a saúde. E quando for eleito, atender a todos. E atender a todas as cores. Não adianta fazer uma cidade bonita e o povo continuar com aquela mentalidade assim: “ah, esse é do verde, eu não atendo! Ah, esse é do vermelho, eu não atendo! Ah, esse está em cima do muro!” Acho que a saúde não tem partido, não tem cor. A saúde tem estar em primeiro lugar na vida do cidadão. Não é à-toa que a prefeita Luziane Lins na última pesquisa obteve um nível altíssimo. Só quem se aproximou dela foi Juracy Magalhães, com 21% de aprovação. Ela obteve 33%. O de Curitiba e o de Natal tiveram uma média de 10%. A saúde não tem partido. É um direito de todos e assegurado por lei. Quero que um vereador facilite a saída daqui para que eu possa ajudar em Fortaleza. Vou puxar a orelha, a começar dos políticos da família, que em quatro anos de mandato não deu se quer um telefonema pra mim, não me procura. Lamento por exemplo, não ter nenhuma homenagem em Upanema com o nome do velho Tonheiro das Barreiras, seja uma rua, uma praça, uma escola, nem um nome dum banco do cemitério da praça da saudade, entre outros nomes que mereciam ser homenageados. São essas coisas que a gente lamenta. Entregaram agora títulos de cidadãos a pessoas que prestam serviços à cidade de Upanema. Lamento que alguma pessoas de Fortaleza não ter recebido essa homenagem.
J.U. – Quem você acha que deverá ser o candidato a prefeito da situação?
E.B. - Acho que Jorge Luiz tem que ter gratidão política. Que é gratidão política? É aquela mão que recebeu e que tem que devolver. Acabar com essa demora de lançar o candidato. O adversário está ganhando terreno. Se a eleição fosse hoje, sem dúvida nenhuma, o eleito seria Luiz Jairo. Digo isso porque ando nos sítios e converso com os políticos e pessoas simples. É uma questão de gratidão política. Hoje também o segundo mais votado sem dúvida nenhuma é Manoel Lino. Então tá na hora de Jorge Luiz agradecer a Manoel Lino o que recebeu (a prefeitura). Upanema continuar em boas mãos, Jorge Luiz devolver a Manoel Lino, convidar logo ele para ser o candidato da gestão. E Manoel Lino que já provou que é um grande administrador, que é um político que tem seriedade, ética e com a grande vantagem que tem o sangue do Velho Tonheiro que o sangue de ajudar pessoas. Se Manoel Lino for o candidato a prefeito, estarei do seu lado, não só para trabalhar, mas para ajudar, e vestir a camisa, como fiz sempre. Inclusive na última eleição de Adelcina, estive aqui, ajudei com a parte logística da campanha de Adelcina. Se for pra prefeito ou vice-prefeito, estarei do lado de Manoel Lino. Mas se ele for indicar mais um vereador, vai bater de frente com um vereador comprometido com a saúde de Upanema ao lado de Elenilson Bezerra.
J.U. – Mensagem final
E.B. - Coordenamos em Fortaleza uma parte terciária, doenças de ponta, ou seja, tumor cerebral, tumor de fígado, de rim, etc. Como um exemplo, temos o caso de Samira e Tiago que repercutiu muito. Nossa casa de apoio em Fortaleza, com autoria do vereador Didi Mangueira, tem o nome de Miriam Sobral Dantas. Dentro do novo projeto, a prefeita Luiziane Lins vai criar o CIDFOR (Centro de Diabéticos de Fortaleza) Aí nós poderemos ajudar mais as pessoas de Upanema, com as consultas eletivas, ou seja, a medicina específica: dermatologista, oftalmologista, cardiologista, endocrinologista , neurologista, etc. Qualquer filho de Upanema que esteja desenganado pelos médicos de Mossoró ou Natal, podem nos procurar em Fortaleza que nós vamos ajudar de todo o coração. Vou deixar meu telefone de contato: (85) 3088-4537
Fonte: Jornal de Upanema