terça-feira, 29 de janeiro de 2008

RN deverá ter bom inverno em 2008

Fonte: Diário de Natal

A população do Rio Grande do Norte terá uma semana ensolarada, mas com possibilidade de pancadas de chuvas como as que vem ocorrendo nos últimos dias no começo do dia, ou fim de tarde. A previsão é de que nos dias 30 e 31 as chuvas fiquem mais intensas na faixa litorânea, porém existe a possibilidade de ocorrerem em todas as regiões do Rio Grande do Norte. O meteorologista da Empresa de Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, explicou que elas têm ocorrido em razão da circulação ciclônica do vento e dos altos níveis da atmosfera provocados pelo fenômeno La ninã. Ainda segundo ele é exatamente esse fenômeno que garantirá um bom inverno para 2008, pois mantém baixa a temperatura dos oceanos.
Ele comentou que observando o comportamento do Oceano Pacífico, constatou que a tendência para o trimestre fevereiro, março e abril de 2008 no semi- árido do Nordeste Brasileiro, onde o estado do Rio Grande Norte têm 92% de sua área inserida nessa região, é de que as chuvas deverão se configurar de normal a acima da normal, com as seguintes probabilidade: 40% Acima, 35% Normal, 25% Abaixo da média. Contudo alertou para a possibilidade de variabilidade de chuvas, os chamados veranicos por 12 dias dentro do período chuvoso), mas que isso não prejudicará a produção agrícola no RN. ``O inverno deste ano será bom para o homem do campo. Estamos com todas as condições favoráveis para que as chuvas fiquem dentro e acima da média. Porém é preciso ter cautela na hora de plantar, pois o fato de o inverno ser bom não quer dizer que não existe possibilidades de venanicos'', afirmou Bistrot.
Neste fim de semana que passou os municípios onde foram registrados o maior acúmulo de chuvas estão localizados na Mesorregião Oeste Potiguar e Central Potiguar. com destaque para os municípios de Governador Dix-sept Rosado com 50 milímetros, Upanema com 32 milímetros, Caicó com 62 milímetros e Florânea com 42 milímetros. Para esta semana a previsão é de céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva para o litoral; céu parcialmente nublado a claro, com pancadas de chuvas isoladas no agreste; parcialmente nublado a claro com possibilidade de pancadas de chuvas no Vale do Assu; nublado a claro, com chuvas isoladas no Seridó; Parcialmente nublado a claro com pancadas de chuvas para a região de Mossoró e parcialmente nublado a claro no Alto Oeste.
A temperatura em Natal ficará variando entre 30º no máximo e 24º no mínimo. Já umidade do ar ficará em torno de 85%

Nenhum comentário: