sábado, 26 de janeiro de 2008

Governo instalará bibliotecas nos municípios do RN

Até o final deste ano, 100% das cidades potiguares estarão equipadas com bibliotecas públicas. A informação foi divulgada pela governadora Wilma de Faria durante encontro realizado no decorrer da semana com o ator Celso Frateschi, presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), com quem discutiu o estabelecimento de mais parcerias para novos investimentos na cultura potiguar.
Segundo o presidente da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto, dos 167 municípios do Estado, 30 ainda não têm bibliotecas. "Mas o governo do Estado conseguiu, junto ao governo federal, os recursos necessários para suprir essa lacuna. Agora estamos dependendo apenas do interesse das prefeituras para firmarmos os convênios", destacou Crispiniano.
O presidente da Funarte também conheceu projetos e prédios administrados pela FJA, como o Forte dos Reis Magos, a Pinacoteca do Estado e o Memorial Câmara Cascudo. "Nossa intenção é fazer a Funarte cumprir cada vez mais sua missão institucional que é, entre outras, investir na formação cultural e não só em produção e circulação de eventos. Por isso, estamos aqui nos colocando à disposição para criação de projetos", afirmou Celso Frateschi.
"Nos últimos anos, o governo federal somou muito com o Rio Grande do Norte neste setor, mas com o lançamento do PAC da cultura estamos com uma expectativa melhor ainda para 2008. Nosso Estado está em ascensão econômica e social, agora queremos nos transformar também num pólo artístico do Nordeste", disse a governadora durante o encontro.
Encontro pode render novos benefícios ao Estado
A visita do presidente da Funarte, Celso Frateschi, ao Rio Grande do Norte ainda pode render outros bons frutos para o Estado. Atualmente está aberto o Programa Nacional Bandas de Música com o intuito de conceder prêmios para aquisição de instrumentos de sopro a bandas de todo o Brasil, o que entusiasmou a governadora.
"Com certeza o Rio Grande do Norte pode se destacar nesse prêmio, já que temos bandas espalhadas por todo o Estado, algumas famosas e tradicionais, inclusive com mais de 100 anos de existência", salientou Wilma.
O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade técnica e artística dos conjuntos musicais do país e os interessados devem enviar ao Centro da Música da Funarte a ficha de inscrição, acompanhada de um projeto de aquisição de instrumentos, até 14 de março de 2008.
Serão contemplados no mínimo 138 projetos, com prêmios no valor de até R$ 20 mil cada um, atendendo a todos os estados da Federação. Os critérios de avaliação são a qualificação da banda, a clareza na exposição de suas necessidades e a viabilidade prática do projeto.
Segundo o edital, serão consideradas bandas de música aquelas compostas por instrumentos de sopro e percussão, com pelo menos 15 músicos, que tenham diretoria e regimento interno e ofereçam cursos de formação para instrumentistas. Bandas de pífanos (de formação mais simples ), de rock, fanfarras, bandas marciais, e conjuntos ligados a instituições religiosas não podem se inscrever. Mais informações sobre o programa no site www.funarte.gov.br.
Fonte: Jornal o Mossoroense
Nota do blog: o Governo Municipal nos informou que tem planos de instalar nossa Biblioteca Pública ainda este ano.

Nenhum comentário: