segunda-feira, 20 de maio de 2024

Barragem de Umari começa a sangrar pelo segundo ano consecutivo


Na madrugada desta segunda-feira, 20 de maio, a Barragem de Umari começou a sangrar pelo segundo ano consecutivo, surpreendendo moradores e turistas. No ano passado, o fenômeno teve início no dia 9 de abril, mas neste ano, até o final de abril, a expectativa para a nova sangria era dada como certa uma vez que a barragem atingiu 99% de sua capacidade, mas, a estiagem no início de maio reduziu a esperança de uma nova sangria.

Contudo, uma forte chuva no município de Campo Grande na noite de domingo, com quase 200 milímetros de precipitação, mudou o cenário. As intensas chuvas causaram inundações em Campo Grande e provocaram a forte sangria do açude Morcego, que desagua na Barragem de Umari, resultando na sangria da barragem já nas primeiras horas da madrugada.

A sangria da Barragem de Umari tornou-se uma atração turística significativa na cidade, atraindo uma grande parte da população local para presenciar o evento. A beleza e a força das águas transbordando da barragem encantam os visitantes, que aproveitam para registrar o momento e celebrar a abundância de água, especialmente em um período marcado por incertezas climáticas.

As autoridades locais alertam para os cuidados necessários durante a visita à barragem, devido ao aumento do fluxo de pessoas e à força das águas. A sangria não apenas atrai turistas, mas também destaca a importância da preservação dos recursos hídricos e a imprevisibilidade das condições climáticas na região.

O corpo de Bombeiros, sediado em Mossoró, se deslocou para o local para acompanhar este evento e prestar ajuda necessária.

 

Nenhum comentário: