terça-feira, 26 de novembro de 2013

Notas das escolas no Enem já podem ser consultadas

BRASÍLIA - Alunos, educadores e gestores de instituições de ensino já podem conferir o desempenho individual, por escola, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou uma plataforma on-line na qual estudantes e colégios podem consultar sua performance nas provas do ano passado. Acesse o sistema aqui.

Os desempenhos levam em conta as notas dos participantes do Enem 2012 que estavam concluindo o ensino médio no ano passado. Somente as instituições que tiverammais de 50% de seus alunos inscritos no exame de 2012 tiveram suas notas divulgadas. Da mesma forma, só entram nesse bolo as escolas com, no mínimo, dez alunos entre os participantes.

Além de divulgar a média do colégio, a nova ferramenta do Inep permite à direção da escola saber como seus alunos se distribuíram por faixa de desempenho (menos de 300 pontos ou mais que 900 pontos, por exemplo) e por área de conhecimento. Desta forma, segundo o governo federal, cada colégio conhecerá o número de alunos em situação adequada ou inadequada, o que poderá orientar o ensino em sala de aula.

Um balanço apresentado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva nesta segunda-feira, mostra que as escolas federais tiraram as notas médias mais altas no Enem de 2012 em todas as áreas do conhecimento e na redação, superando até a rede particular.

Os resultados divulgados consideram o desempenho de 683.839 alunos do último ano do ensino médio que fizeram o Enem em 2012.

As escolas federais respondiam por apenas 13.649 desses estudantes, um percentual de meros 2%. Já as redes estaduais concentravam 448.137 participantes ou 65,53% do total. As redes municipais tinham 6.523 alunos ou 0,95%. A rede privada atendia 215.530 estudantes ou 31,51% do universo de 683 mil participantes

Nenhum comentário: