Ponte de ferro de acesso a Upanema assusta
Passar numa pequena ponte de ferro e madeira na RN-405, trecho que interliga as BR-304 e 110, é um tanto assustador, pelo barulho e também pelo risco de acontecer acidentes. O fato chegou ao conhecimento do Ministério Público Estadual, que abriu investigação para saber se o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) está fazendo a manutenção devida.
A ponte tem cerca de 150 metros sobre o rio Upanema, perto das localidades Carão e Caraúbas. É muito utilizada porque no trecho Mossoró-Upanema, a BR-110 não tem asfalto. Diante desta deficiência, o cidadão se dirige à cidade pela rodovia construída pela Petrobras, uma espécie de desvio, passando pela ponte de ferro e madeira no rio Upanema.
O Inquérito Civil, instaurado pelo promotor de Justiça Clayton Barreto de Oliveira, apura ainda as condições de tráfego, sinalização e segurança da ponte que integra a RN-405 e permite a passagem de apenas um veículo por vez.
Conforme o documento, a falta de estrutura tem causado insegurança e preocupação entre os que trafegam pelo local, único acesso asfaltado ao município. Além do alto índice de assaltos, em épocas de chuva, o nível do rio sobe e deixa a estrutura da ponte submersa, deixando a cidade ilhada. Em nome da sociedade, o promotor pede providências.
Segundo o promotor de Justiça, as intervenções do DER/RN não solucionaram o problema. "As últimas intervenções limitaram-se à retirada da camada de asfalto que cobria o vão da ponte, bem como a colocação de uma lombada não-sinalizada, o que representa, de certa forma, um arremedo", disse o promotor.
Com o Inquérito, o DER/RN tem 10 dias para informar dados técnicos e administrativos ao Ministério Público e encaminhar ofício ao Núcleo de Perícias em Arquitetura e Engenharia do MP/RN, para que seja agendada uma visita ao local.
Gerente regional do DER diz que manutenção foi feita
Ao DE FATO, o diretor regional do DER, engenheiro Nilton Rêgo, informou que esteve semana passada fazendo uma visita técnica à ponte de acesso a Upanema, na RN-405. Segundo ele, havia alguns problemas de solda, mas estes foram corrigidos. "O que ocorre é que esta ponte é de ferro e madeira, construída em cima de dormentes", explica o engenheiro, lembrando que não existe risco algum de desabamento.
Ainda conforme Nilton Rêgo, foi necessário retirar o asfalto de cima de madeira do lastro da ponte, para ampliar a segurança. E ainda conforme o engenheiro, é realmente necessário que passe um carro por vez. O diretor finaliza dizendo que tudo isto vai acabar quando o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) asfaltar a BR-110, o que, conforme o diretor, deve acontecer em breve.
Nilton Rêgo, quando diz que a BR-110 deve ser asfaltada em breve, está se referindo à declaração do diretor nacional do DNIT à governadora Rosalba Ciarlini, semana passada, de que vai vir pessoalmente ainda neste mês assinar a ordem de serviço para iniciar de imediato as obras da BR-110, no trecho Mossoró/Campo Grande, passando por Upanema.
Quanto à ação de Investigação do Ministério Público, o diretor regional do DER disse que o promotor está fazendo o trabalho dele junto à sociedade. Considera importante inclusive para esclarecer a população quanto ao trabalho de manutenção que vem sendo feito na ponte e que isto depende também, em parte, com o envolvimento de população. "Estamos à disposição para qualquer esclarecimento, seja da mídia ou do Ministério Público ou de quem quer que seja", diz o gerente regional Nilton Rêgo.
3 comentários:
Nós Upanemenses só queremos saber se vão concertarem ou fazerem outra.
Silva, aí está uma coisa importante pra se falar, pra ser debatido na Câmara dos Vereadores, pra mobilizar a população em forma de protesto. A situação daquela ponte, é um caso seríssimo. E é porque todos passam por ela- Juiz, Promotor, Prefeita, Governadora- e não vejo ninguém fazer nada, tomar nenhuma providência. Enquanto isso, ví ontem a rapidez com que construíram uma bela ponte em Campo Grande, naquele local que a chuva estragou, na saída pra Janduís/Caraúbas. Fui até a Cidade de Almino Afonso e voltei angustiada em ver tanta saída asfáltica pra tudo que é canto, inclusive, um funcionário do Hospital de lá nos disse que estão construindo a estrada de lá pra Pau dos Ferros encurtando o percurso em mais de 50 km. É um emaranhado de BR e RN tão grande (todas asfaltadas) que pra trafegar é necessário muita atenção ou ficar pedindo informação, senão quando vc menos esperar, vai tá na Paraíba, Ceará... E UPANEMA, porque não? temos uma BR- Mossoró/Campo Grande, e uma RN - Assu/Caraúbas, no entanto, não temos NADA. Basta sair por aí pra constatar a fraqueza das nossas autoridades no contexto político. É simplesmente lamentável.
Olhe, há mais de dez anos que eu venho lutantando pela criação de um projeto de construção, pavimentação e asfalto da estrada carroçável Caraúbas/Upanema/Assu, ou seja Br 304 próximo ao posto florestal, mas, não houve interesse de nem um político im importante do município de upanema.Olhe, vou relembrar a todos vocês, na última eleição para governador, em upanema até os mortos votaram na atual governadora, todos os líderes políticos, exceto, Luiz Jairo, então, se essa construção não sair nesse governo, pode acreditar que o município de Upanema vai esperar mais cinquenta ano ou mais. Então, é hora de todos correligionários cobrar a seu respectivo representante empenho na construção dessa importante obra de infra-estrutura para o nosso município.
Postar um comentário