Publicado no Dia 19/10/2007
A III edição da Feira do Livro de Mossoró que será iniciada próxima terça-feira (23) terá 43 estandes e já está sendo citada como o maior evento cultural de Mossoró em seu seguimento. Na edição deste ano, várias novidades foram adicionadas à programação com uma agenda de apresentações culturais e a criação de projetos de incentivo à leitura e à arte.
A III edição da Feira do Livro de Mossoró que será iniciada próxima terça-feira (23) terá 43 estandes e já está sendo citada como o maior evento cultural de Mossoró em seu seguimento. Na edição deste ano, várias novidades foram adicionadas à programação com uma agenda de apresentações culturais e a criação de projetos de incentivo à leitura e à arte.
Segundo a gerente de Educação do Município, professora Niná Rebouças, grande incentivadora da criação da feira do livro em Mossoró, o evento é de grande importância para o município no sentido de crescimento cultural.
"Não há como negar que a Feira do Livro é um grande evento cultural, uma prova disso é o crescimento da feira percebida a partir da segunda edição e neste ano o número de estandes superou as expectativas da organização", ressalta.
Neste ano, a feira apresentará novidades como: oficinas de poesia, leitura, histórias em quadrinhos, literatura de cordel, oficinas de blogs e contação de histórias infantis e bate-papo cultural. Na programação estão incluídas também inúmeras apresentações artístico-culturais de grupos de teatro e dança de escolas públicas de Mossoró.
Outra novidade neste ano será a criação de um espaço denominado de auditório onde serão realizadas palestras. Neste espaço serão realizados debates com personalidades da literatura do cenário local e nacional. Entre as personalidades convidadas e com presenças confirmadas para a III Feira do Livro de Mossoró estão: Elisa Lucinda (poetisa e atriz), Bartolomeu Campos (escritor) Paulo César Araújo (autor da biografia proibida de Roberto Carlos), Moacir Assunção (estudioso do cangaço) e o jornalista global Caco Barcellos.
A III Feira do Livro que será aberta no dia 23 se estenderá até o dia 28, e será instalada na Estação das Artes Elizeu Ventania, Centro de Mossoró. A expectativa dos organizadores é que o número de visitantes seja compatível com o crescimento da feira. "A feira é um espaço cultural que abre oportunidades para todas as classes, no evento os escritores, artistas e alunos têm a oportunidade de mostrar seus talentos ao público", frisa Niná Rebouças. A participação do público na feira do livro é gratuita com acesso livre para todas as atrações e visitações.
Os temas das oficinas serão: Noite Poética, Quarta da Poesia, Quinta do Conto, Sexta dos Brinquedos, Sábado da Prosa e Domingo do Clássico. As oficinas já começam na terça-feira, noite da abertura oficial da III Feira do Livro de Mossoró.
Mais atrações
Dentro da programação da Feira do Livro de Mossoró, a Petrobras vai oferecer oficinas voltadas para crianças a partir dos 7 anos de idade e adolescentes. Durante todo o evento os monitores irão desenvolver atividades lúdicas que se estenderão às áreas de música, poesia e clássicos literários.
Para participar será necessário que as crianças e adolescentes cheguem antes do horário previsto da oficina para fazer a inscrição. No estande, o público terá acesso a obras literárias patrocinadas pela empresa. Durante todo o evento também haverá visitação ao Museu do Petróleo.
A Petrobras também participará da feira com apresentações culturais no Circo da Luz na feira do livro. Na quinta-feira, dia 25 de outubro, estará se apresentando, às 18h, o grupo de Chorinho Manoel do Cavaquinho e o Grupo de Forró Antônio Bicora, projeto patrocinado pelo Fundo da Infância para a Adolescência (FIA), parceria com a prefeitura municipal de Grossos e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).
Na sexta-feira, 26 de outubro, será a vez do grupo de dança do projeto Abelhar, do município de Felipe Guerra. No domingo, às 18h, ocorrerá a performance teatral do projeto Educarte, de Upanema. Eles apresentarão a peça "Gente é para brilhar e não pra morrer de fome". Todos estes projetos são do Fia, patrocinado pela Petrobras, juntamente com as prefeituras municipais e o Comdica de cada cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário