terça-feira, 26 de outubro de 2010

LEITOR: CONCEIÇÃO DANTAS

Caros,


Segue algumas considerações em contrinuição as  postagens de blogs de Upanema sobre  o presidente Lula    
                                                                                   
Lendo essas postagens, gostaria de contribuir com a analise, colocando três pontos para  entendermos com mais amplitude esse fato:
1º) A maioria dos meios de comunicação televisiva (com exceção da GLOBO) anunciou a farsa construída pelo candidato Serra. Lula apenas se embasou pelas noticias divulgadas.
Na verdade, não foi o PT que estava lá protestando. Quem protestou foi uma  categoria chamada mata mosquito- agentes de saúde da endemia do RJ, composta do 6.000 agentes de saúde, demitidos quando Serra era ministro. A caminhada de Serra, organizado por Cesar Maia, muito provavelmente, passou propositalmente em frente a sede da associação destes agentes. Esse categoria é como muitas outras, massacradas pelos governos do PSDB, como é o caso dos professores de SP que em ato público, ano passado, foram recebido por Serra/gov-SP com cães treinados, cavalaria e bombas de gás. Tratando os professores como criminosos e agressores, quando na verdade, eles estavam apenas protestando e reivindicando salários dignos. Essas reivindicações acontecem em SP, no RJ e em  nossa Upanema, o que diferencia, nestes casos, é a forma que os governos concebem a relação com os manifestantes.  
Na verdade, nós vivemos em uma eterna luta de classe, quem é pobre trabalhador tem um lado, por que tem seus desejos e reivindicações;  quem é rico detentores dos meios de produção  fica do lado dos ricos como é o caso da maioria dos meios de comunicação de nosso país;
2º) O Que  a candidatura Serra queria com esse episódio é desviar a atenção do suposto dossiê da quebra de sigilo dos tucanos , que com os fins das investigações pela PF, foi comprovada a ligação do Jornal Estado de Minas ligado ao Governador Aécio Neves. O dossiê que diziam ser feito pela campanha de Dilma, terminou envolvendo  a briga interna do PSDB, em momentos de Pré- campanha, quando o Partido estava definindo sua candidatura e estava em disputa SERRA x AÉCIO.
Porém, como demonstra algumas pesquisas internas de campanha, essa farsa  da bolinha de papel fez efeito contrário e, depois disso Serra já perdeu mais  três pontos. Basta esperarmos as próximas Pesquisas;
3º) Por fim, penso que nós que somos privilegiados dessa sociedade, conseguimos estudar, deveríamos nos espelhar nas atitudes das pessoas mais simples, inclusive as que não tiveram uma educação formal e tem muita sabedoria.
Nós não podemos nos embebedarmos  por essa impressa burguesa e preconceituosa que até hoje não admite que um operário e sobretudo retirante nordestino tenha chegado a presidência da República. Insinuar, que Lula estava bêbado (consumidor de cachaça) por denunciar a farsa cometida por José Serra é puro preconceito. Nem eu, nem você e nem ninguém nunca viu o Presidente Lula bêbado. Mesmo no tempo em que o mesmo era um simples operário metalúrgico. Esse pretexto é, repito, puro preconceito de classe. Os políticos da elite (PSDB, DEM...)  podem se embriagar com wsky, conhaque Henessy que custa R$ 900,00 a DOSE, (como bem falou o ex governador de São Paulo Claudio Lembo do DEM),  que não há nenhuma repercussão midiática. Mas beber cachaça(bebida de pobre), já é demais  para essa impressa.   
Por tanto, divulgar esse tipo de preconceito é repetir o que a imprensa elitista, (que o jornalista Paulo Henrique Amorim chama de PIG-Partido da Imprensa Golpista), faz por não ter argumentos políticos para combater o governo vitorioso do Presidente Lula. Este tipo de argumento em nada contribui para a informação e elevação do nível de consciência do povo Upanemense e demais leitores.
Neste episodio, temos que divulgar: GLOBO - “A máscara  cai mais uma vez”
Utilizou 07 minutos do jornal Nacional (horário nobre) para justificar o injustificável: a simulação da campanha Serra no episodio da bolinha de papel. Enquanto isso, o IBGE anunciava uma taxa de desemprego recorde no País, 6%. Numero mais de 3 vezes menor que em alguns países desenvolvido. O tempo gasto para analisar esses números foi de 70 segundos. Isso sim é ditadura da comunicação!!!  
Mas não podemos nos embebedar,  temos que  parafrasear  “A máscara  cai mais uma vez” neste caso a da globo e a do SERRA.

Atenciosamente,
Conceição Dantas
Militante do Partido dos Trabalhadores

4 comentários:

Profº Erivan Silva disse...

Conceição,
Muito bem desnvolvida sua defesa. Parabéns! Divulgar a verdade, com imparcialidade, dveria ser o referencial de nossos colegas blogueiros. Porém, notamos em alguns posts que isso nem sempre acontece! Lamentável.

Anônimo disse...

ISSO MESMO AMIGA!!!!!
Chega de tanta mentira e vamos nesta luta para neste domingo eleger a primeira mulher presidente.
Quem decide é o povão e não a mídia, os poderesos. E com certeza o povão vai votar DILMA 13!!!
Hoje o povão está nas ruas - dia D de mobilização!
Dia do aniversário do nosso presidente LULA e o presente não vai ser só dele, mais de todo o povo brasileiro. A vitória de DILMA 13!!!!!

Anônimo disse...

Há tempos não via tanta lucidez...
Parabéns, Senhora!

Thiago Rocha disse...

Belo post, mas não vi a Globo denunciar a farsa de Serra, muito pelo contrário, a Globo aumentou a farsa com a estória da fita de durex na cabeça, só e Globo viu isso... Abraço...