terça-feira, 26 de outubro de 2010

MEU VOTO...

::política
Gostaria de pedir licença aos leitores do nosso blog para, pela primeira vez nesses quatro anos de existência deste espaço, externar nossa posição política frente ao pleito do próximo domingo, 31 de outubro.

Não é nossa pretensão descer a minúcias sobre os motivos que nos levaram a tomada de partido por determinado candidato em detrimento do outro, pois, isso consumiria muito tempo que hora não dispomos. Assim sendo faço os seguintes comentários:

DA IMPORTÂNCIA DO SEGUNDO TURNO
Inicialmente gostaria de destacar a importância da eleição não ter sido decidida no primeiro turno, possibilitando, na nossa opinião, uma maior consolidação da nossa democracia. Caso o PT tivesse suplantado os adversários com uma vitória esmagadora no primeiro turno, como as pesquisas chegaram a apontar, o Partido dos Trabalhadores e seus aliados, também o presidente Lula, entenderiam que os erros por eles cometidos foram aceitos pelo povo e que poderiam continuar com práticas como "mensalão" entre outros “métodos” e o pior, sem punição para os culpados. Destaco também os constantes e nocivos ataques a imprensa, o que poderia futuramente levar a um cerceamento da imprensa livre o que já foi tentado.

DO SEGUNDO TURNO
Chegado o segundo turno a eleição realmente se tornou plebiscitária. De um lado o legado de Fernando Henrique, o qual reconhecemos totalmente, e do outro o legado de Lula com 28 milhões de pessoas saindo da miséria absoluta.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Não posso negar que nossa formação acadêmica, no curso de História, contribuiu sobremaneira para a tomada de decisão. Quem faz um curso na área das Ciências Sociais se da conta de forma mais direta da realidade que nos cerca, assim, estamos decidindo entre voltar ao neoliberalismo que representa o PSDB ou o direcionado as camadas populares que representa o PT.

DECISÃO
Portanto, na nossa visão a diferença é clara entre uma proposta de volta ao neoliberalismo ou um governo voltado para o povo mais humilde e que precisa de uma maior assistência, com mais emprego, mais educação, o que representou o governo Lula.

Reconhecemos assim que tivemos graves problemas nos últimos oito anos, mas também que os benefícios alcançados foram superiores em todas as áreas o que credencia Dilma Roussef a merecer nosso voto por representar a proposta de continuidade que no nosso modo de ver vem dando certo e que sem dúvidas deixou o Brasil mais forte na última década.

21 comentários:

Anônimo disse...

Vou denunciar esse blog, vc fazendo política. KKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Parabéns Silva Junior pela sua crônica.

Zé Wilson disse...

Caro Silva,

Independente da posição do seu voto, sua análise é brilhante, sincera e semelhante a de muitos brasileiros que tem um apurado senso crítico.

Parabéns

Sarah disse...

Concordo em gênero número e grau. E vc sabe caro amigo que misturar religião e política sempre deu muito mas muito errado. Fui a uma palestra no começo do ano e me emocionei quando o palestrante falou: "O Brasil é um dos poucos países do mundo onde se convive na mesma casa um católico, um evangélico, um espírita e outros, e um não pensa em matar o outro.

Profº Erivan Silva disse...

Amigo, Silva Jr.
Parabéns pela coragem e pela boa argumentação! Seja bem vindo ao grupo! A vitória está próxima! E viva a Democracia!

Anônimo disse...

infelismente o caro amigo levou a uma decadencia de opinião levando a desistencia de muitos a leitura do seu blog, por semelhantes e motivos q levam a uma politica partidarista ao q um jornalista, se isso q se pode chamar do mesmo, naum poderia expor politicamente.

Upanema site disse...

Gostei Silva Jr.!
Faço minha as suas palavras.

Upanema site disse...

Gostei Silva Jr.!
Faço minha as suas palavras.

Tiago Canuto disse...

Silva,

Como o texto foi em terceira pessoa, vou me incluir nesse plural.

Voto Dilma por perceber que o Brasil, o Nordeste e o povo humilde desse país tiveram um governo que pensaram neles, que lhes deram oportunidades e vez.

Anônimo disse...

PÁRABENS, SILVA JUNIOR, ACHO VC. UMA PESSOA MUITO CRITICO EM ALGUMAS SITUAÇÕES MAIS REALMENTE VC, DISSE TUDO ...

Anônimo disse...

Acho que todos os blogs, revistas, jornais, etc deveriam deixar claro suas posições frente a uma disputa eleitoral (tomar partido). Esse discurso de imparcialidade é ridículo, veja o caso da revista Veja, da Folha de São Paulo, da Globo.... O jornal O Estado de São Paulo publicou editorial assumindo o apoio a candidatura Serra. A revista Carta Capital, desde o início da campanha, publicou editorial asumindo o apoio a candidatura de Dilma. Acho que essa posição é civilizada, politicamente correta e faz elevar o debate político. Não se esconde atrás de uma "impacialidade" que não existe.
Independentemente da sua posição, parabenizo pela sinceridade e clareza. É um bom exemplo prá ser seguido pelos demais

Anônimo disse...

Acho que todos os blogs, revistas, jornais, etc deveriam deixar claro suas posições frente a uma disputa eleitoral (tomar partido). Esse discurso de imparcialidade é ridículo, veja o caso da revista Veja, da Folha de São Paulo, da Globo.... O jornal O Estado de São Paulo publicou editorial assumindo o apoio a candidatura Serra. A revista Carta Capital, desde o início da campanha, publicou editorial asumindo o apoio a candidatura de Dilma. Acho que essa posição é civilizada, politicamente correta e faz elevar o debate político. Não se esconde atrás de uma "impacialidade" que não existe.
Independentemente da sua posição, parabenizo pela sinceridade e clareza. É um bom exemplo prá ser seguido pelos demais

Anônimo disse...

Silva, vc é um babão mesmo.

já sabe que dilma vai ganhar, ai resolveu escrever isso.

vc é totalmente parcial em seu blog. só escreve o que lhe interessa.

Anônimo disse...

É preciso o Brasil continuar avançando. Lula conseguiu durante os dois mandatos avançar! São avanços que conseguiram trazer transformações importantes para todos os Brasileiros. Agora é preciso continuar essas mudanças e DILMA é na minha opinião, o nome mais representativo neste momento!
Escolha 13 e vamos em frente com mudanças!
PROFESSOR HOLANDA
AMOR, PAZ E ESPERANÇA
PARNAMIRIM, 26/10/2010

AnÐré Jr disse...

Texto bem claro e real com os fatos, o governo de Lula não foi perfeito, mas o nosso desenvolvimento foi exemplar.
Ao analisar os fatos eu também vejo que a continuidade desse governo é o sentido certo.
Estou atualmente cursando Eng Civil na UFRN. É um bom momento na universidade, e no mercado de trabalho na minha área, em comparação com tempos passados.
Estamos evoluindo economicamente e é necessário, para o Brasil, um governo que saiba a quem destinar nossas riquezas.
Do povo, para o povo.

Anônimo disse...

Estamos muito felizes por suas declarações. Enfatizando principalmente a formação acadêmica, sou exemplo de como o governo Lula proporcionou oportunidades a quem deseja estudar. Tive oportunidade de participar da 1ª turma de Residencia agrária, um curso de especialização de um país de 1º mundo, promovido pelo PRONERA. Esse título me credenciou para o mestrado. Com a DILMA, outros conterraneos nordestinos também terão essa oportunidade. VOTO 13.
Flávio Basílio.

Anônimo disse...

Na minha humilde concepção, uma parte do povo brasileiro tem um problema sério de memória. Com isso, alguns políticos com memórias privilegiadas se aproveitam e tecem comentários tendenciosos manipulando a opinião pública. Não dá prá dizermos que o FHC foi um péssimo governo! Não concordo com isso! Teve suas vantagens e seus defeitos. Da mesma forma o governo Lula. Entendo que o Brasil, após anos de atraso, está numa crescente em seu desenvolvimento. Quem entrar, deverá dar continuidade a esse processo. O Lula praticamente adotou a maioria dos projetos de FHC e simplesmente aperfeiçoou. Quem entrar deverá seguir a mesma política. Até porque não tem como mudar muito.O brasileiro deve torcer prá isso. O que está pobre nessa campanha são os debates entre os dois candidatos. Sempre um atacando o outro. Que coisa chata! Entendo que temos problemas demais prá resolver nesse país. Nem Lula e nem FHC resolveram todos os problemas: de segurança, de saúde, de educação, de habitação, de saneamento básico, de infraestrutura, de corrupção, entre outros. Pelo contrário, alguns desses setores estão piores. O Brasil tem que sentar e tentar pelo menos resolver esses problemas básicos.
Onildo.

Anônimo disse...

Caro blogueiro,

Libere os dois comentários q enviei ontem(26/10), eles não contém nenhum tipo de ofensa pessoal. No primeiro, só fiz explicitar a minha preferência pelo candidato José Serra, com uma breve justificativa. E no segundo comentário(post "Leitor: Conceição Dantas"), fiz críticas a algumas considerações escritas pela leitora, mas sem desrespeitar a mesma.
Espero que o ilustre blogueiro, publique os meus comentários, dando assim, exemplo de um nobre ato democrático.

Mossoró Press disse...

Caro anônimo, em um dos comentários vc até me elogia... mas não publicarei simplesmente pq vc naum se identificou! entenda, vc pediu voto para seu candidato mas não se identificou, portanto, naum será liberado. Então eu pergunto, qual o problema de se identificar?

Imagine ai a quantidade de comentários q eu recebo dizendo sou + fulano, etc, nesta campanha contendo declaração de voto precisa ser identificado para ser publicado no meu blog.

Também me questiono pq nenhum eleitor de Serra se identificou aqui, não vejo nenhum problema, acho q naum devem ter vergonha...

Anônimo disse...

Caro blogueiro, vc acabou de publicar um comentário de um anônimo, exaltando a candidata Dilma Rousseff no Post da leitora Conceição Dantas. E lembrando q eu não pedi voto para o meu candidato, só explicitei os meus motivos para votar nele. Não tenho vergonha de votar em Serra, muito pelo contrário..., mas como o voto é secreto acho q tenho o direito de não me identificar. E no comentário sobre o post de Conceição Dantas, eu não faço nenhuma menção ao candidato José Serra, só faço algumas críticas, pois discordo de alguns considerações feitas pela leitora.

Mossoró Press disse...

Sim amigo, vc fez críticas e não se identificou para receber uma possível resposta. Que democracia é essa sua?