quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

VACINA CONTRA A DENGUE SERÁ TESTADA

247 - Aracaju é uma das 13 cidades brasileiras onde a vacina contra o vírus da dengue será testada em humanos. Os testes ocorrerão no primeiro semestre de 2016.

Os pesquisadores vão detectar um local onde se tem uma maior densidade do Aedes aegypit. Daí, vão procurar essas pessoas, conversar com elas e realizar uma bateria de exames - desde o cardiológico até o simples exame de sangue. Elas serão selecionadas e aquelas que quiserem colaborar com a pesquisa tem que assinar um termo de responsabilidade e serão vacinadas.

Serão selecionadas pessoas de dois até 59 anos de idade, sem doenças crônicas. Grávidas não vão poder participar. Esta é a terceira etapa de desenvolvimento da vacina, que é feita com o vírus inativado da dengue. O Instituto Butantã, em São Paulo, está à frente das pesquisas.

As etapas anteriores foram satisfatórias e, se comprovada a eficácia em humanos, a vacina vai combater os quatro tipos de vírus da dengue. Os testes iniciais já mostraram que ela não tem eficácia contra o vírus da febre chikungunya e o zika vírus.

A expectativa do Instituto Butantã é que a vacina já esteja disponível para a população em 2017. Além de Aracaju, os testes serão feitos em Porto Velho, Boa Vista, Manaus, Recife, Fortaleza, Brasília, Cuiabá, Campo Grande, São Paulo, São José do Rio Preto (SP), Belo Horizonte e Porto Alegre.

Nenhum comentário: