quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

DEU NO JORNAL DE UPANEMA


Coluna de José Mário na edição 84 do Jornal de Upanema
TRÊS EM UM
Resolvi chamar este meu comentário de 3 em 1 devido sempre escrever um comentário por mês nas edições anteriores . Com o retorno do JU depois de vários meses sem circular acredito que vale a pena comentar estes três assuntos que estão bem evidentes em nosso meio.

JORNAL DE UPANEMA
A partir desta edição, o mesmo estará 100% upanemense. No passado era preparado aqui e impresso em Mossoró, agora será editado e impresso no Município. Em outubro  completaremos dez anos de existência. Durante esse tempo passamos por momentos difíceis, alguns de reconhecimentos outros de descréditos, mas não desistimos. Sempre pensando no melhor para Upanema, sem distinção de cor partido ou religião, mas sustentado por duas pilastras sociais: educação e cultura. Uma breve História destes dez anos: logo que em outubro de 2003 inauguramos o Jornal de Upanema, já iniciamos os preparativos para ajudar os alunos a prestarem o vestibular em 2004, promovendo uma semana de aula antes do vestibular. Deu resultado. A Prefeitura adotou a idéia e passou anualmente a trazer professores antes do vestibular. Como o jornal também existia na Internet e em Upanema só existia a Escola Calazans Freire em que podíamos acessar a Internet e atualizar o Jornal, o fazíamos lá. Passado um período fomos informados que a direção da Escola não permitia mais que o Jornal fosse atualizado na internet da Escola. Passamos a atualizar em Mossoró pagando passagem ou pegando carona. Não desistimos. Fomos à luta. Através de uma parceria do JU e um 
empresário em Mossoró, trouxemos a Internet para Upanema. Nestes 10 anos ajudamos a resgatar eventos em Upanema também. O encontro Universitário que havia acontecido o primeiro na década 80 foi um deles. Nas entrevistas do JU passaram pessoas simples e autoridades, tanto upanemenses com de outros Estados. Acompanhamos crianças chegarem à adolescência. Jovens chegarem à fase adulta, e adultos chegarem à terceira idade. E não paramos. Em 2011, na festa da emancipação do Município, passamos a transmitir uma hora diariamente de programação na TV local e o carnaval de 2012 foi transmitido ao vivo. Mas neste começo de ano a TV saiu do ar.

SECA
A nova geração e até os mais antigos em poucos anos não viram uma seca tão forte como esta de 2012. O nosso Município, na maior parte ainda não está sentindo problemas maiores. Principalmente quem mora na margem do rio. E há uma esperança que este ano volte a chover. Caso as experiências sejam negativas, ou seja, se não chover este ano a situação não será fácil, pois os  grandes reservatórios não suportarão a evaporação e o consumo d’água.

POLÍTICA
Passado a campanha, o período de transição e após um mês do ano de 2013 ainda pode se ver muito da campanha. Fico a admirar como as pessoas, uma minoria é claro, parece que acham ser a disputa eleitoral como uma coisa eterna. Calma pessoal! A campanha passou, todos nós sabíamos que o pleito não seria empate até mesmo se fosse, um ficaria no poder. Pessoas comentam algumas atitudes que chegam ao absurdo tanto da situação que antes era oposição como da oposição que antes era situação. Calma pessoal! A política é sempre assim: um ganha e outro perde. Acredito que é hora de baixarmos as bandeiras, ouvirmos boas músicas, conversarmos boas ideias, esquecer as desavenças partidárias, a oposição se articular com seriedade e compromisso e fazer o seu papel. A situação deve preparar o Município e seu povo para o futuro e gerir as entidades públicas: saúde, escola e as políticas públicas. É hora de desarmarmos os palanques e trabalharmos por Upanema 

Um comentário:

Anônimo disse...

Ze Mario vc é o cara!
Parabens pelas palavras e esperamos de verdade queelas entrem nos corações daqueles que necessitem.

Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!