quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Chuvas não representam que teremos um bom inverno


Matéria publicada na edição 84 do Jornal de Upanema
Apesar do tempo nublado e chuvas esparsas  neste início de ano, essas pancadas não representam que teremos um bom inverno já que essas precipitações estão ocorrendo devido a fenômenos  climáticos secundários e não pelos fenômenos que geram um bom  inverno, que é a chamada Zona de Convergência Intertropical. A atuação desse fenômeno tem como ponto alto o mês de março, por isso a relação entre inverno e o Dia de São José (19 de março). 

De acordo com Gilmar Bristot, que é gerente do Setor de Meteorologia da  EMPARN, essa condição no Estado, que hoje é permanente de seca, deve prevalecer ao longo do ano. Já os dados da FUNCEME (Fundação Cearense de Meteorologia do Estado do  Ceará) indicam  que durante os próximos três meses (fevereiro, março e abril de 2013), as chuvas no semi-árido da Região Nordeste do Brasil ocorrerão entre as categorias abaixo do normal a normal.  

Felizmente nosso município sofre menos com a seca devido a possuirmos um vasto reservatório hídrico (Barragem de Umari) que apesar de subutilizado é importante num momento crítico como esse para as populações ribeirinhas. Mas basta visitar outras comunidades que não são banhadas pelo Rio Upanema para  perceber a situação crítica pela qual está passando o homem do campo com suas poucas cabeças de gado morrendo de fome e sede e ainda tendo que buscar o sustento da família sem a ajuda do roçado.  

Este, como diz o poeta, é antes de tudo um forte, e não desanima na esperança de que o drama da estiagem prolongada chegue breve ao fim.

Nenhum comentário: