sexta-feira, 30 de julho de 2010

ESTUDANTE UPANEMENSE É DESTAQUE NO SITE DO GOVERNO DO ESTADO

SEEC participa da reunião anual da SBPC

Estudante da Escola Estadual Calazans Freire de Upanema
Foto: Marlio Forte
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura participou da 62ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência), com 16 stands montados no pavilhão 02, da XVI Cientec, Semana de Ciência Tecnologia e Cultura da UFRN, que acontece durante a reunião. Os eventos foram realizados entre os dias 25 e 30/07, na Praça Cívica do Campus Universitário. Além das coordenadorias e subcoordenadorias da Seec, 14 Diretorias Regionais de Educação e Desporto (Dired´s) apresentaram projetos com o tema "Expressão do Fazer Científico na Educação Básica Estadual".

Os projetos, desenvolvidos nas escolas, foram elaborados pelos alunos do ensino médio e fundamental com a orientação dos professores. Um dos trabalhos apresentados com grande destaque foi o Robô Aquático para Pesquisas Ambientais. A máquina construída com 80% de material reciclável foi feita de cano PVC, Isopor, cano de parabólica, motor de limpador de para brisa, 2 câmeras para coletar imagens de vídeo e um recipiente para coletar amostras de água. O protótipo tem controle remoto com ½ Km de alcance e foi montado para ser utilizado em pesquisas ambientais.

O robô aquático foi criado pelo estudante Emerson Ciarline, do 3º ano, da Escola Estadual Calazans Freire, da cidade de Upanema. Segundo Emerson a idéia surgiu com a necessidade de contribuir com a despoluição dos rios e lagoas. "A máquina não vai substituir o homem, vai apenas auxiliar. O objetivo é associar a robótica com o trabalho humano". Afirmou.
Fonte: CBM 
Nota do Upanema News:
Emerson Ciarline atualmente está cursando o 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Calazans Freire. Emerson já vem se destacando a alguns anos na Feira de Ciências do Dired.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa pessoa que falou que deve ser um serviço de má qualidade pq não chegou a 90mi deve ser um cabra besta que não entende nada.