sábado, 9 de janeiro de 2010

Programa de aquisição de alimentos é destaque da agricultura 2009 em Upanema

Segundo, o presidente da cooperativa COOPAVALEASSU, Sr. Adelberto Rocha, filho natural da cidade de Upanema/RN, o município tem grande vocação para agricultura e precisa de mais apoio do município, pois o agricultor com dinheiro, o comércio de Upanema vende e o município se torna mais forte, se desenvolve. O município tem feijão, é grande produtor de mel, carne ovina, carne bovina, tem as frutas, como caju, cajarana e umbu, que são desperdiçadas, tem queijo de qualho de excelente qualidade, além de ser grande produtor de leite, que alguns produtores vão vender até em Mossoró por falta de opção. A prefeitura podia cooperar e ter uma política mais efetiva para agricultura comprando produtos da agricultura familiar do nosso município para merenda escolar.

No ano de 2009, segundo Rocha a agricultura em Upanema foi um dos grandes beneficiados pelos projetos do PAA (PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS da CONAB/RN), esses produtos melhoraram a merenda escolar dos alunos e entidades da cidade. Esses projetos também, diz ele, é fruto da organização dos agricultores do município, que vem há muitos anos lutando na cidade de Upanema e com o importante apoio do sindicato rural local, e esse ano a Associação de Piracicaba/Umari, que trabalham juntas e Associação PALHEIROS III, incentivada pelo presidente do sindicato, Paulino Neto, se organizou e apresentaram projetos para o PAA, a Associação Palheiros apresentou projeto de venda de 5.000 Kg de mel em sache e a Associação Piracicaba apresentou projetos de venda de doce de caju (6.000 Kg) e rapadura de leite (1.000 Kg) e de polpa de frutas (2.000 Kg). Adalberto Rocha também destaca a doação de 10.000 Kg de farinha de mandioca pela CONAB para diversas associações de Upanema, que combateram a fome e desnutrição nos assentamentos, esse projeto só foi possível, com a parceria das associações com a cooperativa COOPAVALEASSU, que deu o caminhão e o óleo diesel para transporte.

A produção de mel no município, também segundo Rocha é destaque e gera renda para várias famílias, inclusive o RN deve chegar esse ano a 2.000 toneladas/2009, 11% a mais que 2008. Esse fato é considerado um recorde para o Estado, nesse crescimento tem muito da nossa cidade, e não se sabe. No município de Upanema, a produção de mel era pulverizada e os apicultores não conseguiam se organizar, sendo muitas vezes vítimas de atravessadores, oriundos de outros Estados que explorava os mesmos, não oferecendo um preço justo pelo mel produzido. No ano de 2004, com a implantação de 2 (dois) núcleos apícolas nas comunidades rurais de Piracicaba e Umari pelo PROJETO DO MEL do Instituto Federal de Educação Tecnológica do RN, iniciativa patrocinada pela PETROBRAS, esses apicultores foram capacitados e formarão uma cooperativa (COOPAVALEASSU), que organizou a produção de mel de 10 municípios em um entreposto de beneficiamento de mel com licença do Ministério da Agricultura para comercialização de mel em território nacional. Em 2009, a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) comprou da cooperativa um total de 31.100 Kg de mel em sache para 37.550 alunos de 150 escolas estaduais e municipais e creches de 11 municípios da Região do Vale do Açu e Médio Oeste, sendo esses: ITAJÁ, MACAU, GUAMARÉ, PORTO DO MANGUE, CARNAUBAIS, PENDENCIAS, ALTO DO RODRIGUES, IPANGUAÇU, JUCURUTU E UPANEMA.

No município de Upanema é o 2 º ano que as escolas municipais e estaduais e entidades: Igreja Assembléia de Deus de Upanema (Escola Bíblica Dominical), Programa e Projetos Sociais (Peti, Educarte, Projovem), Grupo De Idosos Alexandre de Oliveira, Grupo de Idosos Dois Irmãos Cosme E Damião, Clube de Mães Antonia Luzimar de Aquino, Pastoral Da Criança e as Associações: Colunas do Assentamento Nova Vida, do Assentamento Monte Alegre , do Assentamento Padre Pedro Neefs e Programa Saúde da Família PSF I ,II, III, IV, e do Sítio Pereiros recebem mel de abelha em sache, frutas,doce de caju, rapadura de leite e diversos outros alimentos comparados também pela CONAB/RN através de projetos voltados para o agricultor familiar.
Publicado na edição 68 do Jornal de Upanema

Um comentário:

Anônimo disse...

Upanema com todo este potencial na área de fruticultura falta apenas gestão na área da agroindustria. Cabe ao poder público introduzir uma fábrica de polpa de fruta para ser comercializado na cidade e o excedente para as cidades adjacentes.