sexta-feira, 7 de novembro de 2008

JORNAL DE UPANEMA: COLUNA UPANEMA E EDUCAÇÃO

Divulgado o resultado da Olimpíada de Língua Portuguesa
Todas as escolas de nossa cidade participaram da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e na etapa municipal, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, na qual eram escolhidas as melhores redações das escolas do município, sejam estaduais ou municipais, já foram escolhidos os textos vencedores e encaminhados ao MEC para a etapa estadual. A olimpíada era dividida em três categorias, a saber: dos 5°s e 6°s anos os alunos teriam que escrever uma poesia; dos 8°s e 9°s anos os alunos escreveriam um texto de memórias e nos 2°s e 3°s anos do ensino médio os alunos teriam que escrever um artigo de opinião, todos os textos teriam como tema “o lugar onde vivo”.
Na categoria “poesia” venceu a aluna Ravena da Escola Municipal Antonio Paula da Silva (PA Nova Vida) e os orientadores foram a professora Janicleide e o estagiário, do Pedagogia da Terra, Marcos Antonio.
A categoria “memórias” foi vencida pela aluna Alcione Maria da Escola Municipal Maria Gorete e teve como orientadora a professora Socorro Gonçalves.
Na categoria “artigo de opinião” venceu a aluna Plínia Medeiros da Escola Estadual José Calazans Freire e o orientador foi o professor Francisco Gondim.
Upanema faz adesão ao programa Brasil Alfabetizado
A Secretaria Municipal de Educação já fez a adesão à segunda etapa do Programa Brasil Alfabetizado – PBA do MEC. Nesta etapa a meta da secretaria é alfabetizar 500 alunos com idade superior a 17 anos. Em dois mil e sete, o programa alcançou mil e setenta e seis municípios cujos índices de analfabetismo eram de trinta e cinco por cento ou mais. Um milhão e trezentos mil jovens e adultos foram alfabetizados. Para dois mil e oito, o governo espera alcançar mais de um milhão de pessoas e atender a mil e novecentos municípios com índice de analfabetismo superior a vinte e cinco por cento.
A equipe gestora local do programa já iniciou o cadastro dos professores alfabetizadores como também dos alunos.
Sec. de Educação avaliará alunos
Todos os alunos do 5° ano, das escolas municipais, irão passar por uma avaliação do nível de aprendizado das habilidades e dos conteúdos correspondentes a esse nível de ensino. Essa avaliação faz parte do Plano Estratégico da Secretaria – PES e objetiva conhecer o nível dos alunos que irão freqüentar os anos finais do ensino fundamental. As provas serão produzidas aqui mesmo em Upanema, pela equipe da secretaria, e já estão em fase de elaboração.
Provinha Brasil
Cerca de 4.680 municípios brasileiros receberão o quite da segunda etapa da Provinha Brasil. Upanema é uma dessas cidades e no início de novembro a Secretaria Municipal de Educação receberá, do MEC, o quite da provinha Brasil, que contém as provas, os cadernos dos professores aplicadores e os manuais de orientação, para avaliar o nível de alfabetização de todos os alunos do 2° ano do Ensino fundamental das escolas municipais.

Nenhum comentário: