terça-feira, 14 de outubro de 2008

Programa Mova Brasil amplia processo de alfabetização na região oeste do RN

Publicado no Dia 13/10/2008
Fabiano Souza

OESTE - O município de Messias Targino foi mais uma vez beneficiado com quatro turmas de alfabetização na nova etapa do Programa Mova Brasil. O processo de alfabetização foi iniciado no mês de setembro, onde 120 educandos estão sendo alfabetizados. A informação foi repassada por Débora Ruth de Almeida, coordenadora do pólo do programa Mova Brasil nos municípios de Messias Targino e Janduís.
O programa funciona em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação. "A participação da prefeitura tem sido de grande importância para nossas atividades", destacou Débora Ruth. "Não tem faltado apoio por parte da prefeita Shirley Targino, que facilita nosso trabalho", completou.
Antes de ser iniciado o processo de alfabetização foram selecionados e contratos pelo período de um ano, cinco monitores, que estão atuando no processo de alfabetização. Desde de 2005, que o programa Mova Brasil tem atuação em Messias Targino, sempre recebendo o apoio da Prefeitura Municipal. "É um programa importante e de grande alcance social", destacou Shirley Targino prefeita do município.
Dentro da nova etapa do Programa Mova Brasil, a zona rural do município de Messias Targino foi beneficiada com o funcionamento de mais quaro turmas. O trabalho de alfabetização vem acontecendo na área do assentamento Trincheira da Serra, todas as noites com 30 educandos.
A monitora Albaniza Gomes, que trabalha com os alunos da zona rural destaca a vontade deles em participar das aulas todas as noites e da disposição de cada um em ampliar seus conhecimentos. "Mesmo trabalhando durante todo o dia eles são muito esforçado, e participam ativamente das aulas", destacou Albaniza.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino Pôla Pinto, também destaca e reconhece a importância da parceria para que as ações do programa aconteçam no município. "Sem o apoio da prefeitura municipal seria quase impossível termos obtidos o sucesso em todas as etapas de alfabetização", destaca Pôla Pinto.
Região
Os municípios de Upanema, Campo Grande, Janduis, Messias Targino, Patu, Almino Afonso, Apodi, Itaú, Severiano Melo e Governador e Dix-Sept Rosado foram contemplados com as turmas de alfabetização do programa, onde foram instaladas 43 turmas nos municípios.
Em toda região a meta do programa é alfabetizar 1.290 educandos, sendo que cada turma é formada por 30 alunos. Os bons resultados obtidos pelo programa na região foram decisivos para a contemplação dos municípios nessa nova etapa. A coordenadora do pólo do Mova Brasil Eliane Bandeira e Silva, disse que espera o mesmo bom desempenho do programa na região como aconteceu nas etapas passadas.
Fonte: Correio da Tarde

Nenhum comentário: