quinta-feira, 18 de setembro de 2008

SEMEANDO OPINIÃO

Agricultura upanemense e a próxima gestão.
Neste mês destino este espaço para escrever um pouco sobre o setor rural de Upanema e os caminhos que a próxima gestão pode trilhar para elevar o desempenho do setor agropecuário do nosso município.
Começo dizendo que a saída para a agricultura do nosso município é a EDUCAÇÃO. Precisamos elevar a qualidade do ensino e aumentar a média de estudo dos nossos agricultores/as, desta forma vamos melhorar a qualidade da aplicação dos investimentos rurais e a capacidade para o melhor aproveitamento das técnicas agrícolas disponíveis para os agricultores.
Alguns anos após a nossa modesta vivência com a agricultura e o setor rural de Upanema, queremos sugerir algumas ações que, se executadas dentro de um planejamento a médio e longo prazo, deverão fortalecer este setor. Enxergo 05 atividades principais que merecem atenção e que podem tornar-se programas especiais para investimento, que são: Agricultura Irrigada e de Sequeiro, Apicultura, Cajucultura, Caprino-ovinocultura e Cadeia Produtiva do leite (inclua-se leite bovino e caprino). Transversalmente a estas atividades é preciso definir uma estratégia que garanta capacitação e assessoria técnica aos agricultores/as.
Coluna do agrônomo José Wilsom no Jornal de Upanema

Nenhum comentário: