terça-feira, 9 de setembro de 2008

Programa de Saúde na Escola chegará a 92 municípios no Rio Grande do Norte em 2009

Todos os 647 municípios selecionados para participar do Saúde na Escola têm 30 dias, a partir do dia 5 de setembro, para aderir ao programa, de acordo com a Portaria nº 1.861, do Ministério da Saúde, divulgada no Diário Oficial da União. O programa foi lançado, na noite da quinta-feira passada, dia 4, em Pernambuco, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
No Rio Grande do Norte, o Saúde na Escola será desenvolvido em 92 municípios com Ideb menor ou igual a 2,69 e cobertura de 100% do Saúde da Família. Em Natal, capital do estado, há previsão de repasse de incentivo para, no máximo, 62 equipes do Saúde da Família para atender às escolas que também registram baixo Ideb e são participantes do Programa Mais Educação. Até o fim deste ano, em todo o país, o Saúde na Escola beneficiará 2 milhões de estudantes dos 647 municípios selecionados, o que representará investimento de R$ 34,5 milhões.
Prevenir e promover saúde, por meio de avaliações do estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, controle de cárie, acuidade visual e auditiva e também psicológica do aluno são os objetivos do programa, que beneficiará, até 2011, 26 milhões de estudantes de 1.242 municípios com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Para atingir a meta global de 26 milhões de jovens, o governo federal aplicará R$ 844 milhões nos próximos três anos.
O Saúde na Escola representa um casamento das necessidades de melhorar o desempenho escolar e a saúde dos estudantes. O gerente de projetos e assessor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Antonio Dercy Silveira Filho, ressalva, porém, que não é possível atribuir só aos aspectos da saúde um salto na qualidade do aprendizado.
Segundo ele, o rendimento escolar depende também de outros fatores e do aluno.
O Programa Saúde na Escola está estruturado em quatro blocos. O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante. O segundo trata da promoção da saúde e prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco haverá abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais.
O terceiro bloco do programa é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens. Essa etapa será oferecida pela Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação, em interface com os Núcleos de Telessaúde, do Ministério da Saúde, e observará os temas da saúde e constituição das equipes de saúde que atuarão nos territórios do PSE.
PESQUISAS - Antônio Dercy explica que o tempo de execução de cada bloco será planejado pela Equipe de Saúde da Família levando em conta o ano letivo e o projeto político-pedagógico da escola. "Esse é o padrão e a exigência. Um planejamento conjunto entre Saúde e Educação em uma agenda que ocorrerá anualmente", diz o coordenador.
O último prevê o monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes por intermédio de duas pesquisas. A primeira é a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contemplará, além de outros, todos os itens da avaliação das condições de saúde e perfil socioeconômico das escolas públicas e privadas nas 27 capitais brasileiras.
O resultado dessa pesquisa servirá para que as escolas e as equipes de saúde tenham parâmetro para a avaliação da comunidade estudantil. A segunda será o Encarte Saúde no Censo Escolar (Censo da Educação Básica), elaborado e aplicado no contexto do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) desde 2005. Essa sondagem consiste em cinco questões ligadas mais diretamente ao tema DST/AIDS.
INTEGRAÇÃO - Antonio Dercy explica que todas as ações serão possíveis nos municípios cobertos pelas Equipes Saúde Família. Na prática, será a integração das redes de educação e do Sistema Único de Saúde. "Dessa forma, isso tende a se consolidar ao longo do tempo", aposta o coordenador de Gestão da Atenção Básica.
Para ele, as experiências do passado, com a colocação de equipes de saúde, médicos e dentistas, dentro das escolas não prosperaram. Um dos motivos foi o alto custo que implicava a manutenção dessas equipes. O PSE, ao contrário, garantirá que as Equipes Saúde da Família, que atuam na comunidade, também trabalhem na escola.
As ações previstas no PSE serão acompanhadas por uma comissão intersetorial de educação e de saúde, formada por pais, professores e representantes da saúde, que poderão ser os integrantes da equipe de conselheiros locais. Segundo o coordenador, os municípios terão de manifestar interesse em aderir ao programa.
Municípios do Rio Grande do Norte selecionados para o Programa Saúde na Escola
Afonso Bezerra
Alexandria
Alto do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Barcelona
Bento Fernandes
Bodó
Bom Jesus
Brejinho
Canguaretama
Caraúbas
Ceará-Mirim
Encanto
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Goianinha
Grossos
Guamaré
Itajá
Jaçanã
Jandaíra
Janduís
Japi
Jardim de Piranhas
João Câmara
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Jundiá
Lagoa d'Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa Nova
Lagoa Salgada
Lajes
Luís Gomes
Macau
Marcelino Vieira
Martins
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Nísia Floresta
Nova Cruz
Olho-d'Água do Borges
Paraú
Parazinho
Passagem
Pedra Grande
Pedro Avelino
Pedro Velho
Pendências
Poço Branco
Pureza
Rafael Fernandes
Riachuelo
Rio do Fogo
Rodolfo Fernandes
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santana do Matos
Santo Antônio
São Bento do Trairí
São Francisco do Oeste
São João do Sabugi
São José de Mipibu
São José do Campestre
São Miguel
São Miguel do Gostoso
São Pedro
São Tomé
São Vicente
Senador Elói de Souza
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Taipu
Tenente Ananias
TibauTibau do Sul
Touros
Triunfo Potiguar
Umarizal
Várzea
Venha-Ver
Vera Cruz
Viçosa
Vila Flor
Fonte: Gazeta do Oeste
Nota do blog: então a situação em Upanema está melhor que em todos esses municípios?

Um comentário:

Anônimo disse...

Silva publique esse blog http://www.opensantepolitico.blogspot.com