quarta-feira, 12 de março de 2008

Diversidade agroecológica de hortaliças em Piracicaba/Upanema se mostra como alternativa para os jovens da comunidade

O projeto Juventude Rural no Território Sertão do Apodi, vem apresentando bons resultados. Um exemplo de sucesso é o grupo produtivo da comunidade Piracicaba em Upanema/RN. o grupo é formado por 07 jovens que se revesam nas tarefas de preparo de canteiro, plantio, tratos culturais, irrigação e colheita.
Na comercialização o jovem João Mariano tem se datacado na relação como os clientes, foi o escolhido como responsável pelas vendas do projeto e faz a comercialazação nas comunidades vizinhas e na Feira da Agricultura Familiar de Upanema. O grupo tem a assessoria técnica do Núcleo Sertão Verde e conta com o apoio irrestrito do Presidente da Associação daquela comunidade, Rocha Neto, que também é um jovem de muita determinação.
O grupo já produz coentro, alface e beterraba, sendo que outras culturas em breve passaram a ser colhidas, como: cenoura, pimentão, batata, feilão e milho. O projeto Juventude Rural, que é uma Parceira do projeto Dom Hélder/Petrobras e as entidades parceiras de Assessoria Técnica Permanente, está concluindo a primeira fase com a implantação de 14 hortas em todo o território e a perspectiva e que em breve inicie a implantação de mais 15 hortas nos 10 municípios comtemplados.
* José Wilson Tavares Bezerra é consultor do PDHC/SDT/MDA-FIDA/ONU no RN
Fonte: Blog de Caramuru

Nenhum comentário: