domingo, 22 de maio de 2016

OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE UPANEMA - TEXTO 24 ENVIADO PELO PROFESSOR HOLANDA


         Ser universitário já foi  muito mais difícil para os estudantes upanemenses. Em décadas passadas não existia estrada em boas condições de ser trafegável para ir até a cidade de Mossoró.  Saia depois das 5 horas da tarde e chegava às 19:15 à universidade. Em tempos chuvosos, atoleiro e lama eram uma constante. Retornava-se por de 1 hora da madrugada à cidade de Upanema. Muito esforço pra quem tinha ou tem o desejo de vencer na vida. Dava pra perceber que o setor público não dava o devido reconhecimento aos estudantes universitários. Apenas um ônibus existia para fazer o transporte dos estudantes e apenas uma viagem era feita por dia. As condições físicas do ônibus não era as melhores. Em dias chuvosos, goteiras eram percebidas tirando o sossego dos seus ocupantes.
         Atualmente, existem vários ônibus e várias viagens são feitas até a cidade de Mossoró. O número de estudantes aumentou consideravelmente. Percebemos que hoje alguns problemas viram notícias. É preciso que os responsáveis pelo setor de transporte façam de tudo pra que os estudantes universitários tenham condições de vivenciar viagens mais seguras.
         O progresso de uma cidade sempre vai depender do zelo que se tem com a educação. Não se pode desenvolver uma cidade onde não se dá a devida atenção em relação aos seus estudantes. Atualmente não resido em minha cidade e por isso não tenho um conhecimento apurado da realidade vivida pelos estudantes universitários. Faço uma leitura de alguns blogs da cidade a respeito do assunto e percebo que existem alguns problemas que dificultam a vida desses estudantes. Em tempos passados, os problemas eram muito maiores do que hoje. Ter apenas um ônibus pra fazer o transporte até Mossoró e as péssimas condições da estrada deixava as viagens quase insuportáveis. Quando fazia o curso na UERN chegou um dia em que o motorista comunicou pra todos que não iria mais fazer viagens até Mossoró devido a falta de pagamento do combustível por parte da Prefeitura de Upanema. Ouvir essas palavras tornou-se um momento angustiante e revoltante em saber o descaso do administrador municipal com os estudantes universitários daquela época. Percebemos o quanto éramos desprezíveis aos olhos da administração municipal. Era desmerecer quem luta pra honrar o nome de nossa cidade.
         Qualquer administrador que não tratar dignamente os estudantes universitários está ajudando a não dar visibilidade o que tem de melhor em uma cidade. Toda cidade que preza pelo seu desenvolvimento dar o melhor tratamento aos seus intelectuais. Desenvolvimento é auxiliar quem precisa de uma ajuda, que vive e luta por dias melhores.
         É possível fazer melhor. Quem é responsável pelo setor de transporte deve ter a devida atenção ao transporte dos universitários. Garantir que todos os dias tenham transporte de qualidade assegurado é o mínimo que se espera da administração municipal. Em épocas passadas não se tinha um controle sobre as viagens até Mossoró. Muitas vezes procurei saber como iríamos até a Universidade já que o ônibus não está disponível naquele dia. Sempre fui atendido e nunca deixamos de ir assistir nossas aulas. Faltava um setor pra coordenar e fica tudo vago, sem controle. Não se dava a atenção devida ao caso.

         Sonhamos sempre com dias melhores. Que administração venha a ter mais atenção aos estudantes universitários. Reduzindo os problemas, ofertando um transporte mais seguro e de qualidade. Que se tenha um maior controle sobre viagens e os problemas que surgem. Todos nós torcemos pra ver Upanema pujante no seu desenvolvimento. A educação bem cuidada nos dará condições seguras para o crescimento de todos.  

Nenhum comentário: