segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

O SERTÃO ESTÁ MORTO - TEXTO DO PROFESSOR BENEDITO HOLANDA - TEXTO 10

         A seca castiga muito o sertão nordestino. A migração acontece sempre entre os nordestinos. O campo fica desabitado e as cidades ficam inchadas de tanta gente. É possível ter uma convivência boa com a seca. A falta de vontade política de nossos representantes tem aumentado o sofrimento dos nordestinos.
         A incidência de períodos de seca no Nordeste brasileiro tem provocado a expulsão de milhares de nordestinos. Impossível viver num cenário marcado pela morte de animais, safras perdidas e até pessoas chegam  a morrer de fome. Pouca coisa se faz pra que as pessoas fiquem em suas terras e possam tirar seu próprio sustento através da agricultura e da pecuária, principalmente.
         Convivência harmoniosa com a seca é possível, só não é interessante para a maioria dos políticos do Nordeste. A seca ajuda a muitos políticos a ganhar eleições e a se perpetuarem no poder. Sabem muito bem como criar condições pra que os nordestinos vítimas das secas possam viver bem onde nasceram. Não é interessante por que fazer com que o flagelado da seca viva bem não oferece ao político muitos votos. É bom ter as pessoas pobres e necessitadas de ajuda bem próximas dos políticos que as oferecem todos os anos alguma coisa em troca do seu voto nas eleições.
         Criar condições de convivência com a seca é levar a sério uma questão que aflige milhares de pessoas a séculos. Ofertar água de qualidade já muda muito a realidade. O nordestino tendo condições de viver em suas origens jamais abandona suas terras. Já era pra o Nordeste não sofrer com os períodos de estiagens. A existência de açudes, barragens e poços artesianos seria a solução mais acertada para uma convivência harmoniosa com a seca.
         O nordestino tem vontade de viver em suas origens. Em Israel, o deserto tornou-se uma grande área produtora de alimentos. Nossa região nordestina dar pra ser também uma grande produtora de alimentos e criadora de animais. O Brasil ganharia muito se desse as condições que faltam. A seca é o que garante muitas vezes, que certos políticos se perpetuem no poder tirando proveito da miséria alheia.

         O nordeste precisa de um projeto sério de convivência com a seca. É preciso que não seja preciso vermos nordestinos saindo pra outras regiões do país em busca de uma melhor vida. Aqui temos as condições ideais pra que a sua vida melhore. A boa vontade política é o que falta na maioria dos nossos políticos. Quando o sonho tornar-se realidade, iremos ver um novo Nordeste marcado pela riqueza e pelo prazer de se viver por aqui. 

Um comentário:

adairton medeiros disse...

enquanto o povo não tomar consciência e continuar votando nessas famílias que estão aí desde da época da ditadura militar não vai mudar nada.gente pare com essa cultura de votar em troca de algo o famoso toma lá da cá!assim voce não exerceu sua cidadania e sim tornou-se uma mercadoria sem nota.