segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PREFEITURA DECIDE POR EM PRÁTICA IDEIA INICIADA POR NÓS E DEVERÁ TRAZER NÚCLEO DE LÍNGUAS PARA UPANEMA


Neste dia 23/01, a Secretária de Educação Leonilde Sobral e o representante da Associação dos Universitários, Marinaldo, fizeram uma visita a Faculdade de Letras e Artes da UERN. Na oportunidade a Secretária de Educação falou que a prefeitura de Upanema tem interesse em implantar na cidade o curso de Inglês e Espanhol oferecido pela UERN e para isso a prefeitura está disposta em investir nesse tão importante projeto. O professor Ms Paulo Caetano Davi elogiou a atitude da Secretaria de Educação e da Associação dos Universitários e deu todas as informações necessárias para que essa parceria seja efetivada o mais rápido possível.
O curso de Inglês e Espanhol será uma enorme aquisição para o nosso município, porque além de trazer uma extensão universitária para Upanema, muitos alunos se beneficiarão com os cursos de língua estrangeira fazendo crescer ainda mais as possibilidades de um futuro melhor para nossos jovens estudantes. A Secretária de Educação prevê que beneficiará logo de início com esse curso cerca de 30 jovens. Além disso, os monitores serão os próprios alunos Upanemenses que fazem a faculdade de letras em Mossoró.
Hoje, quem quer fazer um curso de língua estrangeira precisa se deslocar para Mossoró pagando passagens e as mensalidades cobradas pela instituição realizadora. Com o curso implantado na nossa cidade, os custos se reduzirão drasticamente, além de ter o conforto de saber que a Universidade está de certa forma, presente na sua cidade. “Ideias como essa serão muito bem vindas no nosso governo e daremos totais condições para que ao implantar o curso tenhamos também a garantia de sua continuidade, pois nosso ideal é servir ao povo e quando se trata de educação aí é que nos esforçaremos para atender aos nossos jovens estudantes”, disse  o prefeito Luiz Jairo.
Coube a Secretaria de Educação elaborar um projeto (já está bem encaminhado) esclarecendo os objetivos, o público alvo, o contingente de monitores upanemenses, a clientela e etc. Quando o projeto estiver concluído encaminharemos o mesmo a pró-reitoria de extensão da UERN e aguardarem ansiosamente por sua aprovação.

Nota do Upanema News: confira abaixo a matéria que postamos em fevereiro de 2012 e na época só não prossegui unicamente por falta de apoio.

NÚCLEO DE LÍNGUAS DA UERN CADA VEZ MAIS PRÓXIMO DE UPANEMA

dia terça-feira, 14 de fevereiro de 2012 3 comentários
::educação
                 Estivemos representando o Jornal de Upanema que juntamente com a Associação de Universitários galgou mais um degrau na manhã de hoje para a concretização do sonho de se implantar um núcleo de línguas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN em nossa cidade.


                As 10h foi realizada uma reunião com o professor Pedro, que é chefe do núcleo de línguas da UERN. Na reunião foi apresentado o nosso interesse em levar os cursos de inglês e espanhol para nossa cidade.

                Muito solícito, o professor Pedro mostrou interesse no desenvolvimento do projeto e explanou sobre quais os procedimentos a serem tomados a partir de agora para sua implementação.

                Entre outras ações será elaborado um ofício para ser enviado ao chefe do Departamento de Letras, o qual o núcleo de línguas faz parte. Nesse ofício será exposto a demanda de alunos no município (quantidade provável de interessados) quantidade de professores disponíveis no município, estrutura a disposição etc. Após aprovado pelo departamento o núcleo já poderá ser implantado no município.

                  O professor Pedro destacou ainda o pioneirismo dessa iniciativa já que será o primeiro município a ter um núcleo de línguas nos moldes que está sendo planejado.


Entenda a iniciativa
* O Jornal de Upanema abordou o Reitor da UERN, o conterrâneo Milton Marques em sua visita a nossa cidade no dia 16 de setembro. Mostramos o interesse em trazer o núcleo de línguas e o conservatório de música para nossa cidade, onde o reitor enfatizou ser viável o projeto.

*Após a greve da UERN e as férias de fim de ano voltamos a trabalhar no projeto quando quando nos reunimos com o professor Wanderley, Pró-Reitor de Extensão e a quem estaria subordinado a expansão desses cursos. Wanderley avalizou o projeto e orientou para nos reunirmos com o professor Pedro do núcleo de línguas e com o professor Isaac do Conservatório de Música.

*Os próximos passos serão manter reunião com o professor Isaac do Conservatório e Alexandre do Departamento de música além de elaborar o ofício para o Departamento de Letras.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso é bom ou ruim?

jenildo.