terça-feira, 28 de junho de 2011

Upanema Realiza Pré-Adesão ao Programa Rede Cegonha

::saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de Upanema realizou recentemente cadastro on-line disponibilizado através do Portal da Saúde (www.saude.gov.br/sas) para a pré-adesão à Rede Cegonha do Ministério da Saúde.

A Rede Cegonha, lançada em março pelo ministro, Alexandre Padilha, e pela presidenta, Dilma Rousseff, é composta por um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê. As medidas previstas na Rede Cegonha, que serão coordenadas pelo Ministério da Saúde e executadas por estados e municípios, abrangem a assistência obstétrica e infantil. Para a construção desta rede de cuidados, o MS investirá R$ 9,397 bilhões até 2014.

Na primeira fase, o processo de pré-adesão, permite que governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais de saúde tenham acesso às diretrizes gerais e operacionais da Rede Cegonha e preencham o termo de manifestação de interesse para participação. No formulário, além dos dados pessoais, são necessárias informações regionais sobre estatísticas na assistência materna e infantil.

O cadastro on-line para pré-adesão da Rede Cegonha, permanece no Portal da Saúde até o dia 6 de julho. O cronograma de implantação da Rede priorizará as regiões com maior índice de mortalidade materna e infantil e com maior concentração de gestantes.

Um dos objetivos deste programa é dar mais qualidade aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na área de atenção à saúde das mulheres e crianças – da confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê.

Uma das características do programa é o parto humanizado – uma concepção de parto incentivada pelo governo federal, em que se busca dar o máximo de conforto a gestante, num ambiente mais acolhedor, em que a mulher pode escolher um acompanhante.

Nenhum comentário: