domingo, 4 de janeiro de 2009

Reflexão sobre o momento político de Upanema

Enviado por Naide Fernandes


Passadas as nomeações e posses dos novos eleitos em Upanema, dirijo-me a este blog para expressar a minha reflexão acerca do momento.

Como se sabe, o PT foi convidado na época pelo prefeito Jorge Luiz para indicar o vice na chapa da situação encabeçada pela prefeita atual Maristela. Fizemos, dentro do partido, tudo conforme as regras estatutárias (quando há mais de um concorrente faz-se eleição interna e obviamente o mais bem votado é o indicado). Propuseram-se três militantes para a vaga de vice. Eu, Zé Carlos e Paulino Neto (estou citando nomes porque estes mesmos foram autores de um documento intitulado nota de repúdio ao processo que me escolheu como candidata). Como eles sabiam que não teriam nenhuma chance de vitória dentro do partido, retiraram os nomes e eu, pré-candidata única, fui escolhida pelo partido para a vaga de vice-prefeita. Ao mesmo tempo desse episódio, havia uma disputa no bloco situacionista pela indicação do nome para a vaga de prefeito entre Maristela e Manezinho. Não é necessário relembrarmos mais isso, pois são águas passadas.

O que pretendo aqui é fazer a seguinte análise:

Em política a ingenuidade não tem vez. Um bom exemplo disso é a história de Lula que só conseguiu se eleger presidente após três derrotas e doze anos após a primeira tentativa.

Algumas pessoas que se mostraram antiéticas, egoístas e individualistas, foram escolhidas para trabalharem na nova administração. Por estas pessoas que hoje são secretários, por várias vezes fomos procurados (eu e o PT) para compactuarmos com manobras para vetar o nome de Maristela como pré-candidata.

Dentro do PT as mesmas pessoas já citadas aqui e mais alguns “obedientes” fizeram uns arranjos onde cada um deles saísse com algum poder. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais tudo fez para se manter em mais uma temporada no poder, reelegendo ele e outros membros que foram contra a minha escolha.Zé Carlos foi sem autorização do partido trocar a vaga de vice pelo seu nome para a secretaria de agricultura. Ele não é secretário indicado pelo PT, pois esta discussão nunca passou pelos filiados do partido. Será que alguém viu algum petista comemorando a sua escolha no bar do Nil ao som de Chico Buarque ou gritando palavras de ordem? (Vide nota de repúdio).

Durante ainda a articulação com o PT para a indicação do nome pra vice, por muitas vezes me foram feitas várias propostas para que eu “vendesse” a vaga por outro cargo. Inclusive chegaram à audácia de me proporem o salário de vice-prefeita em outro cargo administrativo. Como sou e sempre serei uma pessoa de ética e princípios, não hesitei em nenhum momento em continuar defendendo uma decisão do PT que foi a de indicar o nome de vice. Tanto o grupo da situação quanto o da oposição ofereceram ao PT várias secretarias e tínhamos recusado porque decidimos em inúmeras reuniões que a coligação só seria feita com a vaga de vice.Mas, tudo passado, todos empossados, reencontrei a prefeita eleita e lhe desejei de coração e com toda a minha sinceridade que a mesma faça uma boa administração. Porém, fico a questionar: Será que a política é tão desacreditada por que sempre se dá bem quem não tem ética e nem vergonha? Será que esse quadro de secretários é realmente o que Upanema está precisando? E mais, quando é que realmente seremos reconhecidos por nossa competência (eu, você e a maioria dos upanemenses)?

Feitas as minhas considerações sem mágoas ou ressentimentos, estou, assim como todos os conterrâneos, torcendo por uma boa administração da prefeita Maristela. Quiçá ela tenha maturidade para lidar com essas pessoas que parecem mais preocupadas em estarem num cargo de poder do que em fazer algo em prol do próximo.

Naide Fernandes

Cidadã Upanemense

Membro da Executiva Municipal do PT

27 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom Naide. Você tem razão. Mas você esqueceu de dizer que a oferta feita ao PT para a vaga de vice, era num único objetivo: ZÉ WILSON. Isso estava implícito.

Quanto aos secretários é de dar dó e piedade. A prefeita quando deu entrevista ao JU disse que seu secretariado teria cunho técnico. Mas o grupo de apóio mostrou-se tão forte que ela esqueceu e acabou dizendo que os secretários escolhidos seriam indicações políticas.

Na minha opinião o correto seria que os partidos que apoiaram e reinvidaram uma vaga, deveriam indicar nomes (vários) e a prefeita teria a liberdade de escolher dentre eles, e não engolir qualquer um que foi indicado pelo partido ou grupo (teve casos que nem foi escolhido pelo grupo, e sim por ele mesmo).

Vamos torcer pra que as coisas dêem certas. Mas ...

Anônimo disse...

Que inveja!!!!!!! Que mágoa!!!!!!!! Que rancor!!!!!!! Que poder bom!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Se fosse vc Naide eu ía me esconder, pois foi outra grande derrota sua.

Anônimo disse...

O título melhor seria: INSATISFAÇÃO POR NÃO TER CONSEGUIDO SER VICE-PREFEITA E NÃO ME TER INDICADO SECRETÁRIA PELO PT.

Anônimo disse...

Você tem toda a razão Naide, mas, até parece que nessa estória você é inocente mas não é. O seu nome não era do agrado do PT nem do povo. O certo seria ter desistido da vaga, ai sim hoje teria credibilidade pra publicar essa nota.

Anônimo disse...

Quantas vezes eu presenciei o atual secretário de agricultura negar de pés juntos que não aceitaria o cargo de secretário. É essa a ética do PT?

Anônimo disse...

A verdade é que o PT de Upanema não existe, serve apenas de trampolim político para alguns se locupletarem. (este comentário também serve para alguns outros partidos).

Anônimo disse...

Naide sabe muito mais coisa. Fala Naide! E as ONG's? Diz alguma coisa p'ra gente!

Anônimo disse...

É VERDADE NAIDE QUE PRA LULA GANHAR
TEVE QUE PERDER A VERGONHA, E SE JUNTAR COM QUEM ELE DIZIA QUE NUM PRESTAVA, DO MESMO JEITO QUE ACONTECEU AI EM UPANEMA, NA CAMPANHA PASSADA MUITOS DE VCS SE QUER VIERAM VOTAR EM UPANEMA, PORQUE JORGE LUIZ NUM PRESTAVA, QUE ÉTICA É ESSA E QUE PRINCIPIOS EM? MAS VALE O SEU DEZABAFO.

Anônimo disse...

Parabéns naide ,que pena que os politicos "como quase 98% da população do nosso país" só pensam em como sera melhor pra si.
pois, como vc escreveu tem sec. que lutou bastante para que ela não saisse candidata e hoje taí recebendo um cargo de confiança como esse. Boa SORTE, minha PREFEITA, mas fique ALERTA!

Anônimo disse...

É bem verdade que Naide fez tudo dentro do estatuto do partido. Disso ninguém pode olvidar. Mas em política nem tudo é regra, existem exceções. E o casa da escolha de Naide é o mesmo da escolha de Zé Carlos. Ambas são de desagrado da população. Naide deveria ter tido humildade pra reconhecer que seu nome não decolou. E Zé Carlos deveria ter humildade de reconhecer que seu nome, nem em sonho deveria ser cogitado.

Frederico Evandro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Frederico Evandro disse...

Naide,

Diante da percepção de pureza nas suas palavras, quase me emociono.

Parabéns pela visão de um panorama que não é dos mais animadores, acho que deveríamos conversar mais.

Anônimo disse...

eu vi eu digo: a festa de indicação do PT para secretaria teve, acho que vc não foi convidada. será que vc perdeu tanto poder assim dentro do pt a ponto de não ser nem convidada para as festas comemorativas?!?! isso é desconsideração demais para quem não teve direio de ser vice. mas quem manda não fazer a campanha de Maristella e ficar tentando impedir que o resto do pt fizesse... Agora, mesmo contra a sua vontade é MM- Maristella e Manezinho

Anônimo disse...

Naide você ainda continua no PT? pretende continuar? na política? como está a sua situação?
De um eleitor seu.

Anônimo disse...

PARABENS NAIDE, VC FOI AUTÊNTICA, NÃO SE RENDEU AO PODER NEM AOS PODEROSOS, ESTA É UMA CARACTERÍSTICA DE VALOR,CONTINUE ASSIM. VC NUNCA PRECISOU DE PREFEITURA PRA VIVER.

Anônimo disse...

é isso aí naide, parabéns por você não ter se vendido e nem trocado seus princípios pelo dinheiro, em troca de secretaria como alguns fizeram, você honrou com sua palavra e não alguns que estão aí se aproveitando de partidos políticos afim de benefícios próprios. vc é uma vitoriosa.

Anônimo disse...

não sei porque o PT, foi indicado para uma secretaria. Na minha opinião o PT não tem nem 30 votos em Upanema...

Anônimo disse...

Você está corretíssima Naide. Não se vendeu como o outro que se diz "companheiro". É assim que se mede o caráter das pessoas.

Anônimo disse...

Naide vc está de parabéns! continue assim, pois Upanema precisa muito de pessoas como vc autêntica, realista, verdadeira. Eu tenho certeza que em breve o nosso povo vai abrir os olhos para pessoas inteligentes e capacitadas para desenvolver uma Upanema melhor. Márcia, Carlinhos e outros da familia Garcia, também se tornaram exemplos de caráter em Upanema. Devagar Upanema está mostrando o caráter real do nosso povo, para assim ajudar a população pobre que está sofrendo há bastante tempo.

Anônimo disse...

Eles queriam Zé Wilson como vice para verem a briga da familia Mendonça, mas não tiveram sucesso porque Zé Wilson tem caráter e valoriza A FAMILIA, que Deus deixou no mundo para que fosse respeitada e harmoniosa. Esse grupo que está aí no poder não respeita as familias e algumas pessoas que são fracas por poder se deixam dominar, isso é uma pena.

Anônimo disse...

Maristela parece que esqueceu a carta de repúdio que fizeram contra ela, pois os próprios que participaram, quem sabe até foram autor da carta, hoje receberam um cargo de confiança. Parabéns pela experiência de vida minha prefeita, mas fique de orelha em pé porque a falsidade é grande. Pense num povo parecido com Coxinha.kkkkkk

Anônimo disse...

Uma certa vez teimei muito com um amigo meu quando eu falava que dinheiro compra até consciencia das pessoas, ele quase dá em mim por isso. Depois dessa carta enviada por Naide fui perguntar se ele ainda ia querer dá em mim caso eu falasse a mesma coisa de antes. Ele me disse que dessa vez ia ficar calado devido ao fato envolvido o PT de Upanema em que algumas pessoas que se diz pioneiros do partido na cidade terminaram por se venderem e se renderem ao poder do dinheiro. Aí eu me aproveitei e reforcei mais ainda o que eu penso a respeito do que o dinheiro pode fazer com as pessoas, essas pessoas que antes se diziam ou queriam nos mostrar que jamais se corrompiam se mostraram como verdadeiramente são, escravos do dinheiro.
Quero parabenizar a Naide por não se deixar levar pela força do maldito dinheiro e seguir com sua consciencia limpa e tranquila. Esse meu amigo não é petista mas sempre acha ou achava que essa turma de companheiros sempre foram exemplo.

Anônimo disse...

O que existe de gente invejosa porque naum recebeu um cargo tb é numerosa.

Anônimo disse...

Quer dizer que votar em Luiz Jairo é exemplo de caráter, de honestidade?
Homem deixe de conversar besteiras.
Anônimo tolo, você que disse que Carlinhos agora tem caráter, só por ter votado em Luiz jairo, você é muito tolo.
Basta o caráter ex-adiministradoes do seu grupo pra mim repugnar. Pense pra depois escrever, não diga bobagens.

Anônimo disse...

mais o que tem haver uma coisa com a outra!? o simples fato de luiz jairo ter parentesco com os administradores passado, não lhe dá o direito de vc anônimo fazer um comentário tão sem sentido e sem lógica, jairo sim, é uma pessoa de caráter e de personalidade, o que falta a muitos políticos demagogos,e que vc segamente vota neles com todo gosto, dê um basta,pobre anônimo!!!

Anônimo disse...

Não me referia ao fato de Jairo ter parentesco com A ou B. disse isso só pra enfatizar. Refiro-me a cegueira desnuda de sua parte em achar (somente agora) que Carlinhos, Márcia e Nonato são pessoas de caráter.
Não seja hipócrita. Quantas vezes você não falou deles quando os mesmo estavam no PMDB. Agora, depois que eles foram pra o lado da derrota viraram seus ídolos. Se corrija, não diga besteiras. Mas fique aí mesmo, não venha pra cá não. Fique aí.