quarta-feira, 29 de junho de 2011

LEITOR: JANDER FREIRE

Caríssimo Luiz Henrique...

...Não, você não concorda com o que disse o pastor Geraldo não! Você nem prestou atenção no que ele falou! E ainda adequou um pedaço do que ele disse para, sutilmente, mascarar o que diz a Bíblia sobre idolatria. Pura evasiva.

Meu caro, idolatria é o culto prestado a ÍDOLOS (criaturas ou objetos), sendo o ídolo a figura que representa uma divindade, não tendo nenhum sentido esta extensão para o Deus verdadeiro. O proprietário deste blog, historiador que é, sabe bem que essa palavra vem do grego eidolon, "ídolo", e latreuein, "adorar". Esse termo refere-se à adoração ou veneração aos ídolos ou imagens, quando usado em seu sentido primário. Porém, em um sentido mais amplo, pode indicar a veneração ou adoração a qualquer objeto, pessoa, instituição, ambição etc, que tome o lugar de Deus, ou que lhe diminua a honra que lhe devemos. Logo, idolatria consiste na adoração a um falso deus (objeto ou imagem), ou a prestação de honras divinas ao mesmo. Idolatria é pecado.

Vou usar trechos de seu comentário para analisar:
Você diz "Mas, não entendo por que muitos protestantes acusam os cristãos católicos de idolatria."
Meu caro, a questão não é a "acusação"! Quem somos nós para acusar? Nós, ou pelo menos eu, sempre tentei mostrar, pela Bíblia, o quanto a prática da idolatria é abominável aos olhos de Deus. Eu fico imaginando quantas pessoas tem sede de conhecer a Deus, mas, coitadas, não tem o discernimento para enxergar os graves erros cometidos em nome de Deus!

"Acaso, nós católicos, substituímos nosso Deus por alguém ou alguma coisa?"
Como não? Segundo a igreja católica, quem "guarda e protege" Upanema é Conceição! Ou você não sabia que PADROEIRO significa protetor e guardião? Será mesmo que Conceição consegue guardar e proteger Upanema? Veja o que o salmista declara: "Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te GUARDA" (Salmos 121:3). O versículo 5 diz: "O SENHOR é quem te guarda…"! E você ainda pergunta "como é que pode ser idólatra"? Francamente!

"Será por causa dos santos da Igreja?"
Rapaz, como é que você desconsidera um texto como o Salmos 115:1-8? Ou Êxodo 20:4-5? "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso..." Levítico 26:1 "Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus." E o que dizer das procissões? Em Isaías 45:20 "Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar." Nem a luz do sol, no pingo do meio dia consegue ser mais claro do que isso! 

Nobre Luiz Henrique, Deus não é Deus de confusão! Citando o texto de Ex. 20:4-5, você disse que Deus PROIBIU o homem de fabricar para si imagens de escultura. Mais adiante você mesmo disse que essa ordem de Deus "entra em cheque", ou seja, Deus deu uma "contra-ordem" a Ele mesmo, segundo o que você mesmo disse, pelo fato de as imagens servirem para enaltecer o próprio Deus. VEJA A CONFUSÃO QUE VOCÊ CAUSOU!

Mais a frente você diz: "É proibido fazer imagens de Deus Pai, pois ele não é algo que se possa abstrair, por isso, as imagens de Cristo, que é a revelação do Pai, são uma maneira de o povo de Deus manifestar a sua fé, adoração e amor, não na imagem em si, mas no Deus que está no céu."
Sinceramente, sou obrigado a lhe dizer: SE DECIDA! Veja que a proibição é geral: não foi feita exceção nem para "alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra..." (Ex. 20:4)

Para você ter uma ideia, imagens geram muitas controvérsias até dentro do catolicismo!
1- Em 730 foram incentivadas;
2- Em 731 houve excomunhão de seus destruidores;
3- Em 787 foi oficializado seu culto;
4- Em 794 voltaram atrás, dizendo que não deveriam ser veneradas, servindo para lembrança;
5- Em 843 voltou o culto a elas. O Concílio de Trento (Sess. 25), realizado em 1546, deliberou que "as imagens de Cristo e da Virgem Maria, Mãe de Deus, e de outros santos devem ser possuídas e guardadas, especialmente nas Igrejas e devem ser alvo de honra e veneração." Interessante é que as decisões dos concílios e dos papas, consideradas infalíveis, são sempre retificadas. Porque será?

No final, você acusa os protestantes de caluniar a "Santa Igreja" com difamações, mas esqueceu relatar todas as atrocidades cometidas por esta mesma "santa igreja"! Você não pode rasgar os livros que contam a maldade que sua igreja católica fez no decorrer de sua peregrinação. Isso é história! Ou você tem coragem de dizer que a Santa Inquisição não aconteceu? E as cruzadas? Será que a igreja não tem sua parcela de culpa pelas atrocidades cometidas àquelas pobres e desgraçadas criaturas?

A Inquisição, ou "Santa Inquisição", foi uma espécie de tribunal religioso criado na Idade Média para condenar todos aqueles que eram contra os dogmas pregados pela Igreja Católica. Fundado pelo Papa Gregório IX, o "Tribunal do Santo Ofício da Inquisição" MANDOU PARA A FOGUEIRA milhares de pessoas que eram consideradas hereges (praticante de heresias; doutrinas ou práticas contrárias ao que é definido pela Igreja Católica) por praticarem atos considerados bruxaria, heresia ou simplesmente por serem praticantes de outra religião que não o catolicismo. A inquisição foi uma realidade. Você não pode jogar ao fogo os livros que falam sobre isso.  

Mais terrível que qualquer episódio da história humana até então, a Inquisição enterrou a Europa sob um milênio de trevas deixando um saldo de incontáveis vítimas de torturas e perseguições que eram condenadas e que era lida a sentença em praça pública. Você não pode jogar ao fogo os livros que falam sobre isso.

Galileu Galilei foi um exemplo bastante famoso da insanidade da "santa igreja" na Idade Média: ele foi perseguido por afirmar através de suas teorias que a terra girava em torno do sol e não o contrário. Esse é apenas um exemplo para entendermos o porque de a Idade Média ser conhecida, para a ciência, como idade das trevas! Você não pode jogar ao fogo os livros que falam sobre isso.

Lembro-me de uma certa vez, ainda na universidade, conversando com um grande amigo meu de Aracati/CE, católico fervoroso, lhe sugeri que desse aulas da história da igreja católica no grupo de carismáticos que ele fazia parte. E ele me disse: "Tá louco Jander? Isso é impensável, pois essa seria a forma mais rápida de nos afastarmos dela!

Finalizando, também peço que pare com essa "mania de perseguição" atribuída aos protestantes! Quem domina essa "arte" é a sua "santa igreja católica".

5 comentários:

Jander Freire disse...

Caro Luiz Henrique,

Depois de dizer o que eu não concordava no seu texto, chegou a hora de dizer o que eu concordo.

Concordo que, infelizmente, existem muitos "crentes" que se utilizam da pregação do evangelho para obterem benefício próprio, para enriquecerem. É o que chamamos de teologia da prosperidade, onde o que é importante é o ser humano estar bem FINANCEIRAMENTE.

Para esses falsos ensinadores, o cristão é um triunfalista, que nunca pode passar por adversidades. Isso é justamente o contrário do que disse o nosso Jesus, em João 16:33 "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."

Alguém aí vai dizer que ganhar dinheiro é ruim? Não é, mas o cerne da pregação cristã é a cruz. Deixa a pregação da prosperidade para os gurus do mercado acionário e não para os púlpitos das igrejas. Que promete prosperidade com a Bíblia promete mentiras numa falsa exegese.

Resumindo a ópera, o grande problema desse "triunfalismo" é que ele esquece o essencial: o cerne do Evangelho é a salvação da alma que transforma o caráter e não o bolso.

A mesma coisa acontece com os hinos. Em sua grande maioria o enfoque é comercial. São comuns expressões surradas, como: "Você é mais que vencedor", "Deus vai operar em sua vida", "Sua vida vai mudar", "Você vai conquistar suas vitórias", "Sua Vitória tem sabor de mel", "Hoje você será abençoado" etc. Infelizmente hoje, por causa da mercantilização do cântico evangélico, qualquer um é cantor ou compositor gospel. Resumindo, muitos músicos cantam o que a massa consumidora quer ouvir.

Anônimo disse...

"HONRA TEU PAI E TUA MÃE, PARA QUE SE PROLONGEM OS SEUS DIAS NA TERRA, QUE O SENHOR TEU DEUS, TE DÁ"
(Ex 20.12)

O Quarto mandamento encabeça a Segunda tábua e indica a obra da caridade. Deus quis, depois dele mesmo, que honrássemos nossos pais a quem devemos nossa vida e quem nos transmitiram o conhecimento de Deus. Ele os revestiu de sua autoridade.

Josiel disse...

Aplausos! Corretíssimo! Uma autocrítica difícil de ver hoje em dia.

Ancélio disse...

agora entendi sua demora, Jander. Como sempre. kkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Caro Jander, você acha que os católicos são cristãos? se eles são cristãos,quer dizer que você acha errado pregar o evangelho para eles.