NOTA DE ESCLARECIMENTO

      A direção da banda upanemense PORRETA ELÉTRICO vem através deste meio de comunicação informar a toda população de Upanema que não participará do carnaval de Upanema 2011 como atração contratada pela prefeitura, diferente do que ocorreu nos anos anteriores.  

     Em um breve texto iremos TENTAR explicar os motivos que levaram a exclusão de uma banda que surgiu, lançou músicos da terra, conquistou seu espaço e fãs em nossa cidade.

     Primeiro, gostaríamos de lembrar que no ano passado, FOMOS PROCURADOS pela senhora prefeita para explicar que devido às dificuldades da crise, gostaria de contar com a compreensão das bandas locais, pra a gente tocar por um preço mais baixo e dividisse em algumas vezes o pagamento. Tivemos consideração com ela, que nos ajudou no ano anterior e fizemos tudo que ela pediu. Tocamos pela metade do preço que a outra banda local. Isso mesmo, pela metade! Dividimos em tantas vezes que nem lembramos mais. Só sabemos que viemos receber tudo quase no final do ano passado. Ela pediu, nós ajudamos. Fizemos nossa parte e o dia em que tocamos no trio, a segunda-feira, foi escolhido pelo público através de enquete, como o melhor dia do carnaval. Deus ajuda a quem trabalha. 

     Além disso, nunca, nunca mesmo, chegamos pra prefeita pra pedir pra tocar em tal hora, em tal canto, botar faca no pescoço (politicamente falando), nem nos utilizamos de parentesco para benefício da banda. Queríamos o justo. Aqui queremos destacar o comportamento do secretário Anaximandro Eudson, que sempre lutou pela igualdade e justiça nos eventos locais, sem beneficiar banda A ou B. Mas, sempre fomos tratados como segundo. Era ruim, mas sempre fomos profissionais. A prefeita sabe disso.  

     Diante do que fizemos no ano passado, da expectativa de mais uma vez sermos a segunda banda na preferência da Prefeitura, estávamos nos preparando para tocar mais um ano nessa festa. Já tínhamos músicos contratados, repertório pronto, planejamento para os dias, estávamos somente aguardando a reunião para conversarmos com a prefeita. Mas, pra nossa surpresa foi divulgada, antes de ser conversada com as bandas Timbalasamba e PORRETA ELÉTRICO, a programação do carnaval através de um blog de um bloco. Para surpresa maior ainda, a programação já tava toda montada, com a exclusão da nossa banda. Esperamos, não acreditávamos que fosse verdade, porque onde se ouviu falar que um bloco divulgasse uma programação primeiro que a prefeita. Quando foi domingo, o Sr. Antonio do Éden, da empresa Éden Representações Artísticas, empresa que vai contratar as bandas do carnaval desse ano, nos procurou para conversar. Ele disse que sabia que a proposta que ele ia oferecer era impossível a gente aceitar, porque no orçamento que a prefeita tinha passado pra ele, não tinha dinheiro pra três bandas, só pra duas. Pelo que ele disse, a intenção era contratar somente as bandas Timbalasamba e Gandaia, que era a antiga Resgate Folia. Para se ter uma idéia, a proposta oferecida era 73% menor que o valor da banda Gandaia. Era também 73% menor que a do Timbalasamba, se eles diminuíssem o valor do contrato do ano passado e aceitasse o mesmo valor do Gandaia. A proposta não cobria nem metade da nossa folha de pagamento, sem falar que era pra tocar só dois dias, coisa que músico nenhum queria. Só podemos concluir que era pra agente não aceitar mesmo. Em nenhum momento culpamos o Sr. Antonio, que é um empresário sério e profissional. Nesse caso, ele foi bode expiatório. 

     Diante da situação, ligamos pra prefeita, no domingo à noite. O telefone tava fora de área. Ligamos segunda de manhã, não atendeu. Ligamos à tarde, ela atendeu e começou a tentar explicar, que tinha contratado a empresa Éden pra resolver “essas questões”, que ela não ia se envolver e tal. Quando íamos falar, a ligação caiu. Insistimos e, nada. À noite, a secretária da prefeita, Renata, disse que ela tava numa reunião e tinha anotado todos os telefonemas na agenda dela, e quando fosse hoje ela ligava de volta. Até agora!

     É, pelo que vimos, a consideração que foi dada por nós, faltou agora. Pelo que ouvimos na rua, a desculpa é que não tínhamos ido PEDIR pra tocar esse ano. Não acreditamos que a prefeita, que é política, saia na rua com uma desculpa esfarrapada dessas. Quando ela era candidata, ela veio PEDIR o voto da banda, que é formada por músicos daqui da cidade e votamos nela pra ser ajudados. Pedimos que ela nos desse apenas oportunidade. Achamos que ela não esqueceu disso. A verdade é que a programação já estava definida, com a exclusão do PORRETA ELÉTRICO e a colocação da banda Gandaia no Trio Elétrico, como divulgado no blog de um bloco. 

     Só lamentamos pela situação dos músicos que estavam se preparando e na expectativa de ganhar um pouco mais. Mas, pelo jeito a prefeitura prefere dar preferência a bandas de fora, porque a banda Gandaia, só tem o baterista Laninho de Upanema, que é cria nossa e tem contrato com o PORRETA ELÉTRICO, o resto são de Mossoró, portanto não pode ser considerada banda local. O futuro a Deus pertence e o passado serve de parâmetro. 

     Para encerrar, gostaríamos de agradecer aos nossos amigos, patrocinadores, nossos fãs, a todos que valorizam o que é nosso. Não iremos baixar a cabeça, somos cientes que o carnaval seria importante para nossa banda, mas ainda temos muitas realizações pela frente. Agradecemos também a oportunidade dada pela prefeita nos últimos dois anos, mas não esperávamos tamanha decepção com a forma com que fomos excluídos desse ano. 

     Desejamos que agente tenha um carnaval de sucesso, sem brigas, com muita alegria. Quem sabe um dia, ou outro ano alguém que tenha consideração com a gente, nos dê a oportunidade que pedimos a prefeita.

     Um abraço,

Luis Rondinely e Emmer Lorrainy (Diretores do Forró Porreta)

22 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem