O Projeto de Assentamento Lagoa Vermelha, no município de Upanema, No Sertão do Apodi, acaba de conseguir mais um conquista. Desde o último dia 31 de julho, o assentamento conta com dois novos sistemas de irrigação, a partir da recuperação de poços rasos para a produção de água.
A área total irrigada é de 2,5 ha, e os dois poços são tanto para a irrigação de aspersão para a produção de capim elefante irrigado, como para a irrigação por microaspersão, microjet e xique-xique, destinados a produção de frutas e hortaliças agorecológicas.
A produção de hortaliças e frutas agroecológica serão destinadas para a segurança alimentar de 34 famílias beneficiadas com esse projeto e também para a geração de emprego e renda, onde a estratégia de comercialização será a venda direta ao consumidor nas feiras livres de Upanema e Caraúbas, no Rio Grande do Norte.
Além do sistema de irrigação, outros investimentos estão sendo feitos no assentamento, como a construção de um galpão e de um minhocário, a produção de humos e de biofertilizantes, a aquisição de materiais para a produção de hortaliças e sementes, de um veículo e de um computador, entre outros.
Essa ação é resultado da parceria do Projeto Dom Helder Camara , juntamente com o Projeto Molhar a Terra/ Programa Petrobras/ Fome Zero, Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Programa Luz Para Todos, Núcleo Sertão Verde e Prefeitura Municipal de Upanema, e tem o valor total de investimento de aproximadamente R$ 353.413,53
Fonte: projeto Dom Helder