domingo, 19 de setembro de 2010

Mutirão de documentação acontece em Upanema, no Rio Grande do Norte

A cidade de Upanema, no Rio Grande do Norte, receberá o mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural. A ação acontece nesta sexta-feira, dia 17, a partir das 9h da manhã, na Câmara Municipal e Complexo Esportivo de Upanema. O mutirão é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Delegacia Federal do MDA do Rio Grande do Norte e da Superintendência do Incra.

O objetivo do Programa é a emissão de documentos gratuitos para as mulheres trabalhadoras rurais, seus familiares e interessados. Durante os mutirões, as pessoas podem obter Carteiras de Identidade e de Trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF), inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outros documentos gratuitamente. As fotos 3X4 também são gratuitas. A expectativa é beneficiar cerca de 200 pessoas e emitir mais de 300 documentos.

A delegada substituta federal do MDA no Rio Grande do Norte, Maria do Socorro de Oliveira, conta como está a procura de documentos no estado.

Sonora (Maria do Socorro)
“Apesar de desde 2005 executarmos os mutirões da trabalhadora rural, ainda há uma grande procura. Nós, este ano, já estivemos em mais de 40 municípios, realizamos mais de 50 mutirões, mas em cada mutirão que a gente vai tem sempre muita demanda porque as pessoas têm uma carência muito grande de documentação civil e trabalhista. Nós temos feito às vezes RG de pessoas de mais de 80 anos, mais de 50 anos”.

A iniciativa faz parte da programação que vai comemorar os 57 anos de emancipação política do município com forte tradição agrícola e que conta com cerca de 70 comunidades rurais. São 13 projetos de assentamentos da reforma agrária, inseridos no Território da Cidadania do Açu/Mossoró.

No mesmo dia do mutirão, será montada a feira da agricultura Familiar da cidade. Serão dez barracas montadas para exposição e comercialização de hortaliças, frutas, polpas, doces, além de derivados de leite como queijo de coalho e manteiga de garrafa, iguarias características da cozinha nordestina. Segundo a Secretaria de Agricultura de Upanema, todas as comunidades rurais que têm produção agrícola e de produtos de artesanato foram mobilizadas. 
Fonte: site do MDA

Um comentário:

Anônimo disse...

ISSO JA ACONTECEU!