quinta-feira, 24 de junho de 2010

AÇÃO PREVENTIVA


Segunda –feira dia 28 de junho de 2010 às 7:00h a Secretaria Municipal de Saúde e Equipes dos PSF’s em parceria com a Prefeitura Municipal promoverá caminhada do diabético com saída da Secretaria Municipal de Saúde com encerramento no Salão Paroquial onde haverá uma Palestra com o Tema: DIABETES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES com a palestrante Iracema Albuquerque de Paula Vice-Presidente da Associação de Assistência ao Diabético e Hipertenso de Mossoró/RN (AADHM) e apresentação com o grupo de Teatro Zé Bobina e sua diabetes. A Secretária de Saúde Conceição Medeiros tem como objetivo alertar para o impacto do diabetes e estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem que os portadores da doença vivam mais e melhor. Outra finalidade é promover o diagnóstico precoce e orientar sobre formas de tratamento adequado, o que ajuda na redução de complicações crônicas da doença.

DADOS ESTATÍSTICOS

O diabetes já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. A estimativa é de que, até 2025, esse número aumente para 380 milhões. No Brasil, a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa 6.399.187 de pessoas.

QUE É DIABETES?

É uma doença que aumenta a quantidade de glicose (açúcar) no sangue. Ela pode começar em qualquer idade potencialmente com três escolhas: engordar, não fazer atividades físicas, se alimentar de forma inadequada.

COMO IDENTIFICAR OS SINTOMAS?

Urinar muitas vezes; sede exagerada; desânimo e fadiga; piora da visão; pressão arterial alta; impotência sexual masculina; cicatrização difícil; ter muita fome; perda de peso.

SE VOCÊ APRESENTA ALGUNS DESSES SINTOMAS, PROCURE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA, PARA FAZER UM ACOMPANHAMENTO MÉDICO.

Um comentário:

Anônimo disse...

essa iniciativa é muito importante , para concientização das pessoas diabeticas ,e sua importancia de se prevenir conta essa doença.. parabens a secretaria de saúde e a secretária conceição medeiros por essa iniciativa tão importante.