terça-feira, 20 de outubro de 2009

Secretaria comemora Dia da Agricultura familiar promovendo palestra com o Banco do Nordeste

A secretaria municipal de Agricultura em parceria com o Banco do Nordeste, agências Mossoró, comemoraram ontem, na Câmara Municipal de Vereadores, o dia da Agricultura Familiar. Estiveram presentes ao evento, a prefeita Maristela Freire, o gerente do Banco do Nordeste, agência Mossoró, Luiz Harildo, a presidente da Câmara, vereadora Adelcina Barbosa, o secretário de Agricultura Aisamaque Dáliton, o secretário de Administração Manoel Gerinaldo da Costa, secretário de Turismo e Comunicação Anaximandro Eudson, Controlador Geral do Município Gilvandro Fernandes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Paulino Pereira Neto e o extensionista da Emater Edward Bezerra.


Aproveitando a participação dos agricultores no momento, o gerente do Banco do Nordeste (agência Mossoró), Luiz Harildo, juntamente com técnicos do banco, explicaram como funcionam as novas linhas de financiamento promovidas pelo banco e destinadas aos agricultores. Outro importante momento da reunião foi a possibilidade dos agricultores, de forma individual ou coletiva, examinar sua dívida e formas de renegociação das mesmas. O pagamento das dívidas possibilita que o município de Upanema seja incluído novamente no cadastro de adimplente e permite que novos empréstimos sejam direcionados aos agricultores do município.
A prefeita Maristela parabenizou os agricultores pelo seu dia e destacou a importância de um evento como aquele que proporcionava aos agricultores, a vinda do banco para nossa cidade. “Esse é um momento importante, pois trás o banco até ao agricultor. Muitas vezes, por motivo de saúde ou até mesmo inibição, nossos agricultores evitam ir ao banco. Agora, trouxemos o banco até eles, onde se sentem mais a vontade. Isso é importante”, comentou. Maristela também falou da importância da renegociação das dívidas. Ela pediu para que o banco, através de seu gerente seja sensível e veja a realidade de cada agricultor. Também pediu para que os agricultores entendam que somente com o pagamento das dívidas os agricultores do município voltarão a receber novas linhas de crédito fornecidas pelo banco.

Aisamaque Dáliton mostrou-se muito satisfeito com a reunião. “A participação dos agricultores foi muito boa. Isso mostra que eles têm interesse”, explica. Para o secretário, a vinda da equipe do banco para o município foi de grande valia, pois trouxe as informações de forma mais clara e possibilitou mais poder de negociação por parte dos agricultores.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário: