Emparn capacita pescadores para cultivo de tilápias em gaiola
Publicado no Dia 07/10/2009
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), promove 'Dias de Campo', de hoje (07) até a próxima sexta-feira (9), na barragem de Santa Cruz, em Apodí, sobre o cultivo de tilápias em gaiolas. O evento faz parte do projeto "Formulação de Estratégias para o Desenvolvimento da Piscicultura no Território da Cidadania do Sertão do Apodi/RN, com base em uma unidade padrão da produção de tilápias em gaiolas". Essa é a penúltima etapa do processo de capacitação de pescadores na área de cultivo de tilápias em gaiolas, previsto no cronograma.
Participarão dos dias de campo 105 pescadores dos municípios de Upanema, Itaú, Umarizal, Lucrécia e Pau dos Ferros. Esse último é fora do "Território", mas foi incluído devido à grande demanda local na atividade. Nas etapas anteriores, realizadas nos meses de agosto e setembro, foram capacitados 94 pescadores dos municípios de Felipe Guerra, Caraúbas, Campo Grande, Triunfo e Apodi. Ao final de cada evento é selecionado um participante de cada município para realizar estágio junto à Associação dos Aquicultores de Apodi - AQUAPO, que desenvolve a atividade de piscicultura em gaiolas, com assessoria técnica e financeira do projeto, coordenada pela pesquisadora da Emparn, Ana Célia Araújo.
O objetivo desses eventos é formar multiplicadores na atividade de piscicultura intensiva visando fomentar a produção aquícola em outras comunidades pesqueiras, gerando, dessa forma, emprego e renda para a população. Segundo a pesquisadora, Ana Célia Araújo, a importância desse projeto cresce à medida em que órgãos governamentais liberem diferentes reservatórios para uso da piscicultura, em gaiolas no Estado.