sexta-feira, 18 de setembro de 2009

NO JORNAL DE FATO

Semana Cultural movimenta população
A Semana Cultural de Upanema, iniciada na quarta-feira, está mexendo com a população local. Os dois primeiros dias das festividades contaram com grande participação popular.
Nesta quinta-feira, pela manhã, os desportistas locais deram início às Olimpíadas Municipais, com várias modalidades esportivas. Simultaneamente, no colégio Calazans Freire, aconteceu a Feira da Saúde, com atendimento médico, vacinação, realização de palestras entre outras atividades. No centro da cidade, o Expresso Cidadã emitiu documentos gratuitos para população e os agricultores do município esporam e comercializaram os produtos cultivados no campo.
O encerramento do dia foi na Praça de Eventos, com um culto evangelístico realizado pelas igrejas Batista e Assembleia de Deus.
Na quarta-feira, a população foi às ruas para acompanhar a alvorada, que contou com a participação das bandas marciais evangélicas e banda filarmônica do município, seguida do hasteamento das bandeiras, que marcou a abertura oficial da Semana Cultural e os festejos de emancipação política do Município. No encerramento do evento, a banda Filarmônica Ivaldete Basílio da Silva interpretou a música parabéns. Às 10h, foi realizada uma missa em ação de graças pelos 56 anos de emancipação política de Upanema. A missa foi celebrada pelo padre Tarcísio. No início da noite, teve início o desfile cívico, que atraiu o maior número de expectadores e impressionou a todos pelo tamanho e pela beleza. "O desfile estava muito bem organizado e teve ótimas apresentações das escolas", destacou o professor Silva Júnior.
Para a prefeita Maristela Freire, o sucesso do desfile foi fruto do empenho das escolas (alunos, professores, diretores e funcionários), além dos integrantes das secretarias municipais. "Foi um momento muito lindo ver a Avenida 16 de Setembro tomada pelo nosso povo. Esse evento representa o resgate da cultura de Upanema", ressaltou Maristela.
A abertura do desfile foi feita pela banda da Polícia Militar, do IIº BPM de Mossoró. Em seguida foi a vez das bandas marciais da Assembleia de Deus, Filarmônica Municipal Ivaldete Basílio da Silva, banda Monsenhor Militão e Manoel de Oliveira (Campo Grande), Fafarra do Projovem. Desfilaram ainda escolas, igrejas e secretarias.

Nenhum comentário: