sábado, 20 de setembro de 2008

Escolas de 166 municípios do Estado vão receber a 2ª Provinha Brasil, que será aplicada no fim do ano

Interior – As redes públicas dos 4.680 municípios que aplicaram a primeira Provinha Brasil no início do ano letivo de 2008 receberão do Ministério da Educação (MEC) a segunda Provinha impressa para ser aplicada entre a segunda quinzena de novembro e dezembro. No Rio Grande do Norte, 166 municípios participam do programa. Esse conjunto de municípios, mais as escolas estaduais que oferecem as séries iniciais do ensino fundamental, têm cerca de 3,7 milhões de crianças cursando o segundo ano do ensino fundamental.
A coordenadora-geral do ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB), Edna Martins Borges, explica que foi o interesse dos municípios pela provinha que motivou o MEC a ampliar a oferta do material impresso. Em março deste ano, receberam a prova impressa os 3.133 municípios com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de até 4,1 pontos. A segunda etapa inclui todos os municípios que fizeram o download daquela prova e custearam a impressão do material.
O município de Cuité (PB) é um exemplo do interesse das secretarias municipais de educação pela provinha. Segundo Edna Borges, Cuité está entre as redes que fizeram o download e aplicaram a prova. Agora o município receberá o material impresso. Em 2009, informa a coordenadora, todas as redes, municipais e estaduais, que tiverem crianças no segundo ano do ensino fundamental receberão do MEC a prova impressa. O objetivo é estimular as redes a fazerem o diagnóstico do aprendizado dos seus alunos no início e ao final do ano letivo.
O kit da Provinha Brasil é composto pelo caderno do aluno, caderno do professor/aplicador, um roteiro passo a passo de como aplicar a prova, um guia de correção e um material de reflexão sobre esse tipo de prova.
A SEB preparou a relação, por Estado e na ordem alfabética, dos 4.680 municípios que receberão, no início de novembro, a provinha impressa.
Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: