quarta-feira, 21 de maio de 2008

RESENHA DA CÂMARA

A Secretária de Urbanismo e Ação Social – SUAS, Rivanda Bezerra, esteve na sessão de hoje da Câmara municipal de Upanema, fazendo um relato das ações de sua secretaria, esclarecendo algumas dúvidas dos vereadores e respondendo algumas insinuações feitas na última sessão da Casa.
Rivanda começou mostrando em um telão, uma série de programas e ações que são desenvolvidas em sua pasta. Dentro os programas coordenados pela SUAS no município, destacamos o Projovem, que foi lançado ontem e atenderá a 75 jovens carentes do município, a gerência do Bolsa Família, o programa habitacional da prefeitura Nosso Lar, os cursos de capacitação (informática, artesanato, teatro, etc.), a banda de música, além do Projeto Educarte, que não foi renovado convênio com a Petrobras esse ano. Segundo Rivanda, já foi solicitada várias vezes, a resposta sobre qual motivo teria impedido a renovação, mas até hoje não foi enviado explicação por parte da empresa. Mostrou uma relação de todos os bens que a secretaria possui, enfatizando que quando o prefeito Jorge Luiz recebeu a mesma, não tinha absolutamente nada e hoje até carro próprio tem. Aproveitou a oportunidade para cobrar dos vereadores a presença nos vários eventos realizados na secretaria, pois segundo ela, a ausência dos mesmos é sempre notada e isso faz com que eles não conheçam os projetos por ela (secretaria) desenvolvida.
Quando falava sobre a forma como é feita a escolha dos contemplados com casas populares, Rivanda fez questão de dizer que o déficit habitacional no município era muito grande, mas graças à administração Jorge Luiz, em parceria com o Governo Federal, esse número vem caindo consideravelmente. Rivanda citou que já foram construídas 404 casas e ainda este ano, mais 200. Por ainda ter pessoas que não serão contempladas através dessa parceria (PMU/Governo Federal), Rivanda cobrou dos vereadores aliados da Governadora, o apoio para diminuição desse déficit. “Vamos à luta em busca de novas casas para quem precisa senhores vereadores”, afirmou. Ao comentar sobre a afirmação do vereador Valério de que ela seria uma péssima secretária, Rivanda mostrou cópias de ofícios de órgãos do Governo Federal e Governo Estadual, elogiando o trabalho realizado pela secretaria. Fez questão de ressaltar o empenho do prefeito Jorge Luiz no combate ao déficit habitacional e disposição para mudar o quadro social das pessoas mais carentes do município. Pediu para que o vereador Valério procurasse saber como funciona o processo de escolha dos conselheiros tutelares. “Busquem a verdade, pois é feio uma autoridade vir de público falar inverdades”, comentou. Rivanda disse que fica triste em saber que mesmo com esse trabalho, ainda tem gente que quer ver ela presa. Segundo ela, essas críticas não vão tirar a vontade de continuar trabalhando em pro da igualdade social no município.
O vereador Nonato Garcia – PSB indagou sobre qual o motivo da mudança do cadastramento que antes era feito pelos Agentes de Saúde, para a SUAS. A secretária explicou que o cadastramento sempre foi coordenado pela SUAS, mas devido ao pedido de urgência dos cadastrados por parte de Brasília e ainda não haver material humano suficiente na secretaria, foi preciso ajuda dos agentes.
Nonato Garcia disse que não tinha dito que era para a secretária estar presa, mas que existe denúncia no Ministério Público de que houve discriminação na escolha dos contemplados com casas populares e caso seja comprovado essa denúncia, os culpados deveriam ser presos. Rivanda disse que nunca tinha sido contra o nome de qualquer beneficiado e, fez questão de repetir. Também disse que a escolha não é feita somente por ela. “Existe um conselho senhores vereadores. Representantes de sindicatos, igrejas, grupo de idosos, a própria Câmara, etc.”.
Maria José – PMDB parabenizou pela comprovação do trabalho desenvolvido pela SUAS. Ela disse que caso alguma vereador tenha dúvida, basta visitar a secretaria e ver o grande trabalho de atendimento, aos jovens, as mães, aos idosos, etc. Ela também sugeriu que os vereadores discutissem se era melhor o envio de um requerimento, a qual ela já tinha elaborado ou a realização de uma audiência pública para discutir o problema da não renovação do Projeto Educarte, por parte da Petrobras. Ela disse que não é justo a não renovação, pois o trabalho foi muito bem feito.
Maria José também pediu para que a casa enviasse ofício a TELEMAR solicitando a instalação de telefones públicos em comunidades rurais do município. Também citou e parabenizou o prefeito Jorge Luiz pela aquisição de mais um ônibus escolar para o município, através de parceria com o Governo Federal. Finalizou pedindo para que os vereadores olhassem para a Ação Social antes e depois da administração do prefeito Jorge Luiz.
Valério Augusto – DEM começou dizendo que querem “endeusar” o prefeito Jorge Luiz pela construção de muitas casas populares, mas segundo ele, na sua administração, foi construída a mesma quantidade de casas que na gestão Jorge Luiz. Citou o ex-secretário Elzimar Carvalho, que hoje pertence ao grupo situacionista como testemunha. “Perguntem a Elzimar se estou mentindo”, desafiou o vereador. Ele perguntou a secretária quantas casas Jorge tinha construído com dinheiro da prefeitura. Rivanda disse que o número já tinha sido divulgado por ela, ou seja, 404. “Todas as casas necessitam de contrapartida da prefeitura”. Valério disse que contrapartida “não vale”! “Eu quero saber é com dinheiro da prefeitura sem Lula e Wilma”, disparou.
Rivanda aproveitou para cobrar da oposição, que divulgasse os critérios e a lista dos beneficiados com o cheque-reforma do Governo Estadual. Todas as listas e critérios para entrega das casas populares no Governo Jorge Luiz estão a disposição. É bom que a oposição também divulgue os critérios e lista desses beneficiados com cheque-reforma, cobrou a secretária.
Josiel Gondim disse que ficou convencido da competência da secretária e sua equipe. Continuou dizendo que o trabalho da secretária merece elogios. Destacou o apoio a música, que é instrumento de inclusão social, além de desenvolver o raciocínio dos jovens. Josiel parabenizou pela criação da banda de música. Ele perguntou se já existiram casos em que o beneficiado com casas perdeu o bem depois de constatado irregularidades. Ela disse que não. Mas, muitas vezes, quando os dados dos escolhidos são enviados para Brasília e há um cruzamento de dados e encontram-se problemas, como no CPF, ser aposentado, ter terra em reforma agrária ou outro critério que impede o mesmo de ser contemplado.
Neném do Cabano – PMDB destacou que Rivanda recebeu uma secretaria sem absolutamente nada. Por isso deveríamos enaltecer o trabalho dela. Ele creditou as críticas, ao ano eleitoral. Mas, segundo ele, o povo não esqueceu o passado e reconhece o trabalho da administração Jorge Luiz.
Hermes Freire – PTB começou desejando consolo à família de João Inácio, que perdeu um ente querido na noite de ontem. Depois, o vereador citou a passagem bíblica que diz: “Nada é perfeito, tudo é vulgar e tudo é passageiro”. Hermes fazia referência as críticas que fizeram ao trabalho da secretária Rivanda Bezerra. Ele disse que o ser humano prefere criticar, vaiar, mas elogiar é algo raro. Disse que se o seu comportamento em favor do trabalho desenvolvido por Rivanda o prejudicar politicamente, prefere continuar elogiando Rivanda. Terminou pedindo para que a secretária ajudasse, ele e Maria José, a desenvolver um projeto em beneficio da construção de um abrigo para idosos no município.
Aguinaldo Elói – PP elogiou o trabalho de Rivanda e sua equipe, a qual considerou brilhante. Disse que em virtude da situação que se encontrava o município, o pouco que Rivanda fizesse, era muito. Mas, Rivanda fez mais do que o pouco.
Otávio Bezerra – PMDB pediu para que Rivanda não se abalasse com as críticas, pois as pessoas que a criticam não tem informações sobre o que dizem, por isso, essas críticas são infundadas. Disse que Nonato passou 7 anos elogiando Jorge Luiz e agora quer pregar que o seu grupo é perfeito. Ele disse que Rivanda nunca se ausentou de suas responsabilidades, mas Upanema sabe que Nonato já se ausentou de uma sessão da Câmara, onde o mesmo tinha o compromisso de cassar Amarildo Martins. Terminou criticando as palavras do vereador Nonato, onde segundo ele, pediu para prender uma pessoa de bem.
Nonato disse que as críticas eram naturais e quem era contra, tomava atitudes de ditadura, citando o caso da rádio, que não renovou o contrato com a Câmara. Disse que não procede a informação de que ele passou 7 anos só elogiando Jorge, pois segundo ele, já levou várias denúncias ao Promotor, contra a administração de Jorge no período em que era situação.
Rivanda terminou suas palavras dizendo que o trabalho desenvolvido na SUAS não é dela, mas em prol de todos.
No horário destinado aos líderes de partido, Hermes Freire pediu para que os vereadores procurassem debater assuntos mais importantes para o município, como o projeto de irrigação para Barragem de Umarí. Pediu para os colegas acabarem com a politicagem nas sessões. “Lugar de pedir votos é na rua, aqui não!”. Terminou dizendo outra frase de impacto: “Onde tem vaidade, não tem porta aberta para Jesus”.
Valério usou seu tempo para dizer que em relação a prestação de contas do ex-diretor do Maria Gorete, professor Ribamar Ribeiro, estava tudo esclarecido, pois foi um problema na abertura da conta do colégio, que estava impedindo a liberação do dinheiro.
Com relação ao caso do telefone do Conselho Tutelar, que tinha sido dito que estava cortado para fazer ligações, Valério disse que o prefeito estava certo em ter cortado, pois segundo informações, tinha gente ligando pra “Coréia, Japão e gente ligando par ir pras olimpíadas em Pequim”. Por isso, segundo ele, a conta chegou a R$ 800,00 por mês. O errado segundo ele, foi não consertar quando o telefone estava mudo.
Otávio Augusto perguntou a Valério, quantas casas foram construídas na administração dele, no local próximo ao Conjunto IPE. Valério disse que as casas foram construídas de acordo com o tamanho das famílias. “Foram 8 casas, comprei um terreno e o resto eu fiz reforma em casas que estavam caindo”. Segundo Valério, tudo foi prestado contas ao Tribunal de Contas da União. Valério disse que a secretária Rivanda veio falar que tudo passa pelos conselhos, mas segundo ele, todos os conselhos são tendenciosos ao prefeito. Continuou chamando de bajuladores. Valério disse que todos os vereadores parabenizam Jorge pela organização, mas terminou dizendo: “Não quero saber de organização, quero saber de dar dinheiro ao povo”.
Maria José, como líder do governo, disse que as 8 casas foram construídas, mas o dinheiro veio para construção de 25 na zona rural e cobrou do vereador onde tinham sido feitas essas casas.Neném do Cabano perguntou a Nonato se nas inúmeras viagens que ele fez a Natal, em alguma delas ele teve contato com Wilma ou outro secretário para solicitar a construção de casas populares no município, através do Governo do Estado. Cobrou do vereador os critérios e a lista dos beneficiados com o programa estadual cheque-reforma.
Nonato disse que o compromisso em relação ao cheque-reforma é do ex-vereador Luis Jairo e que até onde ele sabe os cheques já estão nas “mãos das construtoras” e em breve o material será entregue aos beneficiados.

Nenhum comentário: