quarta-feira, 19 de março de 2008

AUMENTO NO PREÇO DO PÃO NÃO É JUSTO EM UPANEMA

Lendo notícias na mídia nacional nos últimos dias, percebi que o preço do trigo aumentou, o que ocasionaria um aumento do preço do pão, visto que o trigo é a principal matéria-prima para se fabricar o “pão nosso de cada dia”.
O motivo principal para esta alta é a previsão de que vai faltar trigo no mercado mundial em 2008. O mercado está prevendo a produção de apenas 70% dos grãos de trigo na safra de 2008.
Diante do exposto acima, tive a certeza de que o preço do pãozinho em Upanema iria aumentar, e foi o que aconteceu. Um aumento de 25%. O pãozinho que antes custava R$ 0,20 agora está custando R$ 0,25.
Pois bem. Este aumento seria considerado justo se as nossas panificadoras utilizassem fornos à energia elétrica, que é outro motivo alegado para o aumento de preço. A maior parte de nossas padarias ainda utiliza o velho forno à lenha, que ajuda a desmatar nossas matas. Grande parte dos funcionários desses comércios certamente não tem carteira assinada e, portanto, não tem maiores despesas com encargos, etc.
Assim sendo, podemos concluir que o preço do pãozinho em Upanema é por demais elevado, pois não pode seguir os critérios utilizados por panificadoras de cidades como Mossoró, Natal, etc.
O que vocês acham?

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem gente que pensa que o povo de Upanema é mal informado e com isso que aproveitar para aumentar o preço do pão. Vamos protestar contra esse preço.