segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Entidade Sueca garante recursos para a Agricultura Familiar de Upanema em 2008.

O Centro Cooperativo Sueco – SCC é uma entidade de cooperação da Suécia que apóia projetos de países em desenvolvimento. No Brasil desenvolve parceria com a Assocene de Recife e o Projeto Dom Hélder Câmara, através de uma ação chamada de Projeto de Cooperação. O foco de atuação é a agricultura familiar e o objetivo é fortalecer as organizações de agricultores familiares e outras entidades da sociedade civil.

O Projeto de Cooperação tem como representante no Território Sertão do Apodi o Eng. Agrônomo José Wilson Tavares e entre as ações que estão sendo desenvolvidas citamos o apoio a produção irrigada de hortas e fruteiras (assessoria técnica, elaboração de projetos, implantação de hortas), discussão e apoio de novas ações de comercialização (criação e apoio de feiras da agricultura familiar), pesquisa participativa com agricultores familiares e apoio aos fóruns e espaços de debate da agricultura familiar. O projeto tem atuação nas áreas atendidas pelo Projeto Dom Hélder Câmara e está presente nos estados do RN, PB e PE.

No final de outubro o representante da entidade sueca, Eduardo Cantos, veio ao estado avaliar as ações do projeto e, de acordo com relatório emitido, as ações desenvolvidas em 2007 tiveram total aprovação do órgão, que autorizou imediatamente a liberação de convênio para continuar os trabalhos em 2008. Nos dias 13 e 14 de novembro, diversos representantes de associações, entidades de assessoria técnica, PDHC e a equipe do Projeto de Cooperação estiveram reunidos fazendo uma avaliação do trabalho desenvolvido e elaborando o Plano Operativo para o ano de 2008.

Em Upanema é fruto da parceria do Projeto de Cooperação com o Projeto Dom Hélder, a implantação de hortas, o apoio aos projetos irrigados e a aprovação de projeto para criação de feira da agricultura familiar, que deverá ser instalada ainda este ano.

Na foto, da esquerda para a direita, o Eng. Agrônomo José Wilson Tavares, o representante do Centro Cooperativo Sueco Eduardo Cantos, a mobilizadora social de Upanema Wberlhane Pereira, a coordenadora do Projeto de Cooperação no Nordeste Neyde Nery e o representante da PB Ricardo Blackburn.

Colaboração de José Wilsom

Nenhum comentário: