domingo, 13 de maio de 2007

Caraúbas briga para ter localidade

MIRANDAS
Caraúbas – Se depender da vontade política e do esforço do Poder Legislativo caraubense a comunidade rural de Miranda, que desde o censo demográfico do IBGE realizado em 2000 passou a pertencer à área geográfica do vizinho município de Upanema, voltará a pertencer à área geográfica de Caraúbas.Na semana passada, a Câmara Municipal de Caraúbas, atendendo a uma proposição do vereador Alcivan Viana (PMDB), realizou a 10ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo na Comunidade de Mirandas, onde a sessão contou com a presença dos moradores daquela importante localidade rural, que dispõe de um território com aproximadamente 54km² e um contingente populacional de mais de dois mil habitantes.Durante a sessão que se transformou em uma audiência pública discutiu-se vários assuntos e foram feitos encaminhamentos legais que, segundo o vereador Alcivan Viana, vão contribuir para a resolução do impasse entre os municípios de Caraúbas e Upanema, que vêm questionamento judicialmente a disputa deste território situado entre os dois municípios.
Essa não é a primeira iniciativa do Legislativo nesta questão. No ano de 2002, a Câmara cumpriu ritual igual, na gestão da vereadora Celinha Benevides, também com a mesma finalidade. Outra mobilização se deu no primeiro semestre de 2006, quando uma comitiva, integrada por representantes dos poderes Executivo e Legislativo caraubense, visitou a direção estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), procurando se inteirar sobre os fundamentos legais deste fato e, em seguida, foi recebida em audiência pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Robson Farias, naquela ocasião acompanhado pelos então deputados estaduais Francisco José, Ruth Ciarlini e Gilvan Carlos.
Os vereadores caraubenses deixaram a sede da Assembléia Legislativa naquela ocasião decepcionados com a frieza e o enfoque dado ao caso pelo presidente da Assembléia.Durante os trabalhos da sessão na Câmara, foi submetido ao plenário e aprovado pelos vereadores caraubenses um requerimento coletivo, o qual apresenta toda uma justificativa fundamentada no sentimento da população que ali reside, visando a mostrar sua indignação e o desejo de pertencer a Caraúbas.
Segundo o vereador Hamilton Bezerra (PR), atual presidente do Legislativo caraubense, “esta luta não vai parar enquanto a Assembléia não se posicionar oficialmente”.
Um dos principais encaminhamentos da sessão será a entrega ao presidente da Assembléia e a todos os deputados estaduais de cópia do requerimento aprovado e um documento da própria população com mais de 500 assinaturas, a ser levados por uma comitiva Caraubense durante a realização dos trabalhos da Assembléia Legislativa no município de Apodi nos próximos dias 15 e 16 de maio.
“Esperamos que os deputados, sobretudo os da nossa região, e especialmente aqueles que receberam os votos dos caraubenses possam se comprometer neste ato e mostrem sua decisão em resolver este impasse”, diz o vereador Alcivan Viana (PMDB), um dos defensores desta causa na Câmara Municipal.
Reforçando toda esta tese, o vereador Edson Morais (PTB) externou aos presentes que, baseado nas consultas jurídicas já formuladas, “caso a Assembléia mantenha-se omissa, a própria governadora pode firmar posição e ela própria encaminhar à Assembléia um Projeto de Lei propondo os caminhos para a solução deste fato”.
O vereador João Bosco (PSB) foi enfático ao dizer que “os moradores não deveriam ser entrevistados no atual Censo pelos pesquisadores do município de Upanema”, argumenta.
AUSÊNCIAS SENTIDAS
Foi bastante sentida e comentada a ausência dos deputados estaduais, em especial os da região, na audiência pública realizada na localidade de Mirandas.
Apesar de ter sido enviado convite com antecedência para todos os deputados e deputadas estaduais como também para a direção do IBGE, não houve reciprocidade quanto à presença, por parte destas autoridades com a iniciativa do Legislativo Caraubense. Apenas a direção do IBGE encaminhou justificativa.
A população, que estava ansiosa em contar com a presença pelos menos dos deputados da região oeste, teve o dissabor de contar com a ausência destes no plenário desta importante sessão. “É ruim, mais não é com este gesto que eles irão barrar a nossa luta, vamos ao encontro destes para mostrar que estamos com a razão e mostrar o que esperamos destes”, argumenta o professor e dirigente político na Comunidade Francisco Linhares, popularmente conhecido por Peninha.Outra ausência sentida neste ato político de caráter intermunicipal foi a dos poderes constituídos do município de Upanema, tanto o Executivo como o Legislativo upanemense foram convidados para a sessão, entretanto não houve registro de presença de nenhum titular ou representantes.
Moradores reprovam medida tomada pelo IGBE Uma comitiva composta por trabalhadores e trabalhadoras rurais, professores, estudantes, comerciantes e lideranças políticas da região esteve no local e manifestou sua opinião. Na localidade de Mirandas hoje existem nove associações comunitárias organizadas, das quais todas estiveram representadas pelos seus presidentes e parte dos seus associados. Além das entidades locais, estiveram presentes manifestando seu apoio à esta luta, dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caraúbas, do Fórum das Associações Rurais, da Ong ATOS e do escritório da Emater local.
Segundo o vereador Alcivan Viana, dentre um dos sentimentos manifestados pelos populares está o de não responder ao atual Censo quando forem questionados pelos agentes censitários de Upanema. Esta posição foi endossada inclusive por alguns vereadores, lideranças sindicais e populares presentes à sessão. “Tem mais de 50 anos que resido nesta localidade e nunca tinha escutado falar que Mirandas fosse de Upanema, além do mais todos os investimentos públicos realizados até hoje aqui vieram por meio dos administradores de Caraúbas”, desabafa o ex-vereador da comunidade Severino Gelson. “Mirandas nunca pertenceu ao município de Upanema, tenho mais de 80 anos, me considero um dos fundadores desta Comunidade e nunca ninguém nos falou que somos de Upanema, porque só agora inventaram essa história? Ou ficamos para Caraúbas ou queremos que aqui vire município”, desabafou um dos mais antigos moradores de comunidade, conhecido por Zé Miliano.
“Estamos dispostos a ajudar aos que querem ver Mirandas pertencer a Caraúbas, como sempre foi”, comprometeu-se um dos mais destacados comerciantes da comunidade, conhecido por Tonheta.
Fonte: Jornal De Fato

3 comentários:

Mané Bola disse...

Acho que Upanema deve enfrentar essa briga, pois o território é nosso, quem diz não somos nós e sim o IBGE, logo podemos gritar com segurança que de maneira nenhuma iremos mudar o nosso mapa por capricho de um ponhado de vereadores (de Caraúbas) que por questões eleitoreiras estão crescendo os olhos pra essa questão. Pergunte ao povo de mirandas o que foi investido lá, se a resposta for satisfatória pra Caraubas é por que eles estão mentido, pois a comunidade de mirandas dá mais lucro que prejuizo a Caraúbas. Outro sim, é que os investimentos feito por Caraúbas é uma piada, é só dar uma passadinha lá pra você vêr, a rua principal é um chiqueiro de porco a céu aberto. Porque a prefeitura de caraúbas não fez um calsamento lá ainda? a final de contas a população foi contada pra lá, os alunos são contados pra lá, os atendimentos na saúde também são contados pra lá, então porque eles não fizeram investimentos siguinificativos lá?
Dou um conselho a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Upanema: Vão a luta não percam o território que é nosso, se não, vocês vão ser lembrados no futuro como políticos que se dobraram diante de uma cidade que tem fama de valente, mas eu digo que na porta da frente da casa do valente tem a foice da morte pendurada.

Anônimo disse...

Está claro. O IBGE quem disse que a comunidade de Mirandas pertence ao Upanema/RN,então cabe as autoridades de lutar pelo que é nosso.

Anônimo disse...

Upanema/RN deve lutar pelo que o IBGE lhe deu direito que é a comunidade de Mirandas.