.

.
 

Postagem em destaque

MORADORES DENUNCIAM LIXO EM SUAS RUAS

::lixo          Os moradores da Rua Capitão José Gomes de Souza Bastos não conseguem dormir e nem conversar nas calçadas de suas casas de...

O MOSQUITO DOMINADOR - TEXTO 19 - ENVIADO PELO PROFESSOR BENEDITO HOLANDA

dia domingo, 27 de março de 2016

        O Brasil é um país dominado por um mosquito.  A situação a cada dia piora. Milhares de pessoas estão sendo infectadas e adquirindo uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, febre Chikungunya  e o vírus Zica. Tá difícil combater essas doenças.
         O fator essencial no combate a essas doenças é a educação.  Se a população tivesse o conhecimento e a compressão sobre os riscos dessas doenças e as formas como se contribuem para que as mesmas se proliferem por todo o país, ficaria bem mais fácil vencer o mosquito. A população peca muito em não dá a sua contribuição. O combate tem que ser pensado e agilizado por todos. Nas cidades podemos ver nitidamente o desrespeito: lixo jogado ao ar livre, água acumulada, entulhos.  É o ambiente propício para que as larvas do mosquito desenvolvam sem maiores problemas. Nessas horas é que percebemos o quanto faz falta uma educação de qualidade. Os governos gastariam muito menos para implantar escolas de qualidade do que cuidar dos sintomas de uma população despreparada por frequentar as escolas do improviso.
         Percebemos que o Brasil é um país muito carente de saneamento básico. Não é possível erradicar as doenças se não tem em suas cidades um saneamento básico capaz de eliminar o surgimento de novas doenças ou o crescimento  de doenças que já existem. O Ambiente é propício para que a população seja afetada gravemente por doenças que se aproveitam de ruas com esgoto a céu aberto, água servida e todo tipo de sujeira que possa existir. Falta prioridade de nossos governantes em sanear todas as cidades. Priorizam obras que facilmente os oferecem uma maior repercussão e votos em época de eleição.
         As escolas tem papel primordial no combate ao mosquito Aedes aegypti. Toda a comunidade escolar tem que se comprometer em realizar ações possíveis e concretas visando uma maior conscientização e que todos passem a agir como agentes ativos na busca pelo extermínio do mosquito. A educação sempre será capaz de mudar pensamentos e ações e de realizar as tão sonhadas mudanças.

         É preciso que cada um tenha a disposição de mudar pensamentos e ações. Busque dar sua contribuição. Todos juntos e unidos podemos vencer nosso inimigo comum. Os governantes lançam campanhas, mas, se cada um de nós,  não empenharmos forças, tudo será em vão.  Nossa força sempre virá da união de todos!
Comentários
0 Comentários

0 comentários: