quinta-feira, 9 de junho de 2011

LEITOR: Antonio Roberto de Oliveira Vitor

Bom não tenho o costume de escrever comentários para blogs,

Mas desta vez senti uma necessidade, sou aluno de ensino médio da Escola Estadual José Calazans Freire que por sinal esta em greve.

Gostaria de entender melhor quais os benefícios que essa greve irá trazer para nós alunos. Até onde sei os professores estão em busca do reajuste do piso salarial e de “melhorias para a nossa educação.”

Sempre há alguém para dizer que os professores só querem dinheiro com essa greve. Eu não penso bem dessa maneira, mas há sempre um professor para dizer que está em buscas de “melhorias na nossa educação.” Está bem, mas quais são essas melhorias? Pois na minha escola há salas e carteiras sobrando, nunca falta merenda, tenho laboratório de informática a minha disposição, temos transporte para alunos que moram na zona rural. Bom se a nossa educação ainda precisa de melhorias p@# vai ficar muito F@d# pra C@R#lho!

Por enquanto não consigo ver benefícios já que estamos a mais de um mês sem ter aula.

Talvez algum professor irá dizer “esse ai nem assiste aula direito” ou “esse ai não tá nem ai pra vida.” Mas garanto uma coisa: quero ingressar em uma Universidade um dia. Sei também que depende muito de mim é claro, mas sem professor não dar

Só quero que vejam que essa greve só prejudica a uma classe: não é a dos professores, muito pior a dos governantes mas sim a classe ESTUDANTIL.

Obs.: sei que alguns professores irão aparecer com suas respostas prontas (se esse comentário for publicado), mas espero que algum deles me mostre outra classe prejudicada além da minha.

28 comentários:

Anônimo disse...

boa. a melhoria que eles querem é no bolso.

Anônimo disse...

queria ver um dia os professores fazerem greve querendo apenas melhorias nas escolas, sem falar nem em aumento salarial.

Anônimo disse...

aumente o salario por 10 que todos vao ver eles elogiando a governadora, nao vao nem lembrar se ta faltando quadro na escola.

Edson Rocha disse...

Muito bom comentaria amigo, sou aluno do 8° período de geografia da UERN e lá a maioria dos professores são do mesmo jeito só pensam em melhores salários e esquecem que os alunos não têm nada há ver com a ´briga`entre eles e os governantes.

AnÐré Jr disse...

Parabéns Roberto, falou bem e sinaliza que movimento estudantil é forte.

Edinael Castro disse...

Quero aqui parabenizar a atitude do estudante ROBERTO. Não só o parabenizo pelas citações reais que o mesmo argumenta na matéria, más também pela coragem de expor seu nome e não se intimidar e fazer isto no anonimato como muita gente faz. Em relação às críticas, tenho certeza que os nobres professores jamais criticarão um jovem que tenta formalizar e ampliar o debate como você fez. Greve é um direito constitucional, e que não se deve ser de forma alguma questionado. Eu apoio o movimento da classe, até por que, o governo Rosalba tenta de toda forma ludibriar a categoria.
Parabéns ao aluno e também aos professores pela grande e forte greve.

Josiel disse...

Poxa vida! Quem disse a vocês que os professores não estão reivindicando salário? Crianças entendam uma coisa A GREVE É UM DIREITO QUE NOS ASSITE, do mesmo modo servirá pra vocês também quando estiverem trabalhando e vendo seu salário sendo desvalorizado a cada ano. Um dia vocês vão entender isso. Fiquem certos de que os principais objetivos dessa greve são: Piso salarial do professor e Plano de Cargo dos funcionários. Reivindicar melhores salários não é nenhum pecado.
Quanto às palavras de Antonio Roberto, quero aqui dizer que você além de ver a educação que você está recebendo de forma totalmente deturpada ainda age com egoísmo. Vamos supor que a sua Escola esteja as mil maravilhas: merenda, ônibus, professores efetivos e capacitados, estrutura física adequada com área de lazer e educação física (não um armazém de guardar alunos), salas de informática com professores capacitados para sistematizar o ensino da computação e orientar nas pesquisas (não uma sala de computação para acessar Orkut e MSN), horários de aula de reforço com seus professores em outro horário, etc, etc, etc.
Suponhamos que tudo isso esteja acontecendo na sua escola. Beleza, MEUS PARABÉNS! VOCÊ É UM PRIVILEGIADO! Mas e as outras? As outras escolas que não são como a sua? Que não são ideais como a sua? Escolas onde se passa o ano todo sem um professor de matemática, física ou química por incompetência do governo, sem contar com outros problemas. Será que os alunos dessas Escolas não merecem uma Escola tão boa e ideal quanto a sua? Vamos pensar coletivamente pessoal.
A fala acima tem cunho pedagógico e servirá certamente para instigar o pensamento crítico de vocês que num momento como esse ouve das mentes menos preparadas e menos politizadas as mesmas frases ditas por meus avôs na época da ditadura quando entendiam que movimentos grevistas eram sinônimos de anarquismo. Mas foi graças a esses movimentos que hoje os trabalhadores gozam de direitos como Décimo terceiro salário, terço de férias, quinquênio, pecuniária, férias,...
Gostaria que com o mesmo esforço que vocês criticam a greve dos professores também usem-no para estudar e se dá bem no futuro. Agora, cuidado! Não escolham a profissão de professor, senão irão queimar a língua.

Profº Francisco Gondim disse...

Achei importante a atitude do jovem que está incomodado com a greve.

Ele só escolheu o locar errado para publicar sua revolta. O local certo para isso é o Portal do Governo do RN. Lá tem um link para se falar com a Governadora. Vá lá faça isso e você estará falando direto com a única responsável pela greve.

Mas vou fazer alguns comentários sobre o que o nobre aluno falou.

Ele diz que os únicos prejudicados são os alunos. Talvez ele pense que isso seja uma verdade. Primeiro vou dizendo que aluno prejudicado no Brasil é coisa de 1500 até nossos dias. Você imagine a quantidade de dias que não tem aulas porque o primo de do primo de alguém importante morreu, somado com aquele dia que houve uma movimentação política na cidade, acrescente aquele outro, aquele outro, etc. Você sabe que tem isso.

Talvez Roberto não saiba, mas no ano passado em muitas escolas os alunos terminaram o anos com falta de três professores e isso não era greve de professores, era a greve do Governo que não contratou os profissionais.

Agora me dirijo ao anônimo que falou que o professor só pensa no bolso. Para você que não sabe, o professor é um profissional igual aos demais que fizeram um curso superior. Tem família para sustentar. Precisa se atulizar. Precisa de lazer, etc. E o professor tem uma lei federal que está sendo desrespeitada pelo governo do RN e a grande maioria dos Estados e municípios do país. Talvez você não saiba, ainda, que essa lei nos garantes um reajuste que é pequeno, mas que significa algo em torno de 34%, ou seja, R$ 400,00 ou 500 nos salários de alguns professores. Você ficaria calado com algém metendo a mão no seu bolso e levando esse valor todos os meses? Pimenta nos olhos dos outros é colírio?

Profº Francisco Gondim disse...

Os alunos que ficam contra o professor está dando um tiro no pé. Uma sociedade de professores mendigos se transforma numa sociedade mendiga. Veja os programas de bolsas que o Brasil se orgulha em possuir.

Será que dar esmola ao cidadão não é uma testado de incompetência? Mas é isso que rende voto nesse país. Isso só acontece num país onde o professor vive com um salário de mendigo e ainda tem que conviver com alunos que acham normal o estado de coisas que estamos mergulhados. Achar que a culpa do fracasso do país é culpa do professor é um bom diagnóstico de que a educação de tal pessoa foi um fracasso.

Mossoró Press disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mossoró Press disse...

Caro Francisco, penso q vc foi brilhante em seu comentário com exceção do primeiro parágrafo quando diz q aki (blog) não é o local correto de fazer essa reclamação. Discordo totalmente, o local é mais do q correto e adequado como também o é o portal do Governo do Estado. Mas se ele tivesse feito a reclamação apenas lá, nós não estaríamos levantando esse tema, q é muito polêmico, e vc, por exemplo, não teria chance de tentar mostrar a sociedade de Upanema o que passa, sente, sofre, um professor.

Para confirmar ainda o q estou dizendo, dos oito comentários liberados nessa matéria 5 são se identificando, o q considero um avanço enorme e sem contar a coragem de Roberto. Os anônimos servem para mostrar o q muitos pensam.
Um abraço!

Anônimo disse...

Na minha opinião todos esses comentários têm uma dose de verdade. os que discordam da greve e os nobres professores que a defendem. queria aqui fazer uma pergunta para esses professores. Digamos que todas as reenvindicações sejam atendidas, reajuste salarial, plano e etc. tudo bonitinho com as obrigações do governo com os professores. mas ainda falta toda estrutura edequada para om bom funcionamento da escola. Mas com as obrigações do governo com os professores está tudo ótimo. (claro que isso é uma hipótese). Aí vem a pergunta, os professores iriam fazer greve pedindo essas melhorias para as escolas?

Profº Erivan Silva disse...

Os Professores Josiel e Francisco Gondim já esclareceram os pontos cruciais desta discussão. No entanto,gostaria de reafirmar os comentários de alguns leitores, dizendo que, realmente, a coragem do adolescente/jovem/aluno Roberto em ter se identificado foi uma atitude louvável. Apenas isso! Ao analisarmos o texto, percebemos que o mesmo parte de um contexto um tanto quanto vago e sem muito conhecimento da real situação da categoria a nível nacional. Pensar que apenas a classe estudantil é prejudicada no período de greve, que os professores só pensam em si próprios (no bolso, principalmente)e que já tem respostas prontas,é um discurso damagogo e de pessoas sem compromisso nenhum com a Educação. Acredito que Roberto tenha seus próprios discursos, mas prefiro acreditar que o mesmo, que pensa em cursar uma Faculdade,tenha sido influenciado por outras pessoas. O que me deixou mais triste, ainda, foi o comentário do Universitário Edson Rocha do 8º Período de Geografia da UERN. Edson Rocha você faz Licenciatura ou Bacharelado? Por que se for Licenciatura, seu discurso precisa ser melhorado!

Roberto Vitor disse...

Josiel:
“Poxa vida! Quem disse a vocês que os professores não estão reivindicando salário?”
Muito bem Josiel você ainda diz que eu sou egoísta, então mestre sou mesmo. Que vergonha estou sentindo agora, estou vendo a sua coletividade.
Seria bem mais legal se os professores chegassem na cara dura e falasse tipo:
“Só queremos aumento mesmo e ponto.” Não ficasse com discursos bonitos e tal. Pelo amor de Deus Josiel, se for pensar que eu tenho minha escola boa mas tem gente que não tem e eu for fazer greve por isso, é o mesmo que você parar de comer porque tem gente passando fome.
Fale qualquer coisa menos em coletividade. Sabemos como anda a violêcia nas escolas, quantos professores e alunos são ameaçados diariamente. Não vi ainda mobilização quanto a isso.
Vamos deixar a hipocrisia de lado e vamos ver o que realmente queremos.
Ah, bem interessante o que o professor Francisco diz que eu deveria publicar isso no portal do governo federal.
Bom eu tento atingir quem está me atingindo, antes mesmo que você diga: “o governo está lhe atingido mas não diretamente.” Com certeza pois o capitão tem sua linha de frente para combater por ele, então como não tenho poder para atingir o capitão vou na linha de frente que é o que está mais próximo de mim e está me atingido diretamente, ou seja, vocês. Mais ao contrario de vocês não estou usando ninguém de linha de frente.

(õÕ)


(Muito obrigado Silva pelo espaço)

Antonio Roberto de Oliveira Vitor

Anônimo disse...

O que acontece se a governadora não ceder as exigência da classe?
Por lei quanto tempo os Professores podem ficar em greve?
E se passar do período estabelecido por lei o que acontece com o professor que esta em greve?

Roberto Vitor disse...

Professor Erivan Silva
Tenho total certeza de que o senhor não me conhece, da mesma maneira que eu não o conheço.
Então pense bem antes de dizer que eu fui influenciado ao fazer os comentários.
Procure me conhecer, assim o senhor vai perceber que tenho opinião própria.
Ah, tenho um pouco de influência sim. Sabe em quem?
black veil brides, bless the fall, Fresno e Cazuza.
Não sabia que o meu texto teria a honra de ser analisado por uma pessoa tão culta e estudada como o senhor.
Talvez eu não tenha conhecimento
E talvez essa falta de conhecimento deriva-se da falta de aulas já que os meus PROFESSORES ESTÃO EM GREVE!
Sabe o que me deixa triste Professor Erivan Silva?
É comentários como do Professor Francisco, tipo: Uma sociedade de professores mendigos se transforma numa sociedade mendiga.
Minha gente eu não conheço esse professor mendigo, e se tiver algum postando comentários eu cedo minha humilde choupana para que ele passe suas noites de frio, e ainda garanto um cuscuz com mortadela e ovos, comprados com o Bolsa Família.

Sorte de hoje: Egoísmo não é viver como a pessoa deseja; é pedir que os outros vivam como ela
(Orkut)


Antonio Roberto de Oliveira Vitor

Profº Francisco Gondim disse...

Eu acho que é bom que se deixe claro que a nossa principal reivindicação é o Piso Salarial. Talvez os nobres comentaristas não saibam que nós conseguimos a aprovação de uma lei federal que criou um Piso Salarial Profissional para todo o território nacional. Essa lei foi questionada no STF e passou dois anos nas gavetas daquela casa de marajás. No último mês de abril foi julgada a nosso favor. Agora é lei de verdade! Mas o Governo do RN e a esmagadora maioria das prefeituras do nosso Estado optou pelo desconhecimento da tal lei.

Pois é, estamos em greve para recebermos aquilo que é nosso!

Quanto aos alunos e seus pais, devem entrar no Portal do Governo do RN (não confundir com o Governo Federal) e cobrar mais um pouquinho de rapidez no cumprimento da lei. É bom que fique bem claro que os professores não voltarão às salas de aulas, enquanto não se resolver esse impasse.

Não sei se consegui ser claro dessa vez. Espero que sim.

Mas ainda tenho a dizer para os reclamantes das condições das escolas que isso também é dever do Governo. Os professores diariamente reclamam disso, mas é preciso que a sociedade (a principal beneficiária da qualidade da educação) toma a frente nisso, afinal, é ela quem paga os altos impostos destinados aos serviços públicos. O povo paga caro por um serviço de péssima qualidade.

Eu digo isso porque eu vejo muito mais gente correndo nas passeatas dessa gente que está no poder do que cobrando pela melhoria dos serviços públicos. Eu garanto que se aquele mesmo povo que briga com os vizinhos e gritam o nome dos políticos em campanha estivesse reclamando deles que estão no poder, a realidade seria outra.

Josiel disse...

Para o anônimo que disse:
Digamos que todas as reivindicações sejam atendidas, aí vem a pergunta, os professores iriam fazer greve pedindo essas melhorias para as escolas?

A pergunta do anônimo é muito boa e abre espaço para um ótimo questionamento.

Imagine uma pessoa que é consciente de seus direitos, sabe que a Constituição Federal lhe garante que todos os Brasileiros têm direito a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e a infância, a assistência aos desamparados... (Art. 6º), mas mesmo assim você vai a um pronto socorro e se depara com um corredor cheio de pessoas doentes e desprezadas a própria sorte. Ao ver um familiar seu numa situação dessas, qual será a sua reação imediata?

É cobrar uma educação de melhor qualidade?

É cobrar uma área de lazer?

É cobrar segurança?

Muito embora você saiba que tem direito a lazer, segurança e educação, você irá cobrar aquilo que está lhe afligindo diretamente. No caso citado acima é a saúde.

Pois bem, meu caro amigo anônimo. O governo usa a estratégia de deixá-lo somente de cueca para que você procure pelo menos um calção ao invés de buscar uma vestimenta melhor. O governo sabe que mexendo no salário do professor mexe na sua feira, mexe na sua dignidade, mexem naquilo que lhe daria condições de uma vida melhor para si e sua família. O mesmo acontece com as outras profissões.

O professor coloca como pauta principal o seu salário porque é realmente aí que está diretamente lhe afligindo. O governo gosta disso, por que sabe que não teremos muita força pra lutar por melhorias nas escolas enquanto estivermos lutando pelo cumprimento de uma lei que resgata (timidamente) a dignidade do docente.

Vale lembrar que lutar por uma educação melhor não é tarefa somente dos professores. E tudo começa com o voto.

Josiel disse...

Para Roberto

“se for pensar que eu tenho minha escola boa, mas tem gente que não tem e eu for fazer greve por isso, é o mesmo que você parar de comer porque tem gente passando fome”

Meu amigo, primeiramente posso lhe assegurar que você não tem uma escola boa. Você não tem a mínima noção do que e uma “ESCOLA BOA”.

Pra falar a verdade, não conheço no nosso município uma Escola de estrutura, pelo menos razoável.

Outra coisa. Eu falei que tem Escolas em condições muito pior do que a sua e sendo a greve a nível de estado, devemos ser solidários, ou seja, REPARTIR O PÃO, e não “parar de comer” como você falou.

Anônimo disse...

Já chega. Ficou uma discussão chata, sem ninguém, ou melhor, professores reconhecerem pelo meonos um ponto negativo dessa greve. Todas categorias quando acaba uma greve reconhece que poderia ter abusado, etc, etc...

E mais essa dos professores , onde se sabe que o PT e CUT e SINTE estão por trás contra o governo do DEM.

Roberto Vitor disse...

Quero começar esse comentário pedindo desculpas aos meus colegas.
Por não ter respondido antes, devido a falta de tempo e de computador.
Já que ninguém quer dividir o pão comigo.
Bem colocado Prof° Josiel , percebi como os professores do estado dividirão o pão com os professores do município no período em que eles estiveram em greve.
Por mais que o ensino municipal não tenha muito a ver com o estadual.
Quero saber qual o problema com a minha escola já que eu como “CRIANÇA” não sei. Gostaria de saber também, já que professor é uma classe tão desvalorizada porque o senhor e os Demais escolheram tal profissão?
Por falta de opção?
Gostaria que você fosse bem especifico, pois já que sou uma “CRIANÇA” não entendo muita coisa.
A e eu divido o meu pão, se alguém quiser estudar no Calazans com certeza eu deixarei.

Não sei quando vou fazer o próximo comentário, pois comecei a trabalhar, então talvez não tenha tempo.
Pensei em fazer greve, mas já que notei que outras pessoas seriam prejudicadas sem ter culpa nem uma então fui bem SOLIDARIO deixei essa idéia de lado.
Um abraço para a Comissão de Juventude, Conselho da Juventude e a todo Movimento Estudantil e Juvenil.
Obs. Professor Silva, não vejo a hora de recomeçar as aulas para termos aqueles debates!


Roberto Vitor

Anônimo disse...

O que acontece se a governadora não ceder as exigência da classe?
Por lei quanto tempo os Professores podem ficar em greve?
E se passar do período estabelecido por lei o que acontece com o professor que esta em greve?
Poxa ninguém vai responder minha pergunta não é?

Profº Erivan Silva disse...

Jovem Roberto Vitor!

Quanta agressividade em sua resposta ao meu comentário!!! Sempre que faço qualquer comentário nos blogs, o faço com seriedade e não critico pessoas individualmente. Critico falas, injustiças e posicionamentos que considero incoerentes e, tenho o direito de pensar assim. A sua agressividade é compreensível em se tratando de sua juventude. Quero esclarecer que meu comentário baseou-se naquela postagem dentro daquele contexto e, para escrever e me posicionar sobre, não havia necessidade de conhecê-lo. Em momento nenhum, se você bem leu, eu disse que você não tinha opinião própria e apenas, mencionei o conhecimento da real situação da categoria de professores. Pelo contrário, fui até sensato e te elogiei. A interpretação textual fica a critério da pessoa que ler, abrindo espaços, nesse caso, para interpretações equivocadas, como a sua. Quanto a sua influência musical da qual falas com tanta veemência é aceitável e natural, uma vez que todos têm o direito de ouvir, gostar e basear-se naquilo que acredita. Que bom que o exotismo nas letras e até mesmo no nome dos grupos, dos Californianos-USA do Black Veil Brides e dos jovens do Bless the Fall do Arizona-USA, a ousadia nas boas letras das músicas de Cazuza e o bom som dos gaúchos do Fresno fazem parte de sua cultura musical. Meu avô João Belé (talvez seus avós o tenham conhecido) dizia sempre a meu primo Profº Diógenes e a mim que se conselho fosse bom não se dava, se vendia! Pois bem, acredito que se seu conhecimento fosse usado para, junto com os professores de Upanema, encontrar uma solução para a Greve teria mais fundamento; Que tal reunir-se aos estudantes por intermédio do Grêmio Estudantil do Calazans e realizar uma movimentação, começando em Upanema e quiçá em todo Estado?!!! Use a web para isso: Blogs, Facebook, Twitter, Orkut entre outros. Seu posicionamento é viável, mas não é se posicionando contra seus professores que chegarás a obter êxito!!! Abraços e que um dia, eu possa te conhecer pessoalmente!

Profº Erivan Silva disse...

Silva Jr., por favor, antes de publicar meu comentário faça uma correção na palavra "fazem" e mude para "FAZ" log após a palavra FRESNO. Obrigado

Mossoró Press disse...

Erivan, naum tem como eu modificar seu comentário. Vlw.

Roberto Vitor disse...

Professor Erivan
Gostei do que você escreveu.
Achei bem interessante a sua idéia de debatermos juntos para chegar a uma solução.
Devido o modo que escrevo, quero lhe falar que desse modo agrado os meus companheiros escrevendo algo simples de entender e de certa forma descontraído.
Acredito que os professores entenderam o que eu quis expressar da mesma forma.
E agradeço os conselhos.
Muito obrigado!

Roberto Vitor(oO)

José Jonas disse...

Roberto, pelo fato de o professor ser desvalorizado não quer dizer que as pessoas não possam e devam escolhê-la como profissão, e, do mesmo modo, não quer dizer que essas pessoas devam se conformar com a situação de desvalorização. Se você encinuou que os professores não deveriam fazer a greve porque, quando escolheram a profissão, já sabiam que seriam desvalorizados, eu sinto em lhe dizer, mas esse pensamento é mediocre . Com relação a sua indagação se foi “por falta de opção” (querendo menospresar os professores, numa clara provocação oas que escolheram essa profissão), eu não posso falar pelos outros, mas aconselho você a escolher outra profissão, quem sabe num cargo político como o de governador, assim você poderá combater os grevistas e vai poder dividir o pão. É uma boa opção.

Você disse que gostaria de saber quais são os problemas da sua escola. Eu vou te ajudar. O primeiro problema é que os alunos não sabem quais os problemas da escola, alguns até acham que não existe problemas. A primeira coisa para se mudar um quadro é a conscientização de que algo precisa mudar. Se você nem conhece os problemas da escola que você vai de segunda a sexta, como é que você pode se posicionar com relação a greve, que diz respeito a um quadro geral? Use o bom senso.

Por fim, quando Josiel lhe chamou de “criança” ele não estava, no meu entender, menospresando você, mas querendo expressar algo como “caro aluno”, ou coisa do tipo, como numa relação respeitosa de professor e aluno (já que ele é um professor e você um aluno). Então não precisa se ofender com isso.

Espero ter sido bem específico.

Josiel disse...

Quem já foi meu aluno sabe muito bem que eu gosto de usar essa palavra (criança) e a uso até na matemática quando estou me referindo a uma incógnita x de uma equação qualquer.

Otermo criança foi sem nenhuma maldade, mas cada um interprete do jeito que quiser