domingo, 3 de janeiro de 2016

O PAPEL DE UM VEREADOR - TEXTO ENVIADO PELO PROFESSOR HOLANDA - TEXTO 11

    Representar o povo no âmbito dos municípios era pra ser a missão primordial de um vereador eleito pelo voto popular. No Brasil é o tipo de representante popular com maior número, pois em todos os municípios brasileiros existem vereadores. Ser eleito pelo povo e honrar seus compromissos não é muito comum entre esses edis populares.
    O desenvolvimento econômico de um município passa também pela atuação de nossos representantes na Câmara Municipal. Um vereador tem o poder e a missão de elaborar e propor projetos que possam a vir a beneficiar às pessoas que vivem e trabalham numa determinada cidade. Dar funcionalidade à vida numa cidade é essencial pra o desenvolvimento econômico e a promoção da satisfação a todos os munícipes.
    Em muitos casos os vereadores ficam desacreditados devido a adotarem postura adversa aos princípios que norteia um bom mandato. Passar 4 nos e não ser capaz de propor nenhum projeto interessante é despertar o desprezo por parte dos eleitores que de 4 em 4 anos escolhem esse tipo de representante. Quando da busca por uma nova reeleição muitos recorrem ao uso de dinheiro ou concessão de favores visando reverter o quadro de desconfiança do eleitor esquecido por 4 anos seguidos.
    Ser representante do povo é buscar ser o interlocutor dos anseios do povo, uma voz que pode fazer algo por aqueles que o escolheram. Quem ousa agir assim, não é bem visto na Câmara de Vereadores. Existem vereadores que são prontos pra defender apenas seus interesses e nada mais. Estar no poder e permanecer nele ganha maior atenção do que lutar pra dar dias melhores para seus representados.
    Quando há eleições podemos perceber o grande descrédito dos vereadores por parte dos eleitores dado o pequeno número de votantes em relação ao total de eleitores do município. O pior é que muitos não percebem ou não querem perceber esse grande descrédito. É o reflexo de ações erradas de quem descumpre a sua verdadeira missão de representar os eleitores que os escolheram e acham que lutar pelos seus próprios interesses não os distanciam do povo.
    A construção de uma política séria passa pela mudança de pensamento e comportamento dos vereadores. Se cada vereador buscasse honrar seus compromissos o Brasil seria um país melhor para todos. Ajudariam na solução de muitos problemas, porque pra organizar uma cidade e fazer dela um ambiente bom para todos é impossível se não tiver uma boa atuação dos elaboradores de leis.
    Vereador bom não é aquele que usa seu mandato pra fazer aliança pessoal com prefeito ou distribuir bens ou favores aos eleitores. É aquele que apoia projeto vindo do executivo, mesmo sendo oposição. Concorda com tudo que trouxer benefícios para o povo. Ver seu mandato como uma possibilidade de agir em prol da melhoria de vida de cada habitante da cidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente, boa parte dos nossos representantes na câmara municipal está preocupada com benefícios próprios em detrimento de melhorias para a população do município. Outros são "marionetes" nas mãos do prefeito e seus "sanguessugas" mais íntimos. Os poucos que almejam proporcionar melhorias na qualidade de vida da população local são perseguidos e "neutralizados", o que torna difícil a criação e aprovação de projetos que possibilitem aos cidadãos usufruir de seus direitos de forma satisfatória, justa e igualitária.
Enchi o saco de hipocresia

Anônimo disse...

Corrigindo: hipocrisia