segunda-feira, 14 de setembro de 2015

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE AÇÃO MOVIDA PELO PREFEITO CONTRA O BLOG UPANEMA NEWS

Desde os primeiros dias de seu governo o prefeito constitucional de nossa cidade procurou montar uma estrutura de mídia com clara intenção em favorecer e enaltecer sua figura, em contrapartida que essa estrutura ataca e denigre a imagem de seus opositores.

A partir disso, a utilização da mídia em larga escala buscou influenciar opiniões e disseminar atitudes entre a população, como a constante recomendação em não se ler os blogs da oposição. Nesse contexto, apenas dois blogs destoam da imprensa que apoia o prefeito e um deles é o Upanema News e, o outro, o Blog do Anax.

Temos presenciado desde então ações por parte daqueles que fazem parte da folha de pagamento da imprensa da prefeitura, atitudes e matérias que sem sombra de dúvidas extrapolam os limites do aceitável em relação aos ataques contra esses dois blogueiros que não se renderam ao poder econômico da prefeitura. Toda Upanema é testemunha do que estamos relatando.

Em nossa opinião, é fato que o prefeito de Upanema vem se utilizando de forma indevida dos meios de comunicação que possui a seu dispor. O exemplo maior disso tudo se caracteriza pelo programa “Em Dia com Povo” veiculado todos os sábados, a partir do meio dia, na FM Liberdade 104,9. Esse programa fere claramente a liberdade de informação como também os princípios de moralidade, impessoalidade, entre outros. Como prova do que estamos narrando, no programa do último dia 1º de agosto, o prefeito de Upanema, claramente alterado, falou por cerca de 50 minutos e, ao invés de informações da prefeitura, utilizou boa parte do tempo para atacar seus adversários, em especial aos blogueiros irmãos, ao se referir como “blogueiros mentirosos”.

Ao se ouvir o programa, ficou mais que evidente o desvirtuamento do objetivo do mesmo, que deve ser a prestação de informações a população, caracterizando o uso indevido dos meios de comunicação sociais, já que o programa não é utilizado para os fins de informar ou proporcionar debates sobre temas de interesse da coletividade. Foi nessa conjuntura que o blog Upanema News, através de seu proprietário, Antônio Eudes Barbosa e Silva Júnior, publicou no dia 3 de agosto uma nota de repúdio contra o atual gestor municipal, ou seja, por ter sido chamado pelo prefeito de ‘blogueiro mentiroso’ em programa de rádio, publicamos uma nota repudiando essa ação do prefeito.

Em nenhum momento a matéria busca atingir a honra pessoal do prefeito, pois, o texto é direcionado apenas a figura pública do administrador da cidade. Isso fica evidenciado pelo próprio título da matéria, a saber, NOTA DE REPÚDIO CONTRA O PREFEITO DE UPANEMA. Vejam bem, a nota de repúdio em sua manchete já deixa claro e evidente que se refere à figura pública do prefeito e não tem caráter pessoal de forma alguma.

O prefeito se sentiu ‘atingido’ de forma pessoal e por isso entrou na justiça contra esse blogueiro alegando danos morais e pedindo a tutela antecipada para retirar do ar a nota de repúdio publicada por nosso blog.

Devemos lembrar ainda que quem repudia, repudia algo ou alguma coisa. Fica assim mais do que evidente que a matéria tinha como objetivo responder as ofensas proferidas pelo próprio Prefeito no programa do dia 1º de agosto, quando diz ao povo de Upanema para ter cuidado com o ‘blogueiro mentiroso’.

Assim, pouco mais de 24 horas depois, diante da repercussão na cidade em ter sido chamado de mentiroso pela maior autoridade do município, o blog Upanema News veiculou sua nota de repúdio em defesa de sua honra, sua imagem, que não deve ser achacado de forma alguma por quem quer que seja, quanto mais pelo chefe do Poder Executivo, que deveria zelar por todos os munícipes.

Portanto, entendemos que não prospera a tese da presente ação uma vez que não tem cabimento alegada conduta pois, estamos diante apenas do mero exercício de direitos como de expressão, informação, opinião, liberdade de imprensa, entre outros.

Felizmente a justiça em nível de Brasil vem entendendo, em sua jurisprudência, que matérias desse tipo em nada ferem a dignidade dos envolvidos, o que não cabe aqui analisarmos no momento. Apenas deixamos claro aos nossos leitores que a princípio já ganhamos parte da ação pelo fato de a justiça ter negado ao prefeito a tutela antecipada com a retirada do ar da matéria e assim, a matéria permanece no ar, como os leitores podem conferir clicando >>AQUI<<.

Temos a certeza que, apesar de demandar tempo, a vitória final será concretizada a nosso favor e, assim, a justiça será feita.

Agradecemos ao apoio de todos em mais essa batalha. Reafirmamos que ela apenas servirá para nos fortalecer cada vez mais. Vamos continuar firmes e fortes como nunca!

Antonio Eudes Barbosa e Silva Júnior

Upanema News

4 comentários:

Anônimo disse...

ESSE PREFEITO VEIO DE ENCOMENDA!!! VÁ TRABALHAR PREFEITO NOS NÃO SOMOS SEGO, ATÉ QUEM VAI NASCER AMANHA VÊ QUE O SENHOR Ñ FEZ E NEM VAI FAZER NADA.

Anônimo disse...

Silva, nós leitores fiéis ao seu blog estamos com vc.

Anônimo disse...

Toda crítica é construtiva, mas o prefeito parece não entender isso ainda!

Anônimo disse...

Kkkkkkkk o povo nao e cego nem burro silva jr ,como muitas veses sao ditas o prefeito mininao infantil e despreparado ...
Como o colega leitor falou la em cima somos fieis a verdade e estamos com vcs .