quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

PACIENTES PRECISAM CHEGAR DE MADRUGADA PARA CONSEGUIR UMA FICHA PARA SER ATENDIDO

http://acritica.uol.com.br/blogs/Posto-Saude_ACRIMA20110930_0114_15.jpg>>saúde
     Já alertamos em nosso blog por diversas vezes sobre a situação caótica da saúde em nosso município. Eis que uma maquiada aqui e outra ali, a situação melhorou, um pouco. Para comprovar o que estamos falando, ontem mesmo fomos informados novamente que o problema em um dos ESF da cidade permanece e foi preciso a intervenção da Secretária de Saúde para amenizar a situação criada.

     Entenda o caso: consultas com os pacientes começaram a serem agendadas devido ao grande número de pessoas que estavam indo de madrugada atrás de conseguir uma das 20 fichas disponíveis para serem atendido, coisa que a muitos anos não víamos em Upanema. Pois bem, a situação dividiu as opiniões dos pacientes e mesmo dos funcionários gerando todo o problema. 

     Pelo que fomos informados, vereadores já estiveram fiscalizando essa situação e ontem a Secretária de Saúde, que é contra essa iniciativa da médica do ESF, esteve no local para tentar acabar com esse sistema de agendamento de consultas.

    Segundo ainda fomos informados, o problema deverá continuar. Vamos aguardar mais esse capítulo.

10 comentários:

Anônimo disse...

O pior q eu acho ,é o Sistema do SUS,antes a pessoa podia fazer exames,hj se vai na secretaria de saúde é só pra ouvir um ñ.Ñ tem vaga.Lá só tem muito é funcionário,ñ sei pra que!

Anônimo disse...

Esse ñ é problema, problema é vc marcar uma visita domiciliar e não ter carro pra conduzir a EQUIPE pra consultar o paciente que ñ pode ir ate a USB.antes a Medica ia em seu carro,mas desistiu,pois a mesma ñ tem obrigação de usar o seu carro. estou escrevendo isso porque estou indignado.Se for possivel crie uma nota com esses dados imorale impossivel de aceitar obg.

Anônimo disse...

FICARA CONHECIDO COMO O PREFEITO DAS TAXAS. VAMOS VER SE O POVO VAI APROVAR TANTAS TAXAS EM 2016.

Anônimo disse...

com relação ao agendamento den consultas do PSF 3 o agendamento de consulta ate que valido desde que que seja feito por outro proficional, já que da maneira que estava sendo feito o passiente passava pelo mesmo médico duas vezes,isso é acumular passiente ou retarda consulta...............

Anônimo disse...

Boa noite! Sinto muito informar mas o que está escrito acima não condiz com a verdade. Primeiramente sou Mariana Smith, médica do PSF 2 de Upanema. Desde que fui contratada busco adequar o atendimento da Unidade de Saúde Maria Marluza ao que orienta a polîtica de saúde do Ministério da Saúde do Brasil, na qual se orienta que as estrategias de saúde da família (o termo PSF está em desuso) trabalhem com demanda programada sim, mas também acolhimento a demanda espontânea. Foi essa a proposta de trabalho que eu iniciei na minha equipe, buscando tirar as pessoas de filas em portas o que é uma condição desumada e indigna. A nossa Secretaria Gorete Sales compareceu a unidade para apurar inverdades como as escritas acima que estavam sendo disseminadas por pessoas que talvez se beneficiem mais do caos do que da saúde da população. Em nenhum momento fui procurada para ser questionada sobre minha forma de trabalho, se isso acontecer tenho comigo documentos que são de domínio público e que orientam as diretrizes de saúde pública. TODOS os dias acolhi a toda a demanda da minha unidade e sempre passei inclusive do meu horário de trabalho para garantir atendimento aos que me procuraram, quem fala o contrário ou não me conhece ou tem interesses escusos em fazê-lo.
Estou aberta para qualquer esclarecimento seja aos gestores, seja aos usuários, seja à imprensa ou mesmo à pseudoimprensa.
Mariana Smith

Anônimo disse...

A estratégia do PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes de Saúde da Família. Assim, esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade.
vejamos! Em Upanema tem 07 equipes de PSF,qual desses tem atendimento a população nas sexta feiras.
Qual o vinculo que a população tem com o PSF.TODO MORADOR SABE ONDE É SEU PSF.Vamos refletirmos um pouco;
Upanema está tendo inúmeros casos de varicela ou como queiram chamar bexiga,qual foi a campanha de orientação que já se ouviu falar sobre os cuidados com essa doença.
Apenas fiz um breve relato sem intenção de criticar A OU B.Obrigado!!!

Anônimo disse...

a situação está tão caótica na pasta da saúde,que até para tirar um cartão sus,dar trabalho,
vai quando chega lá na secretaria de saúde,dizem hoje não é dia,vai outro dia entra em sala em sala perguntando porque estão todos na cozinha, comendo,aconteceu comigo,hoje quinta feira. lamentável. e olhem que é de graça,imaginem se fosse pago com seria.

Anônimo disse...

Para...o caro leitor que perguntou qual dos ESF que tinha atendimento nas sextas feiras....quero que saiba que o ESF II tem atendimenti na sexra simmmmm e melhor se informar direitinho antes de se pronunciar...

Anônimo disse...

Sou do ESF 2 e desconheço esse atendimento q lá é feito.Pelo menos consulta é de segunda a quarta feira.

Anônimo disse...

Impossivel nao ter problemas, mas gracas a Deus nossa equipe e bem harmoniosa. Uma enfermeira excelente, a medica tambem,que ate se prontificava em seu carro, fazer as visitas domiciliares sem problema nenhum, como tava dando certo, veio a "mudanca". A secretaria de saude se comprometeu em mandar o carro pra mesma fazer as visitas. A medica cumpriu com sua obrigacao, veio, esperou e o carro nao apareceu. Gracas a Deus que os pacientes que necessitam de dessas visitas estavam "bem".