quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

ESCLARECIMENTO ENVIADO PELA DRA. MARIANA SMITH

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGNqNlseHg5KCqrL3FuMVEpRppxUYL4564t5oXZ2GJR90S_matvhAq_QjpSpUVheP9KNS8FGP9_i1V6E1aty4xqCBQ-RsPe4MGRfi2BOpJwuVBVjHAM-FOd8Su26XbM3QKfp_U/s400/nota_de_esclarecimento-300x225.jpgBoa noite! Sinto muito informar mas o que está escrito acima não condiz com a verdade. Primeiramente sou Mariana Smith, médica do PSF 2 de Upanema. Desde que fui contratada busco adequar o atendimento da Unidade de Saúde Maria Marluza ao que orienta a polîtica de saúde do Ministério da Saúde do Brasil, na qual se orienta que as estrategias de saúde da família (o termo PSF está em desuso) trabalhem com demanda programada sim, mas também acolhimento a demanda espontânea. Foi essa a proposta de trabalho que eu iniciei na minha equipe, buscando tirar as pessoas de filas em portas o que é uma condição desumada e indigna. A nossa Secretaria Gorete Sales compareceu a unidade para apurar inverdades como as escritas acima que estavam sendo disseminadas por pessoas que talvez se beneficiem mais do caos do que da saúde da população. Em nenhum momento fui procurada para ser questionada sobre minha forma de trabalho, se isso acontecer tenho comigo documentos que são de domínio público e que orientam as diretrizes de saúde pública. TODOS os dias acolhi a toda a demanda da minha unidade e sempre passei inclusive do meu horário de trabalho para garantir atendimento aos que me procuraram, quem fala o contrário ou não me conhece ou tem interesses escusos em fazê-lo.

Estou aberta para qualquer esclarecimento seja aos gestores, seja aos usuários, seja à imprensa ou mesmo à pseudoimprensa.
Mariana Smith 

Nota do Upanema News: Não entendemos qual parte do texto não condiz com a verdade, se não vejamos:
  • É fato que a saúde no município não está boa e basta perguntar a qualquer popular para se ter essa confirmação;
  • É fato que os pacientes estavam chegando de madrugada para conseguir uma ficha;
  • É fato que são apenas 20 fichas para atendimento;
  • É fato que vereadores já estiveram no local para verificar denúncias que eles haviam recebido;
  • É fato que a Secretária de Saúde esteve ontem falando com os pacientes e que desde segunda-feira não existe mais agendamento de consultas;
  • É fato que esse sistema de agendamento casou a discordância de alguns pacientes e funcionários.
       Portanto, cara Doutora Mariana Smith, acredito que a senhora no mínimo se expressou mal em seu posicionamento. Em nenhum momento fizemos juízo de valor sobre as práticas adotadas no PSF, apenas relatamos os fatos que estavam ocorrendo na tentativa de se chegar a uma solução. Temos inclusive relatos  de que a senhora é uma excelente profissional e está trabalhando duro para atender os pacientes, inclusive por vezes ultrapassando o limite de fichas estipulado. Também temos informações que o sistema de agendamento estava surtindo efeito, apesar das críticas sofridas.

     Por fim, peço que direcione suas críticas a quem está de fato impedindo o pleno desempenho de seu trabalho, que a senhora bem sabe de quem se trata. Vivemos em uma sociedade democrática e temos a certeza de que não é a imprensa que ao fazer seu trabalho esteja atrapalhando mas sim, buscando levantar temas importantes para serem questionados e debatidos para o crescimento da sociedade.

    Desde já nosso agradecimento pelos esclarecimento e nos colocamos a sua disposição.

 

3 comentários:

MARIA DE FATIMA disse...

“Sempre acreditei que o PSF ou ESF
poderia revolucionar por dar importância à atenção bá-
sica, com promoção da saúde, disseminando conceitos
de forma educativa e preventiva junto à comunidade”.O PROGRAMA
VAI ao encontro das necessidades da população,cito o controle de doenças como;
tuberculose, hipertensão e diabetes, além da redução da
mortalidade infantil e do acompanhamento às gestantes
no pré-natal, entre outros indicadores: “O vínculo das
equipes de saúde com as famílias faz a diferença.Fica essa reflexão para toda população de Upanema,é assim mesmo que o programa está sendo trabalhado em Upanema.

Anônimo disse...

Eu entendi perfeitamente, Silva falou da saúde do município, ñ do PSF A ou B. confirmo com relação ao agendamento de consultas, minha irmã foi encaminhada com urgência para um oftalmologista, fui marcar me falaram que só próxima semana, ora se nessa semana ñ estão marcando imagine na próxima que vão entrar em recesso.Fico muito triste com essa situação porque é um problema no olho pode se agravar, mais fazer o que? a culpa é nossa que ñ sabemos votar!!!

Anônimo disse...

vc's votaram nesse camarada pq não conhecem a peça e hj a população sofre frutos amargosos de uma péssima adminitração.