terça-feira, 30 de abril de 2013

Aproveitamento das águas de Upanema para a Produção de Tilápia

Estamos buscando parceiros para a elaboração de um projeto de desenvolvimento tecnológico para a cadeia produtiva da tilápia na Barragem de Umari (Upanema – RN|).

A proposta envolve todos os elos da cadeia produtiva desde a produção de alevinos até a comercialização.

O projeto terá como finalidade mais ampla atrair para a região empresas interessadas na exploração da cadeia produtiva da tilápia. As empresas podem trabalhar com a produção integrada da tilápia instalando laboratório para a reprodução de "filhotes" de tilápia - os alevinos -, uma fábrica de ração, uma graxaria e um frigorífico. "É um negócio complexo, como se montasse cinco empresas dentro da cadeia produtiva. Os alevinos ficam oito dias na incubadora. Depois disso, passam 30 dias em tanques escavados, até atingirem um peso médio de 25 gramas. É só nessa etapa que a tilápia será finalmente levada para os tanques da barragem, onde serão engordadas. A meta é produzir a tilápia em seis meses. O peso ideal de abate é 800 gramas.

A ração produzida é composta por farelo de soja, milho, um núcleo constituído de vitaminas e aminoácidos, além de farinha da carne e ossos e do óleo e farinha de peixe feitos na graxaria.

No frigorífico, os peixes são insensibilizados com gelo, são finalmente abatidos manualmente e sangrados. Depois desse processo, são descamados mecanicamente, lavados, filetados e refiletados. O processo seguinte é o de resfriamento e congelamento.
Fonte: blog de Josivan Barbosa

Nenhum comentário: