quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Idema vai fiscalizar extração de areia no Rio Mossoró


O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA), a quem compete emitir licença ambiental e também fiscalizar todo tipo de extração mineral no Rio Grande do Norte, informou que neste final de semana vai fazer uma fiscalização nas jazidas de extração de areia no leito do rio Apodi/Mossoró no município de Governador Dix-sept Rosado.

Segundo Graça Azevedo, responsável pelo setor de fiscalização do Idema, nesta semana houve uma denúncia a respeito de uma extração de areia em Governador Dix-sept Rosado. "Não sabemos ao certo se é legal ou não. Vamos averiguar e adotar as providências necessárias", conta Graça Azevedo, pedindo fotografias das máquinas trabalhando no local.

Graça Azevedo disse, no entanto, que muitas empresas de Mossoró têm licença ambiental para extrair areia no leito do rio Apodi/Mossoró e também no Umari, de Upanema. Admitiu que existem poucas equipes (16 pessoas) para atuar nas fiscalizações em todo o Rio Grande do Norte. Reconhece que esta dificuldade termina por favorecer atividades ilegais.

A chefe do setor de fiscalização do Idema disse que nos trabalhos que realiza conta com apoio da Polícia Ambiental e também do Ibama, através do Instituto Chico Mendes. Sobre a fiscalização neste final de semana na região de Governador Dix-sept Rosado, Graça Azevedo adiantou apenas que vai realizar e que se houver problemas nas áreas exploradas, as máquinas serão apreendidas e a extração interrompida. Os responsáveis serão multados.

Como obter a licença
O gerente Glauco Almeida, da Empresa L. Lino Comércio Terraplanagem Locação e Serviços explicou como fez para conseguir licença ambiental para extrair areia no leito do rio Umari, em Upanema. Ele também tem reservas autorizadas em Governador Dix-sept Rosado. Primeiro é preciso conseguir os direitos de extração mineral no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), depois a licença ambiental na Prefeitura. Tem que fazer os estudos de impacto ambiental. Por fim vão ao Idema. Demora em média 90 dias e custa em torno de R$ 6 mil. Glauco Almeida, que atualmente extrai areia nas imediações da Barragem de Genésio, dentro da área urbana de Mossoró, elogia a postura de gestão adotada pelo gerente do Meio Ambiente de Mossoró, Mairton França.
Fonte: Jornal de Fato

2 comentários:

Anônimo disse...

e em upanema,ja foi resolvido silva?

Julio disse...

Idema, olhar também nas proximidades entre a localidade do Poré e o Carão.