quinta-feira, 28 de julho de 2011

NO JORNAL DE FATO

Prefeito cancela reunião com professores e categoria reage


O prefeito em exercício de Upanema, Manoel Carlos de Oliveira, o Manezinho, cancelou uma reunião que seria realizada hoje, 28, com os professores da rede municipal de ensino.

A reunião foi acordada na quinta-feira passada, 21, durante a realização de audiência pública realizada na Câmara Municipal para discutir o pagamento do piso nacional e a implantação do plano de carreira dos professores. A data foi definida pela promotoria.

Manezinho justificou que foi convocado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para participar de um seminário em Natal.

Porém, a presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (SINDSERPUP), Rosemary Sobral Dantas, critica a postura do prefeito, dizendo que o TCE convoca os municípios para participarem desses eventos, mas não exige a presença do prefeito. "Na convocação, o TCE deixa bem claro que o evento é voltado para servidores do município. Não obrigatoriamente o chefe do Executivo", reclamou a presidenta, de posse do documento em que o TCE convoca os municípios para participarem do seminário.

Rosemary disse que o cancelamento da reunião é mais um que comprova que a educação é tratada com desdém pela prefeitura. A presidenta lembrou que os professores esperaram por quase dois anos para a realização de uma audiência pública para discutir o piso e o plano. "Várias datas foram marcadas pela Câmara Municipal desde o ano passado, mas a audiência sempre foi adiada pela prefeita", recordou, acrescentando que mesmo depois de várias tentativas, a audiência, realizada no último dia 21, não contou com a presença da prefeita Maristela Freire. A prefeita se afastou do cargo no dia anterior para tratar da saúde, sendo substituída pelo vice Manezinho.

Ela disse ainda que vai procurar novamente a promotoria pública para reclamar da falta de atenção do poder público. "Nossa experiência já mostrou que a prefeitura só negocia se for por meio da Justiça. Foi assim na luta pelo reajuste salarial e vai continuar agora na discussão do piso e do plano", relatou.

O professor Josiel Gondim defende que, diante de mais uma situação como essa, o prefeito deveria, pelo menos, ter marcado uma nova data para a reunião. "O que vemos é sempre a mesma coisa. Os prefeitos marcam um compromisso, depois aparecem outros eventos em sua agenda, aí rapidamente é cancelada a reunião sem nenhuma previsão de uma nova data", relatou, acrescentando que os prefeitos insistem em menosprezar os professores colocando-os sempre em segundo plano.

Um comentário:

Anônimo disse...

engraçado... vcs quererem que
anezinho salve a pátria em 15 dias....