terça-feira, 29 de março de 2011

Professores iniciam greve segunda-feira

Exiba assembléi...JPG na apresentação de slides
Professores durante a assembléia realizada na Câmara Municipal
Os professores e funcionários da rede municipal de educação de Upanema decidiram adotar o último recurso para conquistar reajuste salarial.

Em assembléia realizada na tarde desta terça-feira, 29, na Câmara Municipal, os servidores aprovaram a realização de greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 04 de abril.

Durante discussão no plenário da Câmara, os servidores da educação entenderam que a paralisação é única maneira existente para levar à prefeita de Upanema, Maristela Freire, a apresentar uma proposta de reajuste salarial para a categoria. ‘Já usamos todas as alternativas sem sucesso. Tentamos conversar, realizamos paradas de advertência, mas a prefeita até agora não se manifestou. Agora, só nos resta à greve’, salientou a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (Sindserpup), Rosemary Sobral.

A greve foi aprovada, mas foi bastante lamentada pelos professores. ‘Não queríamos chegar a esse ponto. A paralisação só atrapalha a educação, prejudicando a toda comunidade escolar, especialmente os estudantes’, observou o professor de matemática da Escola Municipal Professora Maria Gorete, Josiel Gondim.

Rosemary Sobral destacou que a greve pode ser cancelada se a prefeita apresentar uma proposta de reajuste salarial até a próxima sexta-feira, 01 de abril. ‘Só depende dela. O que nós queremos é abrir negociação. Coisa que Maristela ainda não fez’, relatou.

Outros procedimentos serão adotados pela categoria. Rosemary informou que na próxima quinta-feira, 31, vai procurar e solicitar a participação do Ministério Público no processo de negociação. ‘Vamos mostrar ao promotor o que está acontecendo e solicitar que seja feito um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a prefeitura. Vamos tentar a intermediação da promotoria’, declarou à sindicalista.

O Sindserpup também vai solicitar a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir o assunto.

Os professores reclamam reajuste salarial para reparar as perdas dos últimos anos, superior a 24%, segundo Rosemary. ‘Há quase três anos que não temos reajuste e estamos com salários bastante defasados’, relatou.

Hoje, após 48 horas de paralisação, os professores retornam à sala de aula. Até a próxima sexta-feira, 01, as escolas funcionarão normalmente. ‘Vamos aproveitar esses três dias para conversar com os pais dos alunos. Mostrar para elas o que está acontecendo na educação municipal. Queremos contar com o apoio deles nessa luta para melhorar o ensino público em Upanema’, finalizou Rosemary.

MAIS INFORMAÇÕES
Magnos Alves
Assessor de Imprensa do Sindserpup
9935-1600

Rosemary Sobral
Presidente do Sindserpup
9666-3338

Nenhum comentário: