segunda-feira, 20 de setembro de 2010

UFERSA no II Encontro Universitário de Upanema

::palestra
UFERSA: Oportunidade para os jovens do semiárido foi o tema da palestra que o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido proferiu no II Encontro Universitário de Upanema, realizado no último sábado, 18, no Centro de Convenções Francisco Alex de Oliveira. O Encontro, que é promovido pelo Jornal Upanema, numa parceria com a Prefeitura, reuniu cerca de 200 estudantes para discutir a importância do ingresso do jovem upanemense no ensino superior.

É com muita satisfação que recebemos o reitor da Universidade Federal do Semi-Árido em nosso município, uma instituição parceira da Prefeitura de Upanema, que muito contribui para o desenvolvimento da nossa região”, reconhece a prefeita de Upanema, Maria Estela Freire da Costa. Segundo a gestora, a UFERSA, através do reitor, Josivan Barbosa, está disponibilizando estudo técnico sobre o potencial da pesca na Barragem de Umari, bem como assessoria técnica para o incremento da agricultura irrigada no município.

Ao falar aos estudantes, o reitor Josivan Barbosa, disse que o jovem precisa acreditar mais no seu potencial e a falta dessa credibilidade deixa uma grande maioria fora da universidade. Para ele, faltam persistência e responsabilidade por parte dos estudantes secundaristas. “Talento não escolhe, desenvolve-se”, acredita Josivan Barbosa, acrescentado que para se ingressar numa universidade 90% depende apenas do estudante.

Para justificar a importância da educação superior, o reitor da UFERSA exemplificou com o seu próprio testemunho. “Minha vida mudou através da educação”, acrescentando que o estudante competente tem local de destaque. “Isso, observei na minha vida profissional como professor”, afirmou. Nascido de uma família humilde, em Apanha Peixe, distrito de Caraúbas, o professor Josivan Barbosa afirmou ter enfrentado muitos obstáculos, mas não desistiu o sonho de estudar. “A universidade me proporcionou tudo que sou hoje”, disse o reitor.

O professor também lembrou que a Universidade Federal Rural do Semi-Árido está muito próxima dos jovens de Upanema e que anualmente mais de duas mil vagas estão sendo oferecidas em 32 cursos de graduação. “Esse semestre colocamos em funcionamento 30 laboratórios. Os jovens e as prefeituras municipais precisam despertar para a importância da educação”, complementou.

Sobre a infraestrutura disponibilizada pela UFERSA, o reitor aconselha aos estudantes universitários passarem a maior parte do tempo nas dependências da universidade, aproveitando a biblioteca, laboratório e a disponibilidade dos professores que tem contrato de dedicação exclusiva. “Os prefeito precisam substituir o ônibus para o transporte dos estudantes por uma bolsa auxílio moradia, possibilitando assim, que os universitários possam desfrutar melhor da universidade”, sugeriu o reitor, Josivan Barbosa.
Fonte: assessoria de imprensa da UFERSA

Nenhum comentário: