terça-feira, 8 de junho de 2010

1ª FASE DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA É HOJE


::matemática
Será realizada nesta terça-feira (08) a primeira etapa da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.

De Upanema foram inscritas apenas os alunos da Escola Estadual Calazans Freire, da Escola Estadual Alfredo Simonetti e da Escola Municipal Vicente de Paula Rocha. A Escola Municipal Maria Gorete, que possui o maior número de alunos, não conseguiu se cadastrar a tempo este ano.

Na etapa escolar, as questões da prova são objetivas (múltipla escolha), aplicadas e corrigidas pelos professores, que devem seguir as instruções e gabaritos elaborados pela direção acadêmica da Obmep. Os alunos devem resolver 20 problemas e indicar a resposta entre cinco opções. A correção dos testes deve ser imediata porque o prazo de envio à direção regional da Obmep dos cartões-resposta dos classificados para a segunda fase termina no dia 22 próximo.

Os alunos selecionados farão as provas da segunda fase em 11 de setembro, às 14h30 (de Brasília). Serão aplicados de seis a oito testes discursivos em centros de ensino definidos pela coordenação. A correção será feita por comitês de professores de matemática. Desse grupo de alunos sairão os 500 medalhistas de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze, além de 30 mil com menção honrosa. A divulgação dos vencedores está marcada para 26 de novembro.

Parceria - Promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Entre os objetivos do concurso estão incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos nas redes públicas.
Fonte: com informações de O Globo

Um comentário:

Mossoró Press disse...

Fui informado que o Alfredo Simonett também não conseguiu se inscrever. Feito o registro...