quinta-feira, 18 de março de 2010

DEVEMOS ESTUDAR OU APENAS ORAR?

::educação
Não poderíamos deixar passar despercebido, como professor e incentivador dos alunos, o pronunciamento feito por uma jovem recém aprovada no vestibular da UERN na festa promovida pelo colégio Calazans Freire na noite desta quarta-feira (17).

A jovem em seus agradecimentos fez questão de enfatizar que não estudou nada e que passou por um milagre divino! Isso mesmo que vocês acabaram de ler, ela utilizou esses termos, apenas orou, pediu a Deus uma vaga, portanto, foi um milagre de Deus!

Respeito e entendo perfeitamente a fé da nobre estudante, mas afirmo que ela se enganou totalmente. Seguindo esse seu raciocínio nós não precisaríamos mais de professores, apenas pastores e padres, não precisaríamos mais de escolas, apenas templos religiosos para orar ou rezar, como queiram. Fico agora imaginando todos os estudantes orando por uma vaga, o que colocaria Deus em uma situação no mínimo constrangedora por não dispor de vagas para todos!!

Afirmo que não estamos criticando nenhuma denominação religiosa, até porque sabemos que nenhuma delas prega esse pensamento que beira o fanatismo. Mas então porque ela passou? A resposta é mais simples do que muitos pensam. Vejamos:

Essa jovem já tinha um conhecimento acumulado muito grande, devido estar fora da escola há muito tempo. Mas fora da escola não quer dizer sem estudar. Como exemplo basta citar as escolas bíblicas dominicais que todos os evangélicos participam. Lá certamente você aprende muita história, geografia, contida em grande quantidade na Bíblia, você sempre debate temas atuais, passa a pregar a palavra de Deus, o que precisa de estudo, um bom português que certamente o ajudará em uma redação por exemplo. Poderíamos enumerar uma dezena de fontes de conhecimento que estamos recebendo diariamente, imagine em 11 anos, o tempo que levou até sua aprovação agora.

Portanto, meus nobres alunos, não se enganem. A fórmula do sucesso foi dita por Bernadinho, técnico da seleção masculina de vôlei, em seu livro “Transformando Suor em Ouro”. “A essência do sucesso é a preparação”. Ou ainda “TRABALHO + TALENTO = SUCESSO. Não por acaso o TRABALHO vem antes do TALENTO” e por último, você precisa apenas de “1% de inspiração e 99% de transpiração”.

Fica claro assim, que talvez ela não tivesse o conhecimento suficiente para passar no primeiro vestibular, mas acumulou conhecimento, foi paciente, soube perseverar até alcançar seu objetivo neste ano, estando de parabéns!

26 comentários:

Anônimo disse...

PRA QUÊ COMENTAR UM ASSUNTO TÃO INSIGNIFICANTE?MEU DEUS!

Anônimo disse...

Eu não acredito que em pleno século 21 muita gente pense desse jeito. Vejo que algum superior deve conversar com essa pessoa pra ela entender a difença de fé e a realidade da vida na terra, quando temos que fazer a nossa parte, e quando Deus não toma partido assim tão discaradamente.

Anônimo disse...

Amigo Silva, você tem razão em suas colocações, porque você orar só na hora de uma prova ou quando se acha em situação difícil não é bem assim, eu acho que tá na hora desse pessoal após serem aprovados e darem testemunhos deste tipo. Sei que buscar a deus com fé, forças é muito importante, mas uma pessoa dizer que não estudou nada e passou porque só fez orar é brincadeira, ou vc pensa que basta orar hoje que o milagre vem amanhã. Sei não, mas isso não pode acabar destimulando os jovens estudantes de estudar e passar a só orar ? porque com as facilidades que os estudantes tem hoje de entrar numa faculdade deve-se pelo próprio sistema de hoje. E o mais o estudante basta ter muita, mas muita, humildade e respeito pelos concorrentes. Há outros fatores importantes como: controle do tempo, atitude mental favorável, técnicas de memorização, leitura, mas muita leitura dinâmica, estratégia de estudar por prazer e não por obrigação, técnicas de resumo das matérias, ter hábitos de assisti programas de TV como cultura,telejornais etc. Mas o fundamental mesmo é estudo mas muito estudo. Sem estudo não vamos a lugar nenhum. Eu posso dar até uma equação: ESTUDO X ESFORÇOS + DEUS = VITÓRIA
E mais:

Ei
Seu
Tonto
Uma ajuda
De deus
Ajuda, mas
Reza não faz ninguém vencer sem lutar.
J. Marinho

Anônimo disse...

Ei, acho que ela pensa que ´´e vergonha dizer que passou por méritos próprios. Isso não é feio não. Parabés.

Josiel disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Josiel disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Ei seu Silva, concordo com vc em dizer se todos os alunos orando colocaria Deus mesmo numa situação não muito constragedora mesmo, mas quero lhe dizer uma coisa que existi uma diferença. A Bíblia fala no evangelho de João que Deus está atrás de adoradores, quando se fala em adoradores são estes que o adorem em espírito e em verdade, os tais Deus o procuram e esses adoradores são os fiéis. Um pr uma vez pregando disse: se todas as vezes que alguém dobrasse seus joelhos e Deus ouvisse não teria graça não, mas existir um preço muito alto a ser pago, e esse e um desse preço é ser fiel ao Deus que pode tudo.

Léa Sopbral disse...

meus caros colegas

concordo em parte com voces que devemos sim estudar, rconhecer os esforços dos mestres e dos alunos na busca pelo conhecimento, agora chamar de tonto e de brincadeira a fé de alguem é tocar na menina do olho de Deus. Acredite! se não creres respeite a fe dos outros e querendo voces ou não Deus é fiel para com os que lhes busca e continuará operando na sua fidelidade.Para quem quer um milagre - busca, para quem não quer continue confiando em si proprio- E UMA QUESTAO DE FE

Anônimo disse...

Internautas
a formula correta para VENCER é:
DEUS + ESTUDO + ESFORÇOS = VITORIA

Anônimo disse...

Não há motivo para tanta conversa jogada fora. A vitória é daqueles que lutam: seja estudando, meditando, se esforçando para adquirir conhecimentos, orando a Deus para que "fique tranquilo na hora da prova" e assim terá a vitória garantida. Agora lembrem-se de uma coisa: O homem não recebe nada a não ser dado por Deus. Isso sim, está escrito

Anônimo disse...

Olha, pessoal! Nossos jovens são aprovados, exatamente porque são servos de Deus. Os outros passam por acaso. Os nossos jovens são beneficiados por Deus.Por quê? Porque renunciaram o mundo e passaram a servira a Deus, e Deus, que não é injusto os abençoa com toda a sorte de bênçãos, inclusive com a aprovação no vestibular. Ou será que estamos vivendo por sorte e não por fé!

Anônimo disse...

Chamar os outros de tonto é no mínimo falta de educação.

osias-carvalho disse...

Só quem ora sabe o valor da oração. Deus não suporta quando ver um Fiel de joelhos clamando por Ele,então ore e espere em Deus, quando se pensa que Ele tarda, Ele age.

Anônimo disse...

A que ponto chegamos?! Antigamente prá entrar na universidade era só através de vestibular. Agora é Prouni, cota de negros, quem tiver dinheiro (faculdades particulares), cota de escola pública. E agora, é só orar!

Anaximandro Eudson disse...

Como o assunto é polêmico, vou deixar meu pensamento sobre o assunto.
Muitos estão criticando a atitude da futura acadêmica em atribuir a sua "passada" no vestibular, únicamente a boa vontade de Deus. Eu já naum faço o mesmo. Como a própria e Silva disse, ela atribuiu a sua "passada" a um milagre divino. Ora meus amigo, perfeitamente explicável, segundo a Bíblia. Pode ser! Como diria a Record: Eu acredito em milagres. Agora, como todo mundo sabe, milagres naum se compram na esquina nem tem fórmula mágica pra conseguir. Para se ter uma idéia, demorou 11 anos para o milagre da estudante acontecer. Haja calos nos joelhos, renúncias mundanas (gostou Xavier?), oração até em sonho etc. Portanto, se é de vc passar 11 anos a espera de um milagre, é melhor estudar e passar em menos tempo, pq depois dessa declaração da estudante a fila atrás de um milagre, já deve ta enrolando na esquina da padaria.

O que pelo menos é a nossa opinião (como diria Emery (mestre dos magos) Costa.

Anônimo disse...

Se eu passar onze anos orando eu ganho na mega sena? Alguém entendido no assunto por favor me responda porque se a resposta for sim eu começo ainda hoje.

Anônimo disse...

E quem foi esta pessoa que disse que Deus a passou?!

Josiel disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anaximandro foi muito criativo, mas o anônimo da Mega Sena... foi demais...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

o que tem de professor escrevendo ruim aqui em upanema não está no gibi

Jander Freire disse...

Eu concordo com Silva!
Veja bem: Deus realmente atende as orações dos seus. Isso é fato! Porém, Deus é justo. Jamais Ele iria fazer com que uma pessoa que se esforçou e estudou perdesse a vaga pra quem "somente" orou. Eu creio que Deus nos ajuda na hora da prova, por exemplo, pra que a ansiedade não prevaleça, ou que não deixemos de responder uma questão quando "der um branco", pois quem faz concurso sabe que isso acontece.

Mas eu tomo como parâmetro um concurso como da Receita Federal, Justiça Federal etc...se a pessoa passar num concurso desse sem estudar nada, ai sim eu considero um milagre!

Portanto, devemos sim orar, mas pra que Deus faça valer a pena o nosso esforço ESTUDANDO!

É como uma pessoa disse mais acima: ESTUDO+ESFORÇO+ORAÇÃO= VITÓRIA!

Anônimo disse...

Será que Oração sem esforço se consegue?

Anônimo disse...

Não confundamos as coisas! Oração+esforço= VITÓRIA. NAUM EXISTE MILAGRE PARA QUEM ORA E ESTUDA.

AnÐré Jr disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

respeito a opinião da mesma, agora eu não tento ir só neste caminho, é melhor estudar.Mas cada um tem seu modo de estudar e mover com a fé!

Anônimo disse...

POR QUE ESSE POVO QUE PASSA NA UERN NAO PASSA EM UM CONCURSO DE NÍVEL DA RECEITA FEDERAL?
EU CHAMO ESSAS PESSOAS QUE DIZ QUE FOI FÉ: FANATISMO.

Anônimo disse...

DO JEITO QUE ESTAMOS VENDO NA TV GRANDES MILAGRES: SENHORAS QUE ANTES ANDAVAM EM CADEIRAS DE RODAS, AGORA CORREM, CEGOS AGORA VEEM, QUEM TINHA UMA MANCHA SUMIU, ENTRE OUTRAS. POR QUE UMA PESSOA NÃO PODE ORAR E PASSAR NO VESTIBULAR? VAMOS DAR CRÉDITO AO MILAGRE.MELHOR DO QUE DAR CRÉDITO A MENINA QUE PASSOU SEM SABER DE NADA!